Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 7 de maio de 2006

Dia da Mãe - 07MAI2006

«DIA DA MÃE
Hoje é dia da Mãe, saiba a história ... »
07-05-2006

«Na Grécia e Roma era a mãe dos deuses. Na Inglaterra era o "Domingo da Mãe". Nos EUA e em nome da paz dedicaram um dia à mãe. Uma ideia que se espalhou pelo mundo ...
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.
(...)
A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães.
(...)
Segundo Anna Jarvis seria objectivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, actos de afecto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe.
(...)
Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe.
Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás.
Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.»
Ver texto completo em: Observatório do Algarve

*****************************************************


Associação Cultural e Desportiva de Beijós
Beijós
3430 Carregal do Sal






Fonte: ACDB

**************************************************

No Restaurante "O Beijós" comemora-se o dia da Mãe com almoço e música ao vivo.

Tel: (+351) 232 672 527

(+351) 963 502 904

Beijós

3430 Carregal do Sal

8 Beijos:

beijokense disse...

«Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo»
Agora é que fiquei baralhado! Precisamente 8 de Dezembro é que é decicado a Maria, Padroeira de Portugal!!

Anónimo disse...

Ainda que atrasado, um grande beijo a todas as mães, especialmente às que são esquecidas pelos próprios filhos.

Anónimo disse...

Beijokense, a nível religioso, Maio é o mês de Maria. É designado assim por causa da aparição do dia 13, considerada a mais importante das três.

Anónimo disse...

Eu tambem estou atrasado, mas aqui fica um grande beijo para todas as mães. Sempre benfiquista, belo texto. Já o texto postado, tem uma imprecisão, se a Dª.Anna Jarvis sugeriu o dia em 1904, em 2006 não faz 96 anos, como é dito.

beijokense disse...

Borboleta,
1. a Maria é a mesma
2. em Beijós continua a ser realizada uma festa em 8 de Dezembro, cuja Comissão é composta por mães
3. dizer que o Dia da Mãe se transfere de 8 de Dezembro para Maio «em homenagem a Maria, Mãe de Cristo» é completamente abusivo, atendendo ao resto do artigo (igual a este http://es.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADa_de_la_Madre)
4. se para a Igreja Católica de Portugal a Maria de Maio é mais importante que a Maria de Dezembro, mudem a Padroeira :)
5. a minha Maria nasceu no tricentenário da Restauração da Independência... por isso, para mim, o Dia da Mãe é em Dezembro, dia 1.

beijokense disse...

Hawk76, o problema é que o texto é "antigo", existe em milhões de sites que o reproduzem e... esquecem-se de fazer a actualização LOL

Anónimo disse...

Podemos festejar o dia da mãe em Maio e depois festejamos o dia da Mãe de Dezembro, elas merecem.

Anónimo disse...

Isto já parece os lançamentos da moda: dia da mãe de Inverno e dia da mãe de Verão!!!

Enviar um comentário