Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Seminário Energia a Biomassa, IPViseu, 7-Abril, 9:00h


Biomassa Florestal. Que aproveitamento?
A biomassa das extensas matas e florestas da Região Centro dava para poupar muito do petróleo e do gás que tem que comprar ao estrangeiro.
Para além da enorme poupança, tão importante hoje e sempre, o aproveitamento dos resíduos da floresta era um óptimo contributo para a criação de postos de trabalho, melhor crescimento das árvores existentes, logo aumento da riqueza material e ambiental. Esse aproveitamento da biomassa permitiria também uma melhor gestão das florestas e prevenção de incendios, tornaria mais rentáveis as parcelas do mini-fúndio, contribuiria para uma maior fixação das populações e para um melhor desenvolvimento do mundo rural.
Os resíduos florestais, provenientes do corte de árvores, constituem uma importantíssma fonte de energia renovável que estamos a desperdiçar, a deixar apodrecer, a deixar nas matas para tornar mais catastróficos os incêndios que todos os anos afligem toda a gente. E a União Europeia tem o objectivo de atingir 10% de energias renováveis em 2010.
Só se vêm vantagens no aproveitamento dos resíduos da floresta, quer para produção de energia sob a forma de gás ou de electricidade quer para compostagem e produção de adubos orgânicos muito mais amigos do ambiente que os adubos químicos.
Fala-se hoje na criação de centrais de aproveitamento da biomassa florestal. Desde há mais de uma década que existem duas dessas centrais na Região Centro, uma em Miranda do Corvo outra em Mortágua. A fazer fé pelo impacto que têm tido, não constituem soluções de entusiasmar os mais interessados.
Vamos ver se é desta que o país começa a olhar com olhos de ver para esta riqueza enorme e renovável, que é a sua floresta, e se matam muitos coelhos de uma só cajadada.
Enviado por António Abrantes

Seminário a 7/4/2006, 6º feira, a partir das 9:00 horas, no auditório da Escola Superior de Tecnologia, IPV (tel. 232 480 500)

2 Beijos:

Micas10 disse...

Parece que a central de biomassa de Mortágua não tem parque de acumulação dos resíduos, por isso só pode receber grandes quantidades. Isto é, não aceita as pequenas carradas provenientes dos nossos minifundios. Provavelmente uma boa ideia mal executada...

Anónimo disse...

Nao conheco, mas sei que existe uma central electrica, no Val de San Joaquim, na California.Que usa os peneus usados,como combustivel.
A uns anos o aquecimento, provocado
pelos proprios peneus, turnou a montanha num braseiro.So foi possivel deixar arder,ate que se extingiu.Em breve irei consultar algo sobre esse processo.

Enviar um comentário