Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 21 de março de 2006

Dia Mundial da Floresta

Uma boa notícia:
«O Dia Mundial da Floresta é hoje assinalado na Serra da Estrela, com a plantação de oito mil carvalhos numa zona destruída pelo fogo em 2005.
A acção é presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e insere-se num plano especial de recuperação das áreas ardidas naquele parque natural, que envolve nesta fase três zonas consideradas prioritárias.
As oito mil árvores são carvalho negral, uma espécie autóctone...»

Na realidade, esta espécie dominava o bosque ibérico, antes dos nossos antepassados terem criado os campos de cultivo, mais tarde plantado o pinheiro bravo e, muito recentemente, essa auntêntica bomba incendiária que chamam eucalipto.

Esperamos que as florestas com gestão pública se tornem um verdadeiro bem ambiental, garantindo a biodiversidade, se possível, com características próprias do local.
Quanto aos produtores florestais, que sejam motivados, por todos os meios, incluindo a re-educação ambiental, a evitar a monocultura e a incluir espécies mais resistentes ao fogo e de maior valor ambiental e paisagístico.

***Adenda***
Para os mais interessados nestas matérias, anuncio o encontro Sociedade e Floresta em Portugal, 2006: o que (não) sabemos, organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia e pelo Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, a ter lugar em Vila Real de 9 a 11 de Abril. Haverá discussão sobre a importância da floresta no Portugal XXI e o Fogo também estará em destaque.

14 Beijos:

Anónimo disse...

Que bela a arvore
que nos dá sombra,
que bela a arvore
que nos dá fruto,
que bela a arvore
que nos dá oxigênio
que bela a arvore
que nos dá madeira
que bela a arvore
que dá papel
onde escrever poesia

Anónimo disse...

Como diz a boneca, só que seja uma nova árvore plantada é um bonito gesto,.... assim como cuidar bem das que já existem.

Bonitos poemas sobre o tema da árvore.

Anónimo disse...

Só quando estamos muito bem enraizados podemos levantar os pés e chegar a voar ...

Anónimo disse...

Também somos árvore ou parte dela.

Há dias atrás, deu na TV, o caso de uma árvore, um plátano, plantado há cerca de 130 anos, numa aldeia portuguesa e que era considerado um exlibris da terra. Um homem desse local, entrevistado, disse que era considerado um monumento nacional.
Não se é ou não muonumento nacional...
A verdade é que nem sempre as árvores são respeitadas naquilo que elas representam para as povoações, para a cultura e para a memória dos povos, mesmo com mais ou com menos de 130 anos.

É bom que acordemos e que se pense que a floresta pode ser uma fonte de riqueza, de bem-estar e de muitas outras coisas boas.

Mas há muito a fazer, tal tem sido o abandono, a que temos votado a floresta.

Como é triste, hoje, percorrer a Beira Alta (e não só...) e ver as manchas imensas de árvores calcinadas, de pedregulhos esbugalhados a emoldurar montes e vales, onde antes havia uma mancha pinheiros, carvalhos, castanheiros e outras árvores.

É preciso dizer "stopt" a esta destruição.
Mas sobretudo é preciso acção.

Á volta de Associações Florestais e de outras organizações de cidadãos e de proprietários, de escolas, etc, é possível fazer alguma coisa.

Parabéns pelos poemas e taxtos anteriores sobre a árvore.

Cadina

Anónimo disse...

Bonitos poemas sobre a árvore li aqui. Todos devemos preservar as que temos ou ir plantando novas para que daqui a uns anos os nossos filhos e netos possam aproveitar e dar valor ao que lhes foi deixado.

Anónimo disse...

a não ser que venha uma alma qualquer e lhes dê uma poda radical!!!!

Anónimo disse...

O tal plátano com 130 anos atrás referido deve ser o que existe em Portalegre, no centro da cidade.Pelo menos é o maior que conheço em Portugal e não haverá outro daquele porte...

Anónimo disse...

Roger.a, penso que será este, aqui por estas bandas.

Anónimo disse...

«O simbolismo do ancestral plátano está em cada pedaço de Alijó, no coração do Alto Douro vinhateiro. Todos lhe conhecem a história. Todos lá viveram um pedaço da infância. À entrada da vila, pelo sul, quem vem de Pinhão, está a Escola de Condução Plátano. Na avenida central, o Café Plátano. A árvore ilustra porta-chaves, faz parte dos panfletos de promoção turística. Criou uma rota própria. A "Árvore Grande", no léxico local, é mesmo o símbolo da Junta da Freguesia de Alijó. "É um pedaço da alma desta vila", classifica o autarca Alípio Alves. Tanto assim é que a comemoração dos 150 anos do plátano era um dos pontos do manifesto eleitoral do socialista.»
Público, 21/03/2006

Anónimo disse...

Vamos ver se não aparece um autarca com receio que caia algum ramo, desse Plátano, em cima de algum carro.

Anónimo disse...

Tenho então que conhecer também essa árvore e, já agora, essa zona.

Anónimo disse...

dependendo da disponibilidade... pode arranjar-se um guia :D

Anónimo disse...

qObrigado, fica agendado ...mas ainda sem data...

Anónimo disse...

Existem duas sequoias, junto a igreja de Cabanas.Pelo seu porte devem ter entre 200 a 300 anos
Quem as teria levado para la?

Enviar um comentário