Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 18 de março de 2006

Carregal do Sal é Notícia - 14 - Estações de Tratamento de Águas Residuais

Jornal do Centro

Edição N.º 210
17.03.2006

Os cursos de água são os “mais prejudicados” porque são o destino das águas residuaisEstações de Tratamento de Águas Residuais “funcionam muito mal”
\"Hoje, as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) são as maiores poluidoras dos rios\", afirma António Abrantes, um dos membros da Plataforma para o Desenvolvimento e o Ambiente.


Na conferência sobre água, intitulada \"Da Nascente até à Foz. Causas e Efeitos da Qualidade da Água na Região Centro\" que decorreu, no início do mês, em Santa Comba Dão vários foram os ambientalistas que ergueram a voz contra o funcionamento das ETAR.
Anabela Bragança da Associação Amigos do Mondego e Afluentes (AMA), com sede em Penacova, Coimbra, afirma que \"os rios estão a morrer, porque são a recepção das fossas\". \"As fontes de poluição do Mondego e outros rios e afluentes são das ETAR que não funcionam. São extremamente caras, investem-se milhões na altura para depois não funcionarem, porque não são vigiadas, nem fiscalizadas. É uma poluição invisível\", acusa.
(...)
Em Carregal do Sal \"há um buraco que recebe os dejectos\". António Borges é habitante no concelho de Carregal do Sal e, no ano passado, visitou as \"vinte e tal ETAR que há no concelho\". \"Nenhuma funciona a cem por cento\", afirma. António Borges costuma dizer que em Carregal do Sal \"não há ETAR, há EAR (Estação de Águas Residuais). O tratamento não existe\".
(...)
O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Atílio Nunes, não aceita as acusações e lembra que \"há e haverá sempre situações pontuais e a única maneira de combater os maus cheiros e o incómodos causado por essas situações é haver um acompanhamento 24 horas por dia\".
(...)
"Estamos a substituir as estações que estavam completamente obsoletas, em tanques de lamas activas por lagos com plantas que purificam a água, uma espécie de jardim próprio\", descreve Atílio Nunes. Com o concelho \"coberto a cem por cento de saneamento básico\", o autarca avisa que foi o crescimento na construção que provocou a inadaptação das ETAR, justifica. \"Vivemos e queremos viver bem em Carregal do Sal\", vinca.

Texto:
Isabel Marques Nogueira

*-------*-------*
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Contactos: Carregal do Sal - Beijós
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

13 Beijos:

Anónimo disse...

Obsoletas: O marques de Pombal, decerto que fez os planos, para a avenida da Liberdade em Lisboa, sobre os joelhos.Mas tinha dois olhos, as vezes aparecem individos, com apenas dois buracos no lugar dos olhos.A cabeca nao trabalha,melhor nao pensam no futuro.Ou Tem interesse deixar algo, para os filhos terem trabalho.Destruir e construir da trabalho,ha muitos desempregados.

Avó do Miau disse...

Não conhecia o seu espaço, que está deveras interesante!
Um abraço,
Daniela Mann

António disse...

dra. Daniela Mann
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Micas10 disse...

Vejam a grande notícia no Expresso de 18-Março, sobre a falta de trabalhadores para os empregos que estão abertos no concelho do Carregal. Talvez alguns dos postos de trabalho por preencher sejam de técnicos do ambiente para controlarem as operações das ETARs.

Anónimo disse...

De certo que havera vaga para engraxador de botas.Ou polidores de calcadas.

Anónimo disse...

é um bom emprego para ti anónimo. candidata-te!

Anónimo disse...

anonima:fill up the aplication.The mayor of Carregal do Sal need somebody to gave to him shoes shine.

Anónimo disse...

eu bem sabia que te devias candidatar!! o emprego é teu com toda a certeza ... até sabes escrever em inglês!!!

Anónimo disse...

anonima:I'm retired. 37 years old no one gave me a job.See you later.

Anónimo disse...

The job is mine!
Neither of you writes in a proper English!

Anónimo disse...

anonima:Alguem se esta a introduzir,
o meu pretugues e do campo, por isso so falo campones.Ficas a saber que eu so dei graxa nas minhas botas, no servico militar, e porque era obrigado. com um pre que recebia de 20 escudos, nao me podia largar muito.Tem cuidado,pois que a rosa so cheira enquanto esta na roseira. Depois de caida todos lhe passam por cima.

Anónimo disse...

Desculpa anónimo mas não percebi o teu "aviso", o da roseira. È que pela pre que recebias na tropa, deduzo que sejamos da mesma idade e não me parece, por isso, que ainda esteja vigorosa na roseira!!!
Quanto ao engraxar das botas, não estejas tão resentido porque alguém o tem que fazer. É um trabalho como outro qualquer. Matar ou roubar é bem pior!!!

Anónimo disse...

anonima:Resentido!... Nunca. Estou com problemas com este tipo.Desaparecem os meus comentos,
agora fico-me por qui.

Enviar um comentário