Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 10 de março de 2006

Carregal do Sal é Notícia - 12 - ... Integra a 3ª Hipotese de Localização de uma UBU

Notícia de:
O Jornal do Centro
Edição N.º 208
10.03.2006

Tese de mestrado de médico de Viseu estudou a localização óptima das futuras UBU.

"A melhor localização para as Unidades Básicas de Urgência (UBU) a criar no distrito de Viseu é a parte Norte da região, nomeadamente os concelhos de Cinfães, Lamego e de Tabuaço, segundo uma tese de mestrado do médico de Viseu Lino Ministro, apresentada em finais de 2005 na Universidade Católica Portuguesa. O trabalho académico intitula-se \"Localização óptima de Unidades Básicas de Urgência na Sub-Região de Saúde de Viseu\" e analisa 16 possíveis soluções que consideraram \"a localização e os recursos dos centros de saúde já existentes\".
(...)
As UBU serão parte integrante dos centros de saúde, prestarão cuidados de saúde urgentes durante 24 horas e funcionarão em articulação com a rede hospitalar de emergência/urgência (no caso do distrito com o Hospital de Viseu. Lamego e Tondela não estão incluídos).
A criação das unidades implica a reorganização dos serviços de urgência e, nomeadamente, a extinção do período nocturno (entre as 00h00 e as 08h00) dos actuais Serviços de Atendimento Permanente (SAP), o que tem gerado maior polémica nas populações. (...)"
Fernando Giestas
fernando.giestas@jornaldocentro.pt

ainda segundo o Jornal do Centro
A tese de mestrado indica o que julga ser as meslhores soluções:

  1. os Centros de Saúde de Cinfães, de Lamego e de Tabuaço como localização óptima para as UBU a criar no distrito (com uma classificação de 91,6 pontos).
  2. Cinfães, Moimenta da Beira e Tabuaço (65 pontos);
  3. Carregal do Sal, Castro Daire, Lamego e Tarouca ou Cinfães, Moimenta da Beira, Tabuaço e Vila Nova de Paiva, (61,3 pontos para as duas soluções)

Esperemos que a 3ª hipotese - Carregal do Sal, Castro Daire, Lamego e Tarouca, seja a escolha acertada.

......................

.........

Contactos: Carregal do Sal - Beijós

2 Beijos:

Micas10 disse...

De quem depende esta decisão ?
E está mesmo a ser considerada ?

Anónimo disse...

Este centro era realmente bom para o Concelho. É uma pena se o deixam fugir para outro lado.Força aí a quem de direito!

Enviar um comentário