Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Recordar o Colégio Nun'Álvares, Carregal do Sal (Escolas 4)


Somos do tempo em que havia apenas um liceu e uma escola comercial no distrito de Viseu. Depois de completar a 4ª classe na escola de Beijós, algumas familias mandavam as crianças para a casa de tios ou primos em Lisboa, Coimbra ou no Porto para continuarem os seus estudos. Outras famílias esforçavam-se para pagar as propinas no Colégio Nun'Álvares, que era privado, para poder manter as crianças por perto.

Os de Oliveirinha iam de bicicleta, mesmo quando chuvia. Os dos Pardieiros e do Penedo vinham a pé até a Beijós para apanhar connosco a carrinha vermelha que vinha buscar-nos à ponte e depois passava pelas Póvoas e pelas Laceiras. Nem quero lembrar a que horas se levantavam e quanto frio apanhavam.

O Colégio, que também tinha internato e recebia alunos do resto do país e das colónias, abria novos horizontes fora dos nossos prados e pinhais. Os professores eram figuras marcantes e exigentes, as aulas estimulantes, a disciplina firme, e o Colégio era bem cotado a nível nacional. Uma tradição que valia a pena manter !

Agora, os ex-alunos espalhados por todo o país, vão retomando contactos com a ajuda da organização "Recordar é Viver" em justa homenagem á sua juventude quando tudo era novidade e não se regateavam esforços.

9 Beijos:

Micas10 disse...

Um teste para os ex-alunos:
Alguém se lembra dos nomes dos professores ?

Nuno disse...

Eu ainda andei 2 anos nesta escola, já não como colégio mas como escola pública. É incrível ver o estado em que está na foto e o estado em que está agora. E a tilieira! Deve ter sido plantada nesse ano!

Anónimo disse...

Eu cá ainda me lembro de almoçar com marmita, junto à linha, por cima das madeiras da serração Silvestre.
Não havia refeitório.
miséria.

Anónimo disse...

Oh micas10 esta foto é do nosso tempo ou não , já foi à tanto tempo

Micas10 disse...

RECORDAR O COLÉGIO Nun'Alvares de Carregal do Sal, 25-Nov-06, em S.Pedro do Sul
Com os professores e os pais contra as aulas de substituição, é importante que os alunos saibam que há quem se interesse pelo seu bom sucesso e aproveitamento.
O tempo do ensino secundário marca-nos para a vida, para o bem e para o mal. Vejamos os encontros de antigos alunos.

Este sábado 25-Nov-06 há mais um almoço de convivio dos antigos alunos do Colégio Nun'Alvares em S. Pedro do Sul, no Hotel Banho
Contacto: 917 288 740
Temos que os convidar a fazer uma caminhada e almoço em Beijós.

Anónimo disse...

Mais um encontro de ex-alunos de Colégio Nun'Alvares, um almoço a 24-Nov-2007 no Pedro dos Leitões na Mealhada.
Marcações: 231 209 850

PPP Lusofonia disse...

No próximo sábado, 27-Junho-2009,10h30 o ponto de encontro para os Antigos Alunos do Colégio Nun'Alvares é a nova Câmara Municipal do Carregal.
Depois da missa na igreja do Carregal haverá certamente um bom almoço e melhor disposição! Vale a pena encontrar os amigos de sempre e recordar esta instituição escolar que foi tão importante na evolução académica do município.
Hoje, como há 40 anos, o mês de Junho é tempo de exames!
Boa festa aos antigos alunos, boa sorte aos novos!

Anónimo disse...

Andei no COLEGIO nos ANOS de 1952/53 e 53 /54 era de MERUJE agora vivo em GUIMARAES ha 42 anos na RUA DO GAITEIRO nº85-4ºesº GUIMARAES 4835-052 mandem-me noticias e algum convivio que aja , tenho ido ao de OLIVEIRA DO HOSPITAL pois foi ai que tirei o 5º ano .. saudades e felicidades ANIBAL DOS SANTOS GARCIA.........

Eurico Sousa disse...


eu andei em 1963-64 no antigo 5º ano de ciências - interno

Enviar um comentário