Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

Bom senso

«António escreveu...
A luta pelo que acreditamos ser o mais correcto é sempre louvável.

Desde que, obviamente, com respeito pelas ideias diferentes das nossas.
Parece agora óbvio também que face ao exposto nas postagens do Beijós XXI tal poda radical nunca deveria ter sido feita.
A Junta de Freguesia, tudo o indica, agiu de boa fé, se tivermos em linha de conta os documentos referidos pelos responsáveis da GNR.
Os responsáveis da Junta de Freguesia de Beijós são pessoas mandatadas por sufrágio para levarem por diante a díficil e muitas vezes incompreendida tarefas e competências legalmente estabelecidas, são pessoas sérias que só agiram como agiram porque pensavam que faziam o melhor, a coisa mais acertada para o bem das arvores e da comunidade.
Assim, queremos crer que os mesmos reponsáveis, agora conhecedores dos pareceres de técnicos especializados nestas matérias, nomeadamente a do Dr. Francisco Coimbra, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Arboricultura(SPA), Consultor em Arboricultura Ornamental, vide:
http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/02/nas-carvalhas.html, não continuarão com a mesma poda radical, vísivel no vídeo do post anterior.
Só aí se poderia chamar de má fé a conduta dos responsáveis pela poda.
Em boa hora, então obtivemos esta mobilização, reveladora de grande cidadania e civismo, pois pelo menos conseguimos evitar a dita poda radical em 3 carvalhos.
Obrigado a todos.
18 Fevereiro, 2006 21:45 »

A escrita é do António, o sublinhado é meu. Foi escrito no passado Sábado. Em resposta, no mesmo dia, eu confirmei que a poda tinha sido suspensa. Até agora, não tenho notícia de que tenha sido retomada. Em resumo, além do agradecimento a todos os que, no local e à distância, se empenharam para que a JF tenha recuado e optado por suspender a poda, cumpre-me reconhecer o bom senso da JF nessa opção, porque tal decisão não lhe foi imposta por nenhuma autoridade.
Não pactuo com cerimónias públicas de lapidação da JF, do Presidente da Assembleia, da GNR do Carregal e SEPNA, da Circunscrição Florestal do Centro e até, como foi sugerido em vários comentários, da maioria dos eleitores beijosenses!
Continuo motivado para contribuir para os 2 níveis de acção que sugeri no meu post 'Democracia'.

3 Beijos:

António disse...

Estás correcto Beijokense, na minha opinião, claro.
Julgo ser importante, ainda, referir que, Beijós é uma terra de Gente Boa e Pacífica, que como é natural também comete erros. Não foi nem nunca será válido que o Beijós XXI, de algum modo possa deixar aos olhos do mundo uma imagem de insensíveis e violentos.
Mas, o facto de existir um Blogue como o Beijós XXI, qual "Ágora", facto que poucas terras em Portugal têm, quer vilas quer cidades, também representa uma nova realidade que está a ser (uma prova de fogo) à nossa capacidade de lermos críticas e opiniões diferentes das nossas (Liberdade e Democracia).
Saibamos nós Beijosenses ultrapassar esta (prova de fogo), ainda que fieis ao que acreditamos, com a necessária ponderação e bom senso.
Estaremos concerteza a estabelecer um marco de referência para o futuro, especialmente para os jovens que amanhã nos julgarão.
No entanto fiquemos todos cientes que o Beijós XXI, não passa de um Blogue, que uns quantos teimam em levar por diante, não pretende substituir, nem pode, qualquer entidade oficial, nem serve para resolver os problemas reais da nossa comunidade.
Por último, agradeço a todos quantos procuram o Beijós XXI para saberem novas da sua terra e a todos quantos com os seus contributos ou comentários valorizam a diversidade.

Anónimo disse...

O que foi escrito sobre este assunto, veio demonstrar que em Beijós existe sensibilidade e espirito critico, ESTOU ORGULHOSO DE VÓS.
Deixem-se de bons sensos e lamexices, é por esses bons sensos que o país se encontra no actual LAMAÇAL.
BEIJOSENSES CONTINUEM ASSIM, DESEMBAINHEM AS VOSSAS ESPADAS SEMPRE QUE NECESSÁRIO!!!!

Anónimo disse...

Há, certamente, motivo de regozijo. Nunca para cruzar os braços. Um abraço. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Enviar um comentário