Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 4 de fevereiro de 2006

Antes do Carnaval, Rezam os Compadres


A folia do Carnaval e a alegria da Páscoa começavam a ser preparadas nos dias cinzentos do Inverno, com as listas dos Compadres e Comadres, uma espécie de Singles Night à Beijokense.
No domingo magro, duas semanas antes do Carnaval, aparecia um edital à ponte com a lista dos Compadres com as Comadres, e no domingo gordo aparecia a lista transposta e alterada das Comadres com os Compadres. Era preciso ser solteiro e ter 15 anos, como em qualquer festa de debutantes. Não havia divorciados naquele tempo, não me recordo se entravam os viúvos, e os mal-casados que aguentassem.
Os rapazes, que organizavam a brincadeira, tiravam à sorte os nomes dos rapazes e das raparigas, e havia uma grande curiosidade em saber “quem é que me saiu de compadre este ano”. Mas acho que a rifa não era exactamente aleatória, pois alguns compadres eram sempre os mesmos, seria talvez uma questão do “compadrio”. Havia sempre um rapazito imberbe de 15 anos a quem lhe tocava a Menina Maria …, uma solteirona respeitável que adornava a lista das Comadres ano trás ano. E que melhor forma de chamar a atenção da menina distraída ou tímida do outro lado da aldeia?
As listas apareciam em duas grandes folhas de papel de 25 linhas, pois havia muita gente casadoira. Afinal os casamentos faziam-se quase todos na terra, e até mesmo entre primos. E ai do rapaz que aparecesse a rondar alguma beldade de Beijós. Ainda em 1950, um noivo dos Pardieiros, que até era da freguesia, teve que oferecer uns garrafões de vinho à rapaziada de cá para poder desposar a sua amada, uma espécie de portagem cobrada a caminho da igreja.
Durante a Quaresma, os compadres iam-se saudando com “ò compadre, reza”. As meninas interrogam-se “já mandaste ´rezar o teu compadre”? E na Páscoa o compadre oferecia amêndoas à sua comadre, em sinal de amizade, ou algo mais...

Será que ainda conseguimos encher uma folha de papel de 25 linhas ?

8 Beijos:

Anónimo disse...

Boa maneira de se arranjar umas comadres, hum...

Anónimo disse...

eu ainda sou do tempo em q havia isso, mas depois axo q n houve mais

Anónimo disse...

Isto era um Clube da Amizade à antiga?
Parece que o Cupido vai sempre precisando uma ajudinha

Anónimo disse...

Já chegou a primavera?

Anónimo disse...

A primavera tem que andar sempre nos nossos corações!

Anónimo disse...

giiiggs, bem vinda ao Beijós XXI
Manda Beijós p'ra toda a gente!
E viva o Carnaval de Canas!

António disse...

gigggs e monstro das bolachas
têm razão, viva o carnaval de Canas.
A malta de Beijós faz sempre uma visitinha a Canas de Senhorim, para ver o Carnaval de Canas.

Anónimo disse...

Seria isto o Dia dos Encalhados ?
Também merecemos um dia nosso...

Enviar um comentário