Obituário de Beijós - 2
obituário
Faleceu aos 95 anos, em 20 de Janeiro de 2006, o nosso conterrâneo, Sr. António Costa, (António Tamancas), nascido dois meses depois da implantação da República.
O Beijós XXI presta homenagem ao falecido e manifesta sentidas condolências a toda a familia.
António Costa (Tamancas)
Foto enviada por Mariana Abrantes Sousa,
tirada em 1NOV2005
13 Beijos:
Bom Homem o Sr. António Tamancas,trabalhador com os seus 93 anos ainda se passava por ele manhã cedo com a sachola ás costas virado ao deldoreto ou á roçadas. Tinha por ele uma estima especial. Inventei certo dia que o vi a entrar em casa de uma víuva (já falecida) a certas horas da madrugada e brincava muito com ele sobre este assunto; Só me repondia:
Tás a inventar um falso testemunho e vais pagar por isso perante Deus.
Paz á sua Alma.
Diz-se que as árvores morrem de pé. Assim foi com o Tio António Tamancas, sempre bem disposto, positivo e conversador.
Boas memórias nos deixa, e dos miminhos das cerejas, das castanhas ou jeropiga que gostava de partilhar.
O funeral realiza-se às 15 horas do dia 22 na Igreja paroquial de Beijós, onde o corpo deve chegar pelas 13 horas.
Homenagem ao Sr. António Costa (Tamancas).
Presto aqui a minha homenagem a um homem encantador. Eram conversas fantásticas, as que por vezes tinha com ele. Um homem que atravessou todo o século XX e que mantinha na sua lucida memória os acontecimentos que viveu. É um livro de história que se perde para sempre. Recordo uma ultima imagem, na sua ultima viagem em vida a Beijós, encontrei-o na sua carpintaria, a ler o Arauto, com pouca luz, sem o auxilio de óculos. Fantástico para alguém com 95 anos. Paz à sua alma....
Ai daqueles que da morte se vao libertando.Nao uma vida que se apagou, mas sim grande parte da historia de Beijos.Deveria ser o unico que conheceu bem os pais e um pouco dos avos de Agelina Sousa Mendes. Antonio da Costa mais conhecido por Antonio Tamancas.
Paz a sua Alma e as minhas sentidas condolencias,a familia.
Figura ímpar da comunidade Beijosense, rijo como àço, fazia todos os dias cerca de meia-maratona; Lugar-de-além-Deldoreto ida e volta com o saco de sarapilheira no cabo do sacho.
Porque é que tinha a alcunha Tamancas,alguém sabe!?
Páz à sua alma.
TOBIAS:Tamancas, nao era alcunha mas sim apelido profissional.Porque o seu pai, Jose da Costa,foi por toda a sua vida, fazer tamancas, ou tamancos,ocupacao profissional.Calcado muito usado na epoca. em que o vil metal escasseava.
Simplicidade, cortesia, generosidade, são os primeiros adjectivos recordados pela forma como me tratou desde os 4 aos (quase) 40.
E ainda me deixou um legado da sua obra -- um ancinho.
A grandeza dos Homens vê-se na serenidade e simplicidade de quem não precisa de mostrar mais do que é.
Paz à sua alma.
Bom homem o Srº António Tamancas, Beijós perdeu um habitante que era estrutural.
Paz à sua alma.
Depois de tanto tempo longe, imaginavamos que a saudade dos parentes fosse atenuada. Mas ao sabermos que um Tio tão querido foi embora de vez, vimos que a saudade nunca se atenua ... apenas se disfarça ...
Maria Teresa Correia da Costa
Bem-Vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.
Enviar um comentário