Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com
domingo, 22 de janeiro de 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Beijós é uma aldeia sede de freguesia, fica situada na estrada
que vai de Carregal do Sal a Viseu (via Sangemil), a 12 Km da sede do concelho Carregal do Sal, distrito de Viseu, em Portugal.
São muito remotas as suas origens, mais de três mil anos. É uma povoação essencialmente agrícola, com as ribeiras fertilizando os seus campos, muito produtivos. Os 1217 habitantes da freguesia ocupam uma área de 1253 hectares.
Beijós XXI, Ágora da Aldeia...quem sabe..., mais digital de Portugal:)
6 Beijos:
Eis o lagar de azeite, situado perto da poça da azenha, que agora se encontra coberto de silvas. Era bom que fossem limpas e este pedaço de história colocado novamente à vista...
Reliquias do passado.A que persseva-las, nao se deve deixar deasparecer.Amanha dirao os que nos seguirem,responsabilizam-nos, pela destruicao de um pouco da nossa historia.Seria bom que aparece-se um voluntario, que fosse la cortar as silvas.
E limpar a fonte da Paula.Eu pagarei um dia de trabalho a esse voluntario.Uma vez que os Exmos governantes de Beijos, nao teem verba disponivel para esse fim.
ó imigrante, onde raio fica essa fonte da Paula? Quem era a Paula?
peixeira,pergunta ao teu primo Joao da Mercedes do lugar d'alem que ele sabe.
Seguir o caminho junto as oficinas do Sr. Laurentino. Depois de passar a casa da Sra. olinda a uns 20 metros do lado direito.A Paula foi a sogra da Sra. Olinda.Deve estar alagada,e sem agua. pois que abriram dentro um poco,talvez tenha ficado seca. O Sr.Joao do Carolino ou o irmao o Sr.Jose conhecem bem,e a ponte da Azenha
ninguem melhor do que eles.Os seus pais cultivaram pos muitos anos as Quelhas.O Exmo. Sr. Doutor Deusdado
mandou limpar muitas vezes,essa fonte.O Sr. Bernardino da quinta conhece bem, uma e outra.
OK, tenho uma vaga ideia de qualquer coisa parecida com uma fonte perto da casa do Zé Paulo, mas era do outro lado... se calhar ainda são efeitos da velhinha :)
Já suspeitava que Paula tivesse a ver com Paulo, mas era só uma suspeita :)
imigrante, a ponte da azenha eu conheço muito bem, já fiz muitas vezes o percurso pelas quelhas e passei pelos restos do lagar que está nesta foto... a última vez foi há cerca de 1 ano e só se podia entrar passando com muito esforço a barreira de mimosas.
Enviar um comentário