Centros de Saúde - Reestruturação
"Carregal do Sal, Nelas, Mortágua, Oliveira de Frades, Santa Comba e Vouzela
Reestruturação de centros de saúde vai originar fecho dos SAP
Ainda não está criado o suporte legislativo, mas tudo aponta para que vários Serviços de Atendimento Permanente (SAP) dos centros de saúde do distrito venham a encerrar, dando lugar a Unidades Básicas de Urgência (UBU). A medida insere-se na reestruturação, a nível nacional, das políticas dos cuidados de saúde primários.
A medida, que se prevê que seja implementada para o ano, pode implicar o encerramento do serviço de urgência dos centros de saúde de Carregal do Sal e Nelas, passando os utentes dos referidos centros a ter de deslocar-se ao Centro de Saúde de Mangualde.
(...)
Igual situação também se prevê em Mortágua e Santa Comba Dão, passando os casos urgentes a ser atendidos em Tondela. Estes exemplos foram apontados por uma fonte médica.
A mesma fonte questiona o facto de os utentes de Carregal do Sal e de Nelas terem de se deslocar a Mangualde. \"Estranho que seja Mangualde [a possuir Unidade Básica de Urgência] porque não tem posição tão central, como é o caso de Nelas\" - indica. \"Não acredito que o Centro de Saúde de Mangualde venha a funcionar com urgência, os utentes vão preferir deslocar-se ao Hospital de Viseu\" - acrescenta. A fonte do Jornal do Centro acredita que, com a eliminação dos SAP, irá haver um \"entupimento\" do serviço de urgência do Hospital de S. Teotónio: \"Com a diminuição dos SAP, o serviço de urgência do hospital vai rebentar\".
Contactado pelo Jornal do Centro, o director do Centro de Saúde de Nelas, Bernardino Campos, manifestou que, neste momento, apenas se podem fazer \"suposições\", uma vez que a legislação ainda não foi criada. Porém, admite que os SAP venham a ser encerrados, e a ser substituidos por Unidades de Saúde Familiar. Este serviço, a surgir, irá funcionar diariamente entre as 08h00 e as 20h00.
Bernardino Campos indica ainda que as populações \"devem perceber que não vão ficar sem serviço de atendimento médico nos centros de saúde\", mas que irá haver um agrupamento ao nível do serviço de urgência.
(...)
Segundo o documento \"Linhas de acção prioritária para o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários\" (disponível no sítio electrónico da Direcção-Geral de Saúde), a organização dos serviços de saúde pública locais (SSPL) \"poderá implicar a concentração dos recursos humanos e materiais dos actuais SSPL que abrangem áreas com dimensão populacional inferior a 100 mil pessoas\".
O Coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida, nem confirma, nem desmente o encerramento dos SAP. \"Não posso dizer nem que sim, nem que não\". \"O processo está em apreciação, não há nada de definido, está em estudo a rede de cuidados primários de saúde\". "
in: Jornal do Centro - 09DEC2005
de: Liliana Garcia
Cit. in: Canas§Senhorins
artigo indicado por Andreia Marques
10 Beijos:
Será para melhor?
valha-nos Deus.
q miséria....
Esperemos que isto não aconteça, pois se a qualidade do serviço actualmente é o que é (há uns tempos atrás, no SAP do Carregal (Albergaria) estive 1:30h para ser atendido e não tinha ninguem á frente, só quem já estava a ser atendido!!!!), imaginemos o que isto poderia originar!! Cambada de filhos da p***!!!
È muito simples para Mangulade não vou, vai-se directamente para Viseu, é mais perto.
O país está numa encruzilhada. Chegou a uma típica rotunda portuguesa, foi circulando à sua volta, e não sabe que caminho seguir. Está confuso e de óculos embaciados.
Não basta dizer que vamos para outro lado, temos que protestar!!
Até porque ir para Viseu ou Coimbra não soluciona o problema e é isso que eles querem, centralizar os serviços!!
Está decidido... passa o SAP... para Beijós.
E pronto...
emigremos
Não basta votar com os pés, é preciso votar a valer em todas as eleições.
Enviar um comentário