Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

História de Sousa Mendes num Teatro em Londres

A Agência Lusa noticiou:

«A história de Aristides de Sousa Mendes vai ser dramatizada em Londres por uma companhia de teatro dirigida pela portuguesa Alice de Sousa, que espera assim dar a conhecer os feitos do diplomata ao público britânico.

Sousa Mendes (1885-1954) era cônsul de Portugal em Bordéus quando, em Junho de 1940, perante a invasão de França pela Alemanha de Hitler, assinou milhares de vistos permitindo a pessoas de várias nacionalidades escapar à perseguição nazi.

O diplomata contrariou as ordens do Governo de Salazar, o que levou à sua expulsão da carreira diplomática, tendo morrido na pobreza.

A peça chama-se "Aristides - The Outcast Hero", que reflecte o retrato de herói desprezado.

(...)

A estreia terá lugar no dia 27 de Janeiro, com a presença de familiares do diplomata português, e coincide com o dia em que se recordam no Reino Unido as vítimas do Holocausto.

(...)

O uso de algumas palavras portuguesas, explica a Alice de Sousa, "dão um gosto da língua portuguesa neste texto", que será representado em inglês.

(...)»

Fonte: Agência Lusa

3 Beijos:

Anónimo disse...

Esta notícia apareceu no Beijós XXI a 28-Dezembro:
http://antoniopovinho.blogspot.com/2008/12/drama-de-sousa-mendes-em-cena-em.html

beijokense disse...

O Beijós XXI anda muito adiantado, em relação à Lusa:
http://antoniopovinho.blogspot.com/2008/12/drama-de-sousa-mendes-em-cena-em.html

beijokense disse...

A Micas10 entrou 1' mais cedo, mas eu tive de escrever o código do link :D

Enviar um comentário