Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Contributos para a recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes

«Escola Secundária de Alberto Sampaio (Braga – Portugal)

Decorre entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2009, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, estabelecimento de ensino da cidade de Braga (Portugal), a actividade intitulada “Contributos Para a Recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes”.

Assim, no polivalente e no bloco 3 deste estabelecimento de ensino, estará patente uma exposição permanente constituída por registos biográficos sobre o “Justo de Bordéus”, registos fotográficos da Casa do Passal e estudo prévio da sua reconstrução, bandas desenhadas e pinturas dos alunos, campanha de dádiva de sangue, divulgação do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e comentários de artigos da imprensa. No dia 2 de Fevereiro, no polivalente, pelas 10h55, será projectado um documentário sobre cônsul português (realizado no âmbito do Programa “Os Grandes Portugueses” - RTP1), assim como, pelas 15h00, a projecção de trabalhos individuais dos alunos sobre a Casa do Passal e o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. A actividade será encerrada no dia 3 de Fevereiro, pelas 19h05, na Biblioteca/CRE Manuel Monteiro, com um momento musical em memória de Maria Angelina e Aristides de Sousa Mendes.

A organização do evento está a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com os alunos das turmas 10.º N, 10.º U, 11.º P e EFA Sec Contabilidade 1 e EFA Sec Administrativo 2, contando com a colaboração e divulgação de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais.»



Notícia enviada por Carlos Dobreira

2 Beijos:

Anónimo disse...

É bom, aquece um pouco a alma, saber que alguém, longe deste torrão que viu nascer Aristides e Angelina de Sousa Mendes, está disponível e se esforça para dar "Contributos para a Recuperação da Casa de A. de Sousa Mendes". Já que a Fundação e a Câmara Municipal (de C.do Sal) nada fazem...e há muito se demitiram de qualquer gesto real que vá nesse sentido.
Estas entidades, as únicas que podiam fazer alguma coisa, vêm a Ruina da Casa do Passal como um verdadeiro ex-libris do concelho. E nos ex-libris não se toca...tá?

António disse...

Ex-libris,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário