Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 11 de janeiro de 2009

«Alunos Cegos e com Baixa Visão»

«O Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, publicou no 2º semestre do passado ano de 2008 um pequeno livro intitulado “Alunos Cegos e Com Baixa Visão – Orientações Curriculares”. Trata-se de uma obra muito bem concebida (...)

Da nota de abertura da referida obra consta o seguinte:

“A presença de alterações nas estruturas ou funções da visão coloca limitações à realização de actividades que envolvem este sentido. (...)

No caso dos alunos com baixa visão ou com cegueira, muitas das barreiras com que se confrontam no contexto escolar podem ser minoradas, ou mesmo ultrapassadas no processo de ensino/aprendizagem.

Sensibilizar educadores e encarregados de educação para a importância de se proceder a avaliações especializadas no âmbito das consultas de subvisão e criar centros de recursos especializados na área da deficiência visual que funcionem como suporte e orientação aos docentes que exercem funções junto desta faixa da população escolar, constituem exemplos de medidas que o Ministério da Educação está a desenvolver, no sentido de promover a participação dos alunos a com alterações nas estruturas ou funções da visão no sistema de ensino e a aquisição de competências que lhes permitam autonomia e sucesso na escola e na vida.
(...)"


Este livro está publicado na Internet ocupando 88 páginas em formato PDF. Aconselho vivamente a sua consulta aqui deixando para o efeito o respectivo endereço: Aqui»

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário