Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

2009


Beijós 2009

O que espera para este novo ano? O que mais gostaria que acontecesse em Beijós? O que acha que deveria ser feito? E o que devia deixar de ser feito? O que é que mais falta à terra? E o que o há cá a mais? Há algo que deveria ser feito de forma diferente? E quem são os responsáveis? Comente, deixe aqui os seus desejos e opiniões. Daqui a um ano veremos o que mudou.

41 Beijos:

Anónimo disse...

Para mim uma das coisas que já deveria ter modado e a forma desleal do comercio em Beijós pois com o tipo de exigências que se fazem ao comercio, permite se em paralelo que se venha fazer venda ambulante que as suas condições ficam muito aquém daquelas que são exigidas ao comercio fixo e para mim o vendedor ambulante deveria ser para como diz a lei abastecer localidades sem qualquer tipo de abastecimento em tempos um ex presidente de junta de Beijós abriu uma peixaria todos quantos vendiam peixe pelas ruas tiveram que deixar de vender então eu proponho o seguinte comerciantes de Beijós se querem o vosso problema resolvido vão ter que se candidatar todos a presidentes de junta eu ainda gostava de ver era os milagrosos vendedores ambulantes que gostam tanto de beijos virem cá abrir o seu comercio fixo e mantendo aberto o mesmo horário dos já existentes mas claro que isso não acontece porque não e benéfico para eles e assim o comercio tradicional de Beijós segura a cabra os fiados os caloteiros para os vendedoras ambulantes mamarem sem qualquer tipo de despesa vendem mais em 2 ou 3 horas por semana que qualquer comercio a semana inteira e qualquer comerciante que fale no assunto a quem de direito leva o rol de invejoso mas continua a ser obrigado a ter tudo em ordem e a reformular o seu comercio em função das actualizações da lei é fiscalizado com frequência o vendedor ambulante não é porque nunca sabem onde anda então eu digo a quem de direito e a quem tem muitas culpas no cartório tenham vergonha do que se esta a passar um pouco por todo o pais e obriguem o vendedor ambulante a desempenhar o seu papel onde e só o deve fazer em povoações desprovidas de abastecimento Beijós já tem um pouco de tudo e só não tem mais por esta situação se arrastar a já muito tempo e provavelmente não vai ter mais enquanto se mantiver esta situação, quem vai querer investir em melhor comercio em Beijós nestas condições??

Anónimo disse...

O comercio ambulante e uma nodoa para os comerciantes que pagam os seus Impostos.Tem toda a razão o anonimo,que deduzo tenham algum comercio em Beijos, mas em qualquer parte desta Pais existem os ambulantes.Os ambulantes nas alfeias e vilas, estão como os chineses estão para os comerciantes e, como as grandes superficies tambem estão.
Então, eu penso que, o Senhor Presidente da junta devia acabar com venda ambulante ou então arrnajar um local em Beijos que (talvez tipo mini feira), uma vez por mes para que esses vendedores pudessem vender os seus produtos.Sei que ha varias feiras todas as semanas mas,era mais uma.Obrigava esses vendedores a pagar o lugar, era rentavel para a Junta e talvez se começarem a pagar não queiram nenhuma feirA.As vezes acontece fica a sugestão.
Li tambem que de verão a fraga e os riachos que passam em Beijos estão sujos, sera que era possivel limpar.

Não posso dizer mais nada porque eu não vivo ai, mas como vou todos os meses a Beijos vou começar a reparar mais e dizer.
ANA PAULA FERNANDES

beijokense disse...

Também há lugar para enumerar o que aconteceu de positivo em 2008 ou isso fica para outro post?


Então, resumindo a minha posição sobre duas perguntas:
"O que é que mais falta à terra?»
Lugares de estacionamento;
um sistema efectivo de obrigar os motoristas a cumprir a velocidade máx. de 40 km/h na R. Abade Pais Pinto.

"o que o há cá a mais?"
Aviários;
moto 4.

Anónimo disse...

a agua tem que voltar para a câmara pois todos nós pagamos uma Fortuna por um bem que é nosso é de todos e alguém esta a enriquecer com o que é nosso

Anónimo disse...

aviarios é um meio de vida...n podemos dizer q ha a mais,n é uma coisa mt boa mas ha piores.
moto 4, parece me que so ha 3, e duas delas andam pouco, tambem n me parece muitas...

beijokense disse...

:)
Então o objectivo é responder ao desafio do Nuno ou comentar a resposta do Beijokense?

Eu não nego o efeito económico dos aviários nem o direito ao lazer em moto 4. Só exprimo o meu sentimento de que eu seria mais feliz em Beijós sem a poluição visual e olfactiva dos aviários e a sonora das moto 4. Se são só três, com certeza pedem reforços nos dias que eu passo em Beijós...

Nuno disse...

Quem preferir falar de 2008, força.

O maior problema de estacionamento parece ser na Abade Pais Pinto, ao pé da ponte. Mas onde poderia ser construída a solução para esse problema?

Anónimo disse...

Uma coisa que se podia melhorar em Beijós para alegria das nossas crianças era refazer o nosso parque infantil que está num estado calamitoso. Bem sei que a destruição foi feita por alguns trastes desocupados da terra mas as crianças não têm culpa, nem mesmo aquelas que são da família desses mesmos trastes!...

Anónimo disse...

Bem sei que estou a pedir demais mas quem sabe!...
O alcatroamento de algumas ruas que ainda estão em terra batida era bem vindo pois valoriza a zona e aumenta a possibilidade de novas construções.

Anónimo disse...

O saneamento básico.

É lamentável uma aldeia como Beijós só ter 50% das casas com o saneamento básico, pertence a um concelho onde o Presidente da Câmara se gaba de se muito evoluído.

Terceiro mundo é que é.

Os esgotos para todas as casas e as estações de tratamento em condições são a obra fundamental e inadiável para Beijós.

Deve ser caso ímpar na União Europeia, o concelho mais atrasado do país no que respeita ao saneamento básico.

Sr. Presidente da Câmara de Carregal do Sal olhe para esta triste realidade e mande resolver a situação, o Sr. pode.

Anónimo disse...

Muito interessante este desafio de reflectir sobre o futuro de Beijós.
Limitar a velocidade, ordenar o estacionamento, restaurar as casas no centro da aldeia, tudo isso pode melhorar a qualidade de vida em Beijós, mas vai contribuir pouco para a prosperidade a longo prazo.

2009 vai ser um ano de más notícias. Vai ser um ano para aguentar, para ajudar os mais desafortunados e mas também para investir em soluções inovadoras.

O que a aldeia, e o país, necessita mesmo em 2009, é vender mais, vender melhor, cativar mais clientes. Isso é difícil fazer a nível individual, mas talvez fosse possível com um estratégia mais colectiva.

Considerando que Beijós é a “horta” do distrito de Viseu, seria de investigar o modelo de Disfruta y Verduras, https://www.disfrutaverdura.com/, um “clube dos prazeres da horta” que procura “acercar” os produtos frescos de temporada directamente da horta às cozinhas

Anónimo disse...

Ver também Horta à Porta, http://dn.sapo.pt/2008/12/26/dnbolsa/agrioes_e_nabicas_foram_a_saida_beco.html

Micas10 disse...

Proponho
Verduras e Frescuras
como imagem de marca do produtos da horta de Beijós, dos serviços como as caminhadas, etc

Anónimo disse...

Eu em Beijós gostaria de ver os rios/ ribeiros mais bem tratados, pois acho que são uma das mais valias da nossa terra. À "ponte" e na ponte do Pisão, acho que as cascatas deveriam estar, no mínimo, limpas. Na minha opinião a Junta de Freguesia deveria ter um papel mais interventivo neste aspecto. Pelo menos mandar cortar as silvas! Quem é de fora admira os nossos ribeiros e quem é de cá, por vezes, não lhes dá o valor devido. Para além disso, acho que as pessoas que limpam as margens e deitam o lixo para o rio, deveriam ser multadas.

Anónimo disse...

Concordo plenamente! O rio do casal é um exemplo que dá para ver que as pessoas deitam o lixo das margens para o rio e ele está cada vez mais pequeno. Passei lá há um tempo e fiquei admirado. Se calhar os responsáveis por colocarem ordem nessas situações não passam lá! Quanto ao tratamento dado às cascats e rios em geral, estou completamente de acordo. Deveriam estar sempre limpos. Tornava a nossa aldeia mais agradável à vista! Se calhar o que falta, na Junta é alguem mais atento ao ambiente!

Anónimo disse...

Se discordasses contigo seria um caso de Olívia patroa e Olívia costureira

Micas10 disse...

Os beijosenses valorisam as ribeiras, não foi por acaso que o post do Poço da Poldras ficou em primeiro lugar. As ribeiras são quase a razão de ser da aldeia.
Limpar as ribeiras, abrir caminhos florestais, ajudar os mais velhos a limpar as matas, esses seriam "investimentos" bastante produtivos

Micas10 disse...

Há barracões em ruina ao pé da ponte, no centro da aldeira, ao lado das escadas que sobem para a rua da Igreja.
Aí podia aproveitar-se o desnível do terreno para fazer 4-5 lugares de estacionamento por baixo e uma esplanada com bancos por cima.
Com árvores de sombra, mas só passada uma década ...

Anónimo disse...

Isso é que era Micas, e quem compra aquilo ao Samarreiro?

Anónimo disse...

Quanto aos vendedores ambolantes:
A maior parte dos produtos, produzidos em beijós, são vendidos fora da terra, e alguns por vendedores ambulantes, tais como, pão, produtos agricolas,arvores,etc,etc.
E os vendedores ambolantes também pagam impostos.
Um bom ano para todos os beijosenses.

Anónimo disse...

eu tb concordo com a limpeza das cascatas e dos ribeiros. umas das coisas que eu acho mt mal, mas nao acontece só aqui, é aquelas pessoas que estao a receber o rendimento social para nao trabalharem e dao-lhes casas pra viver e com bom corpo para trabalhar, pq sao doentes, sao doentes mas no dia á dia quem se farta de trabalhar por mais rendimntos que tire do seu trabalho nao consegue levar uma vida como essas pessoas que é tudo do bom e do melhor. já que lhe estão a pagar pra nao fazer nada acho k pelo menos deviam ser obrigados a fazer trabalho comunitario como limpar os rios, cascatas, matas etc. seria uma mais valia sem duvida

Unknown disse...

Estou completamente de acordo com o comentário das 11h58.
Apesar da borucracia limitar toda e qualquer iniciativa, haverá sempre forma de passar à acção e enquadrar estes recursos que estão recebendo apoios dos contribuinte, via S. Social, mas que podem e devem desempenhar actividade SOCIAL.
A situação não é nova, pelo que será uma questão de saber qual o programa ou projecto adequado.

António disse...

Zizina,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Mande Beijós a toda a Gente.

Micas10 disse...

Ver DUP http://www.estg.ipleiria.pt/files/289802_Expropriacoe_41acd57954d59.doc

Anónimo disse...

tenho lido atentamente e acho que a limpeza de matas, os riachos e ribeiras são importantes como tambem os campos cujos donos ou ja não podem cultivar ou os herdeiros não querem saber tambem não limpam.O meu marido tem imensos problemas junto da praçaria, porque ele limpa, mas as silvas dos outros continuam a crescer.Por exemplo uma das minhas cunhadas não esta em Portugal e o meu marido limpa as matas que lhe pertence, os terrenos etc etc.
Acho que todos deviam ser obrigado ou então a Junta de freguesia deviam comunicar aos proprietarios por carta, dando um prazo de limpeza se não fizessem, mandavam limpar e eles teriam de pagar.E uma sugestão.
Mas devemos lembrar que ha muitas mata de propriedade do Estados que essas deviam tambem ser limpas e por quem? pelas pessoas que não fazem nenhum e recebem o rendimento minimo, os presos que comem a nossa custa.Que vos parece por esta gente toda a trabalhar.Euma ideia não acham? eu penso que sim.
ANA PAULA FERNANDES

beijokense disse...

Na sequência do comentário de Micas10 sobre "barracões em ruina ao pé da ponte", noto o problema do despovoamento do centro (nesse sentido, Beijós é uma cidade!).
Os terrenos que foram de Acácio da Costa, dos Machado e do arcipreste, estão mal aproveitados.
(para quem não sabe do que estou a falar, eu traduzo: alambique e casa do espreita-aviões, terrenos e casas do Duarte e do Zé d'Aguieira, do Elias e do Nunes)
Não me parece é que seja justo resolvê-lo com expropriações, há soluções melhores que têm sido usadas pelas cidades.

Anónimo disse...

É tambem fácil atribuir responsabilidades á Junta de Freguesia, quando se desconhecem legislações, áreas de intervenção e respectivas entidades, dever civico, respeito pelo meio ambiente, etc.

António disse...

acho que o que de mais positivo se passou em Beijós em 2008:
1. As obras, Polidesportivo, alargamento da Rua da Eira e a construção de passeios para peões;
2. O Beijós XXI ter atingido os 150 000 visitantes que o consagra como uma grande conquista dos beijosenses e fazem de Beijós a aldeia mais digital de Portugal, de igual modo destaco as caminhadas que são um elixir de juventude para todos nós;
3. Em terceiro lugar enalteço o intercâmbio que houve entre o Colégio Marista de Carcavelos e as Escolas de Beijós.

Micas10 disse...

Haverá alguns fundos especiais para recuperar as casas antigas no centro da aldeia?
Alguém conhece a experiência do Piódão, Avô e das Aldeias de Xisto

Anónimo disse...

Segundo ouvi dizer, o problema dos barracões no centro não é quem compra ao samarreiro. É será que o samarreiro vende? Ouvi dizer que não!

Anónimo disse...

E a Dona Micas acha que a Junta de Freguesia tem fundos para fazer recuperação de casas degradadas?
Não é uma Junta de Lisboa.

Anónimo disse...

O Solicitador deve gostar mais do post do Jantar do PS.

beijokense disse...

Segundo as estatísticas, ainda há uma diferença entre o concelho de Carregal e o 3.º Mundo. Eu relativizo o desabafo do solicitador-mor, porque ele tem aquele estilo de discurso superlativo.

Dados do Inventário Nacional dos Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais dizem que:
% Pop. servida por sistemas de drenagem de águas residuais:
Carregal do Sal - 94%
S. C. Dão - 91%
Nelas - 88%
Ol. Hospital - 87%
Viseu - 70%
Tondela - 62%
Tábua - 45%
Mortágua - 37%
Região Centro - 71%
Portugal - 76%

P.S. (salvo seja) com os problemas dos outros estamos nós bem, mas não há nenhum indicador de desenvolvimento em que Carregal do Sal seja "o concelho mais atrasado do país", nem sequer onde apareça no percentil 10 ou coisa parecida. Aliás, a parte Sul do Distrito de Viseu é uma das mais desenvolvidas (ou menos atrasadas, como queiras) de todo o interior.

Anónimo disse...

Mas as Juntas de Lisboa tambem estao falidas com a Camara Municipal.
Alias o Pais inteiro esta falido.
ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

Beijokense, se calhar ajudava acrescentar a % de Beijós...

beijokense disse...

Hawk76,

1. Os dados que apresentei são os que qualquer indivíduo munido de um computador com acesso à internet pode recolher num minuto... só estão disponíveis ao nível concelhio. Os interessados em obter uma desagregação por localidade poderão solicitá-lo ao Instituto da Água (não faço ideia se é fácil obtê-los).

2. O meu comentário não se destina a negar qualquer problema de saneamento em Beijós. Simplesmente quis dizer que a afirmação do Solicitador-Mor segundo a qual o Carregal seria «concelho mais atrasado do país no que respeita ao saneamento» não tem qualquer fundamento, pior, é uma completa inversão da realidade, uma vez que todos os concelhos limítrofes apresentam taxas de cobertura inferiores.

3. Acabaste de fazer o 17.500.º comentário do Beijós XXI. Isso significa que ganhaste dois prémios, um por teres feito precisamente o n.º 17500, outro por seres o vencedor do 1.º Prémio Ferreira da Costa. Quando tiver disponibilidade, faço um post sobre o assunto.

Anónimo disse...

Que prémio é esse? Nunca ouvi falar!

Anónimo disse...

Então não conheciam o Ferreira da Costa?
Mas o Ferreira da Costa de Beijós conhecem.
E o do Beijós XXI também.

Anónimo disse...

Eu não te quis dar mais trabalho, apenas do teu comentário (bom trabalho de investigação) quase se depreendia que Beijós estaria na média do concelho, o que infelizmente, não é verdade.

Eu conheço o Ferreira da Costa, agora o prémio....

Mas porquê agora?

beijokense disse...

Foi anunciado há nove meses.

Micas10 disse...

Os grandes aviários com tijolo vermelho à vista desfeiam a aldeia.
Bastava que fossem "pintados" com um banho de cimento para melhorar o impacto visual. Á distância, o cimento assemelha-se ao granito.

Enviar um comentário