Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Hipers obrigados a acompanhar cegos durante as compras

«Os supermercados e hipermercados vão ser obrigados a oferecer um serviço de acompanhamento personalizado a pessoas com deficiência e incapacidades visuais, no acesso aos produtos que se encontam expostos.
O objectivo da medida é promover a acessibilidade à informação sobre bens de venda ao público.
O diploma foi publicado no final de Julho em Diário da República, e diz respeito a todos os grupos de distribuição que tenham mais de cinco lojas de comércio alimentar e não-alimentar, funcionando sobre uma insígnia comum, e com área superior a 300 m2.
Os retalhistas terão ainda de, gratuitamente colocar uma etiqueta em braille em todos os artigos vendidos a cegos, com informações como prazos de validade e características do produto, mesmo quando a venda seja feita pela internet.
A aplicação da lei está fiscalizada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e as empresas que não as cumpram, poderão ter de pagar multas entre os mil e os 15 mil euros.»

Fonte: Jornal Associação Portuguesa de Deficientes

Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário