Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Portugal conquista sete medalhas nos Paralímpicos2008 de Pequim




"Foi com muita cor e fogo-de-artifício que terminaram os Jogos Olímpicos2008 de Pequim, numa cerimónia que decorreu no estádio conhecido por Ninho de Pássaro.
Esta quarta-feira realizou-se a última prova. O atleta Gabriel Macchi foi o melhor português na maratona T11-T12 (cegos e amblíopes), ganha pelo chinês Qi Shun.
O luso-argentino percorreu os 42,195 metros do percurso em 2:46,06 horas, terminando na 14ª posição, a 11,34 minutos do vencedor.
Jorge Pina concluiu a prova na 18ª posição, enquanto Carlos Ferreira, o único atleta português da classe T11 a participar na prova, foi o 20º classificado (2:54,40).
Na maratona em cadeira de rodas, classe T54, Alexandrino Silva foi 35º e último classificado (1:47,21 horas), a 24,04 minutos do vencedor, o australiano Kurt Fearnley.
Sete medalhas
Portugal parte de Pequim com uma medalha de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Para o presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD), os resultados alcançados dignificaram o país, dado o elevado nível da competição.
"Queríamos que a participação dignificasse o país e fosse um acto de superação e isso foi atingido", afirmou Humberto Santos, lembrando que além das sete medalhas conquistadas, "a generalidade dos atletas conseguiram bater recordes pessoais e alguns nacionais".
O facto de Portugal ter ficado a cinco medalhas das 12 conquistadas há quatro anos em Atenas deve-se, em grande parte, ao nível de competição cada vez mais elevado, defendeu.
Lista de medalhados:
Atletismo:
Luís Gonçalves, prata nos 400m T12
Boccia:
António Marques, prata em BC1, Individual João Paulo Fernandes, ouro em BC1, Individual
António Marques, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Paulo Fernandes, prata em BC1/BC2 Equipas
Armando Costa, bronze em BC3, Pares Eunice Raimundo Mário Peixoto
Bruno Valentim, prata em BC4, Pares Fernando Ferreira
Natação:
João Martins, bronze em 50 m costas S1"






Notícia enviada pelo nosso leitor Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário