Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Obras por concluir

No ano de 2003, a estrada nacional 337 foi cortada, pois estavam em curso as obras na ponte da ribeira do Pisão, sendo o tráfego rodoviário desviado para o caminho do Rego dos Frades. Este caminho, que liga a nacional à Rua da Tapada, ficou então como substituto à estrada principal, e foi então alargado e melhorado, para permitir melhores condições de circulação.

Na sequência desses trabalhos, a maioria dos muros das propriedades adjacentes ao caminho foram destruídos, e as pedras que os constituíam foram deixadas dentro do espaço dos seus proprietários. Estes continuam, quatro anos depois, à espera que os seus muros sejam reconstruídos. A obra está a cargo da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Beijós, Agostinho Nascimento, afirmou ao Beijós XXI que já foi enviado um ofício à Câmara, com um pedido de inclusão, no orçamento de 2008, dos custos da conclusão desta obra. Os proprietários continuam assim à espera que algo seja feito.

28 Beijos:

Anónimo disse...

mais uma reportagem á nuno.......

Anónimo disse...

Parab�ns Nuno pelo artigo e fotos.

O que pode fazer andar as coisas n�o s�o as bajulices nem as subservi�ncias mas sim a critica, civilizada sim mas incisiva, certeira e particularmente sobre assuntos de interesse geral, como � o caso.

� uma vergonha o que se passa com o que deveria a "Rua" do Rego dos Frades.

Unknown disse...

em primeiro lugar parabens ao nuno pela reportagem...ele levantou-se cedo num domingo para fazer isto..:):)
É mesmo vergonhoso......a rua do redondo, rego dos frades whatever está cada vez com mais moradores e é a rua em piores condiçoes na nossa aldeia, autentico caminho agricola, que ja nao se justifica pois ha muito o deixou de ser para passar a ser residencial e passagem de muitos e muitos veiculos. e , certamente so n passam mais porque o pó e os buracos n dseixam e, agora com o inverno tornar-se-á pior.

Anónimo disse...

votem outra vez nele...

Anónimo disse...

Porquê tu és melhor opcção... Falar e criticar é facil, dificíl é conseguir... Poleiro todos querem::::

beijokense disse...

Rosmaninho, o que falta para ser uma rua? Alcatrão para os aceleras? Bandas sonoras para fazer tremer as casas? Passeios para os peões?

O artigo do Nuno fala apenas da reconstrução de muros, algo que deveria ter sido garantido imediatamente após o alargamento.

O comentário da Bunny fala de outro assunto, presumo que defenda a asfaltagem. Isto, para mim, já não é tão óbvio que seja uma primeira necessidade. Os residentes decidiram construir ali quando o caminho era isso mesmo, um caminho agrícola, tal como os terrenos, e não havia infraestruturas urbanas (água, esgotos, arruamentos, etc.); decidiram construir perto de um aviário e de uma serralharia, num espaço que nada tinha de urbano no PDM da altura.
Num contexto de escassez de recursos, a asfaltagem deste tipo de caminhos não me parece prioritária. No entanto, se se considerar que a via é importante como ligação a outras, então o caso muda de figura. Nessa situação, o responsável pela via terá de assumir essa importância e garantir uma circulação nas condições de segurança exigíveis em ambiente (que se tornou) urbano - não basta asfaltar, serão necessários os passeios, as passadeiras e os sistemas de redução de velocidade, além das obras de arte necessárias para minorar os efeitos da impermeabilização do solo provocados pelo Al Catrone. E é preciso orçamentar isso tudo! :0

Anónimo disse...

por vezes as pessoas de beijós tb nao ajudam... nao é fácil gerir uma aldeia... é dificil agradar a todos por mais bem k se faça para alguns está sempre mal... lembrem-se k este caminho pode estar mal mas k mts k tb estavam mal foram compostos, nesses nao falam???? esses ninguem critica??? mas tb nao dao os agradecimentos! nao critikem tanto e ajudem mais, beijós precisa de pessoas k trabalhem, k colaborem, k ajudem...nao falo só pela junta mas tb pela a associaçao k esta por sinal está em vias de fechar no final do ano, entre outros....

Unknown disse...

@ antonieta: concordo com tudo: em beijós ta cada vez mais dificil trabalhar, seja em k organismo for. as pessoas vivem cada vez mais viradas p seu umbigo, sua casinha e muito pouco para fazer algo em prol do desenvolviemnto da terra, em prol dos outros e de si mesmos...
@ beijokense: por casao nao me referia á asfaltagem. acho k nao é necessario. mas sim a uma organizaçao dos muros, das valetas. é um pouco mau alguem querer ter um jardim e andar ha anos a espera que se decidam alinhar as pedras, seja por onde for, para se poder ter uma entrada na casa como se pensou quando se cosntruiu. nao queria dizer k o rego dos frades tivesse de ficar como o caminho da lameira, com alcatrao puro..... mas com muros compostos e s calhar algum tipo de «qualquer coisa» no chao:) por exemplo, eu acho k algo como no bairro do moinho ja era muito bom..evitava bastantes poças de agua e chatices no inverno e a poeira no verao.....

Micas10 disse...

O asfalto não é necessário, a sério? Melhor pensar duas vezes antes de prescindir desse melhoramento importante.
Tenho por aí uma foto de um "riacho" com mais de um metro de "caudal" pelo caminho abaixo num inverno particularmente chuvoso.
O caminho do Rego dos Frades virou rua e merece ser tratado como tal, especialmente uma rua que faz ligação directa da estrada a norte para o Vale da Loba e que por isso pode melhorar a circulação e a segurança dentro da aldeia. É verdade que há 10 ou 20 ou 30 anos havia muito menos carros e o caminho servia bem. Mas as necessidades da população vão mudando, os serviços públicos têm de acompanhar.
Quanto ao orçamento necessário para muros, canalizações e asfalto,etc, o dinheiro é como o tempo: há sempre pouco, mas sempre há suficiente para aquilo que importa.
O município tem que gerir recursos limitados como qualquer familia bem governada.
Vendo onde se tem gasto o pouco dinheiro que há, compreende-se que as prioridades são outras.
E nem sempre coincidem com as necessidades.

Anónimo disse...

Quando foi necessário arrancar as oliveiras e outras árvores, deixando-as tombadas, as pedras dos muros espalhadas nos terrenos de cada um, sem equidade na apropriação dos mesmos, fui tudo rápido, com muitas promessas e "antes que viessem os respectivos donos".


Depois, mantêm-se as promessas, mas falta orçamento e pior do que isso, provávelmente, vontade para concluir o projecto com um mínimo de dignidade.

Mas como foi reiterado numa das últimas Ass. de freguesia, a Cãmara continua empenhada na conclusão do projecto, por isso, é preciso não deixar esquecer ou perder prioridade no orçamento da CMCS.

António disse...

Rosmaninho,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Antonieta,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Parece-me muita gente a criticar e pouca com vontade de trabalhar....
Nas Assembleias de Freguesia e Municipais, ninguem poe os coutos, talvez percebessem o porquê da obra nao estar concluida....
Rego dos Frades, falta alcatrao? E na Rua da Eira? Há casas muito mais antigas do que essas,e a ainda nem foi alargada? Nao posso construir uma casa no meio do mato, e exigir que passado pouco tempo tenha o acesso alcatroado!!!
Boas palavras beijokense.,..

Willoughby disse...

É certo que nenhum dos proprietários da Estrada que liga o Rego dos Frades à Tapada está satisfeito. Todos estão à espera do levantamento dos muros que foram derrubados, aliás cumprindo as promessas que, outrora, lhes foram feitas!

Quando foi necessário reparar a ponte do Pisão, perante as dificuldades que as autarquias sentiam, todos os consortes acederam ao apelo da Câmara Municipal, porque lhes foi prometido que, posteriormente, os muros iriam ser levantados pela Câmara!

Depois da ponte reparada, parece tudo ter ficado no esquecimento!

Há qualquer coisa que não estará a correr bem!

Aquela via de comunicação deverá ser concluida, para que, em caso de emergência (com acidentes de viação ou por outra razão qualquer), possa haver um desvio alternativo para o trânsito como agora o foi, aquando das obras da Ponte.

Se os consortes vão ver maior benefício, é certo que o concelho também o terá com a alternativa criada à EN 337, em Beijós!

Quando se efectuaram as obras na ponte do Pisão, as camionetas dos Berrelhas tiveram que se desviar pela Aguieira, Pardieiros e entrar novamente no Alto Mormoiral na EN 337, sem que apanhassem ou largassem passageiros fora do seu percurso habitual. Se a Estrada do Rego dos Frades - Tapada estivesse em melhores condições, seguramente que essa carreira teria possibilidades de se deslocar por ali, sem se afastar do seu percurso para fora do concelho do Carregal!

A Câmara Municipal de Carregal do Sal terá as suas dificuldades, é compreensível, mas o que não soa bem são os boatos que correm, de vez em quando, em Beijós!
Penso que haverá falta de informação oficial, para tranquilizar as populações, para evitar que elas reclamem, permanentemente,com justa razão, aquilo que lhes foi prometido!

Todavia, estou em crer que as autarquias não estão paradas, nem vão deixar de cumprir as suas promessas, porque esta Estrada irá beneficiar toda a gente,mesmo as pessoas de outras localidades!

VIVEIROS-BATISTA disse...

Tambem concordo que o estado dos muros do rego dos frades é vergonhoso, pois os proprietarios tinham as suas terras vedadas, melhor ou pior mas estavam, quanto ao alcatrão considero essencial mas não prioritário.
já agora em relação ao comentário da Micas 10, considero-o um pouco de mau tom, pois o polidesportivo também é um bem essencial á freguesia, esse sim que já deveria ter sido construido a mais de 10 anos. se colocassem a votação entre o polidesportivo e o alcatrão no rego dos frades, sem duvida que votava no polidesportivo.

Micas10 disse...

Óptima ideia de colocar à votação o investimento municipal no polidesportivo versus um novo arruamento no Rego dos Frades, que deverá ter mais residentes do que a rua a igreja.
Seria um bom teste à democracia em directo.
O polidesportivo fora da aldeia e longe da escola vai ter utilização menos de um dia por semana. mas certamente não é o único "pavilhão polivalente vazio e rotunda inútil" que se encontram por aí fora, como assinalava o Miguel Beleza recentemente.

beijokense disse...

Não se pode escolher dessa maneira, tem de se fazer uma divisão por euro gasto!
- Quanto gasta a Câmara no polidesportivo?
- Quantos metros de estrada isso dá?
É preciso ver que os investimentos das autarquias se enquadram sempre em programas/protocolos com entidades supramunicipais e o Governo da República; e que o programa que financiou parte da construção do polidesportivo não financiaria a rua do Rego de Frades.

Quanto à lógica quantitativa de moradores Rego de Frades / Rua da Igreja, não está correcta.
Seguindo a mesma lógica, deixávamos ruir os bairros antigos de Lisboa para alcatroar toda a zona saloia.
Em Beijós, é de louvar o esforço que alguns estão a fazer para manter gente no Lugar de Além; esperemos que não sejam só os residentes de fim-de-semana, que haja residentes permanentes a seguir o exemplo. E é precisamente porque lá vive pouca gente que mais necessário se torna o investimento público para incentivar o repovoamento!

Micas10 disse...

Vamos à votação:
O que é mais prioritário para aldeia?
- o polidesportivo na Cerca, ou
- o alcatroamento do caminho do Rego dos Frades

António disse...

Parece-me inquestionável que a Rua Rego dos Frades não pode continuar nas condições em que se encontra.

É seguramente um exemplo pouco abonatório de um país da União Europeia que se quer defensor dos seus cidadãos e que estes possam ter uma vida condigna com o século XXI.

Já lá vão perto de 40 anos em que alcatroada a estrada nacional que atravessa a nossa aldeia, muitos se recordarão o que significou na sua auto-estima.

É precisamente aqui, na auto-estima que devemos investir e muito.

Eu recordo sem saudade, estudar na Escola Sec. de Carregal do Sal.
Sem saudade!
Porquê?

É, pois ainda me lembro que os colegas de turma não sabiam onde ficava Beijós, Pardieiros ou o Penedo.

E nós ao fim do dia de aulas, depois de jogar ao mata no recinto dos Plátanos, que nos "pertencia", já de noite, frio de rachar, abalávamos no "machimbombo" dos Hermínios, em que as janelas fazia anos haviam deixado de fechar...
mas íamos para a nossa Terra.

Alguns, por vezes lá deixavam escapara raro queixume.
-hoje os do Carregal vão ter jogo...

Os jovens de Beijós também merecem ter um Polidesportivo.

A Aldeia + digital de Portugal (talvez), merece ter:
- uma Escola;
- um centro/lar de idosos;
- um polidesportivo;
- um parque infantil;
- saneamento em todos os lares;
- ruas alcatroadas;
- ruas iluminadas;
- passeios para os peões;
- o Beijós XXI.

...e com boa vontade e muita tolerância vamos certamente ser uma mais valia para a Europa do futuro.

beijokense disse...

@Micas10
Se ganhar o alcatroamento, deitamos o polidesportivo abaixo? :D
Vivemos numa democracia representativa, elegemos 5 vereadores, de listas diferentes, que, tanto quanto julgo saber, concordaram unanimemente nos projectos dos polidesportivos nas freguesias. Já houve uma eleição para a Câmara depois dessas decisões, era uma oportunidade para os "castigar" se eles decidiram mal...
Agora só se pode pensar o investimento Rego dos Frades em relação a outro projecto, em relação ao polidesportivo vem um bocado ao destempo.

P.S. Obviamente, disse-o no meu 1º comentário a este post, a situação em que se encontra o caminho não é digna e é difícil de compreender que não se tenha arranjado verbas para a (re)construção dos muros.

Anónimo disse...

Micas 10 é facil arranca-se os paralelos da rua da Igreja e colocam-se no rego dos frades.
Enfim.....

Anónimo disse...

"vamos certamente ser uma mais valia para a Europa do futuro"
Luis Filipe Vieira

António disse...

Formiga,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Não desfazendo dos "autarcas unânimes", fazer um equipamento desportivo fora da aldeia não foi a melhor opção.
Qual é a mãe que deixa os seus filhos e filhas jogar no meio do pinhal quando não tem tempo para os acompanhar?
Talvez quando houver mães na Assembleia e na Câmara Municipal os autarcas procurem soluções mais acertadas.

Anónimo disse...

Há 50 anos um grupo de jovens beijosenses, liderados por um padre, fizeram um campo de futebol no meio de uma mata no limite da freguesia. Queriam jogar à bola, mas o Estado não financiou o projecto (muito menos a UE)... então eles próprios "alisaram" o terreno e pagaram renda ao proprietário da mata durante algum tempo.
Não consta que nessa altura as mães tivessem ficado muito arreliadas com o assunto.
O polidesportivo de que se fala fica dentro da área urbana, não no meio do pinhal! É certo que ficaria melhor no centro da povoação, mas com que custos? E quem estaria disposto a ceder o espaço??

VIVEIROS-BATISTA disse...

Lobo Mau,
parabéns pelo comentario, sem duvida inquestionavel.

António disse...

Capuchinho,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

António disse...

Lobo Mau,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Enviar um comentário