Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Enoturismo no Dão: Que venham os turistas !

Dão Sul quer tornar Santar na Saint Emilion de Portugal

A vila de Santar, no coração do Dão, poderá nos próximos anos vir a tornar-se na Saint Emilion portuguesa, no âmbito de um projecto de enoturismo que está a ser desenvolvido pela sociedade vitivinícola Dão Sul.

Casimiro Gomes, um dos sócios da Dão Sul, disse à agência Lusa acreditar há mais de uma década que "Santar tem potencial para ser a Saint Emilion de Portugal", aludindo à vila medieval francesa cercada de vinhedos e situada a 35 quilómetros de Bordéus (ver Bordeaux). Saint Emilion é um pólo de enoturismo que agrega 8 aldeias e uma grande variedade de atrações.

"Saint Emilion é uma vila que vive do turismo do vinho e não tem mais do que Santar em termos de história. Achamos que podemos ser o motor do desenvolvimento de Santar", frisou o responsável da Dão Sul, que produz vinhos em várias regiões de Portugal.

Fundada em 1990, a Dão Sul apostou já no enoturismo na Quinta do Cabriz, em Carregal do Sal, onde tem um restaurante, salões de banquetes e uma loja de venda ao público, mas pretende agora prosseguir com um projecto mais ambicioso em Santar, onde prevê investir 10 milhões de euros nos próximos anos.

A Dão Sul comprou há dois anos, a 23 herdeiros, o Paço dos Cunhas (datado de 1609) e a Casa do Soito (construída no século XVIII), que fica no interior dos seus muros, bem como 35 hectares de vinha, está a ser recuperada para celebrar 400 anos em 2009.

Neste local, surgirá um dos pólos do projecto de enoturismo de Santar que, segundo Casimiro Gomes, "pretende agradar a toda a família e não só a quem gosta de vinho".

A necessitar de obras urgentes, o Paço dos Cunhas ficará dotado de um conjunto de infra-estruturas para receber eventos de empresas. A Casa do Soito, que tem um valioso recheio avaliado em mais de 1 milhão de euros (nomeadamente armas e quadros de família), será transformada num hotel de charme.
"Queremos que a sua história seja o elemento de atracção. Não será apenas mais um espaço para dormir, porque isso faz-se em qualquer lado", explicou Casimiro Gomes.

Também a Casa de Santar, um solar do século XVII e XVIII propriedade da Condessa D. Tereza de Lencastre de Mello que se mantém na mesma família há 15 gerações, estará envolvida no projecto de enoturismo. "Em menos de um ano criou-se uma sintonia com a família que não é fácil neste tipo de negócios", congratulou-se Casimiro Gomes, que conta com a ajuda de Pedro de Vasconcellos e Souza, conde de Santar após a morte do seu pai, que diz "Este projecto representa o futuro, porque não se pode ter uma perspectiva individual. Nós temos a história e as vinhas, porque não juntarmo-nos em vez de estarmos a puxar cada um para seu lado?"

Espanha é um país que o projecto de enoturismo quer atrair "pela proximidade (120km da fronteira) e porque tem uma cultura da vinha muito forte"

Este projecto colectivo parece muito inteligente e demonstra grande potencial para Santar e toda a região do Dão, acrestando atrações para enriquecer a experiência do turista com a história exemplar de Sousa Mendes, a vistas de Beijós, a arte equestre da Quinta do Pombal, as termas, etc.

Fonte: Agência LUSA

Ver vindimas em Beijós

4 Beijos:

Micas10 disse...

Um esforço colectivo para criar uma pólo de atração turística é uma grande ideia.

Nós temos ligações com algumas das personagens portuguesas com mais notariedade a nível internacional. Podíamos fazer uma ROTA dos HERÓIS:
Viriato
Infante D. Henrique, 1º Duque de Viseu
Aristides de Sousa Mendes

beijokense disse...

Sounds great :)

Anónimo disse...

boas!

Santar, uma das terras lusas que mais me deslumbra, sobretudo pelas discretas harmonias que se insinuam na paisagem.

um projecto muito bonito e muito interesante..
btw existe já algum romance/ficção que seja passado (total ou parte) em Santar?

boa week :)

Anónimo disse...

m projecto muito bonito e muito interessante..

Enviar um comentário