Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Facilitar movimentos a todos


Viseu está no programa "Cidades Polis - Cidades Turísticas Acessíveis?"
"2010 vai ser o Ano Europeu da Inclusão. Na região Centro, um conjunto de cidades prepara-se já para ficar mais atractiva, ao permitir maior mobilidade para os cidadãos, especialmente para as pessoas com deficiência.

A criação de condições de acessibilidade e mobilidade para todos é o objectivo de um programa de formação e sensibilização que decorre em cinco cidades da região Centro até Junho de 2007(...). O programa, designado "Cidades Polis - Cidades Turísticas Acessíveis?", é promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, tendo como parceiros a Associação Portuguesa de Planeadores do Território e o Instituto de Formação Turística.

Leiria, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco e Viseu são as cidades onde o projecto irá intervir, pretendendo chegar aos profissionais que "desenham, constroem, gerem e dinamizam espaços e estruturas no âmbito do turismo e lazer". A ideia consiste em envolver arquitectos, engenheiros, autarcas, profissionais de saúde, construtores civis, operadores turísticos e empresários. Todos têm um papel em identificar o que há a fazer nas cidades para eliminar as barreiras que dificultam o acesso de pessoas com deficiência aos equipamentos.
(...)
O programa de acções de formação, que começou em Coimbra no dia 20 de Outubro, terá início em Aveiro a 2 de Fevereiro do próximo ano, chegando a Viseu a 16 de Março e a Castelo Branco a 4 de Maio. Segundo Pedro Silva, esta iniciativa assume importância reforçada pelo impacto que pode ter na transformação das cidades até 2010, Ano Europeu da Inclusão.
(...)
Pedro Silva, da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, sustenta que, em breve, "começará a ser obrigatória [nos cursos superiores na área do planeamento e urbanismo] a disciplina de 'design universal'", permitindo que os equipamentos estejam preparados, desde a origem, para serem utilizados por pessoas com deficiência. "A cidade só é atractiva quando pode ser acessível a todos", acrescenta."

Notícia: Diário XXI

0 Beijos:

Enviar um comentário