Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 21 de outubro de 2006

Em Outubro, manda a tradição...apanhar castanhas


Beijós é terra de castanheiros e as chuvas de Outubro fazem cair os ouriços, pontros a largar o seu fruto precioso.

A apanha da castanha exige um bom par de luvas, uma capa impermeável e sobretudo boas costas.

O esforço é compensado com um bom magusto, um piquenique, de castanhas assadas e um copinho de jeropiga ou agua-pé que se faz depois de tirar o vinho e antes do cardaço.

Só falta a boa companhia.

Em séculos passados, a castanha era um dos principais alimentos de inverno, desde a sopa de castanha aos assados. Agora continua a ser um dos confortos dos tempos frios e um acompanhamento agradável para carnes assadas e doces, entre outras receitas de castanha.

Na França, "le marron glacé", a castanha em calda, é a confiteria das grandes ocasiões. Eles produzem 1000 toneladas de castanha e importam outras 8000 toneladas.
"Voilá" um grande mercado a conquistarpara os produtores portugueses!

6 Beijos:

Anónimo disse...

bela castanha. o garrafão é de jeropiga?

Anónimo disse...

Relativamente a outras zonas do nosso País, Beijós não produz muita castanha. Noutros tempos, houve muito mais castanheiros na nossa freguesia do que há hoje. Nos tempos dos nossos avós, segundo consta, em muitas casas da nossa aldeia, a castanha substituia a batata. Os soitos foram rareando,nos últimos tempos, não se têm visto grandes plantações de castanheiros e por isso haverá menos produção de castanha. No entanto, em muitas casas ainda terão algumas para consumo próprio, para os magustos e convívios com os amigos.É pena que o castanheiro demore muito a desenvolver, porque, além de fazer falta o seu fruto, a sua preciosa madeira, também tende em desaparecer. Enfim! Serão os sinais dos tempos!

Anónimo disse...

Atentando no problema da falta de plantação de castanheiros na área da nossa Aldeia, questão aue abordei, salvo melhor opinião, afigura - se - me que, nesta questão de árvores, temos especialistas em Beijós. Será que os VIVEIROS BATISTA não terão algum esclarecimento a dar sobre os castanheiros? Estou certo que os responsáveis pelos viveiros estarão atentos e irão dar o seu melhor para aconselhar sobre este tipo de plantação. Todavia, para quem está longe, também poderão, aqui, dar algumas dicas, OK?

Micas10 disse...

O garrafão, e os demais apetrechos, são miniaturas, mas ainda daria 2 copitos de jeropiga para um magusto íntimo ...

Anónimo disse...

então e porque não micas!

VIVEIROS-BATISTA disse...

Willoughby
a plantação de castanheiros nesta zona e feita ,mais a pensar no autoconsumo do que na venda,embora muitas vezes as pessoas vendam os excedentes.
qualquer esclarecimento estamos ao dispor.

Enviar um comentário