Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

O Samarreiro

O Público de hoje traz um interessante notícia, assinada por Carlos Romero. Deixo alguns excertos, para se ter uma ideia da dimensão do negócio (e do alegado crime fiscal).

«Os 26 milhões de litros de vinho corrente apreendidos e selados na passada segunda-feira em depósitos localizados em Lajeosa do Dão, Bombarral, Olhalvo, Cadaval e Gafanha da Nazaré, pertencem à maior empresa armazenista e exportadora portuguesa de vinho a granel, a Cruz & Companhia, pertencente a Alfredo Rodrigues da Cruz.»

«A denominada Operação Ânfora, [...] incidiu exclusivamente sobre as movimentações de gigantescas quantidades de produto feitas pelo armazenista com sede em Lajeosa do Dão, segundo um comunicado da ASAE, sem "documentação relativa a aquisição e trânsitos". Da iniciativa fiscalizadora resultou a selagem de cerca de um quarto da capacidade de operação da Cruz & Companhia, que ronda os cem milhões de litros, o equivalente a vinte por cento de toda a produção vitivinícola portuguesa

«Alfredo Cruz, que detém as Caves Dom Teodósio e as Caves Velhas, é conhecido na região de Viseu e Nelas como "o Samarreiro" e tem interesses no imobiliário. [...] O seu modus operandi no sector é avaliado de forma contraditória, dependendo da perspectiva do avaliador: alguns armazenistas e exportadores admitem que, em anos de crise de colocação do vinho pela produção, o "Samarreiro" garante o escoamento de milhões de litros, enquanto os produtores aflitos criticam os baixos preços praticados pela Cruz & Companhia.»

18 Beijos:

Anónimo disse...

È samarreiro está tudo dito!...
Começou por comprar peles e sarro dos pipos, fez uma longa caminhada sempre a enganar os desgraçados que depois para receberem os trocados tinham que ir para a porta mendigar o que lhes devia.
Agora as coisas tomaram umas dimensões muito grandes!
É verdade que é um grande empresário, tem criado muitos postos de trabalho, mas desta maneira não vale Sr.Alfredo

Anónimo disse...

quem e que a trabalhar honestamente consegue enriquecer?

Anónimo disse...

"vinte por cento de toda a produção vitivinícola portuguesa" !!???

estou chocado....

Anónimo disse...

...o que impressiona é a facilidade com se "engorda" à margem da lei e a impunidade com que contam para fazerem concorrência desleal e se protejer.
Dentro de pouco tempo está tudo esquecido, é apenas mais um ruido que passa como os anteriores.

Anónimo disse...

So ha um Deus neste Mundo.

Podem chamar: Euro,Dollars,Larjan,
Pesos,Riais,Bolivares,Rupius,Libras,Quanzas,etc e tal.

E o unico deus que governa este globo..

Seja qual for a religiao, no fundo
a riqueza que deteem,nao foi cunstruida com suor deles.

Sempre assim foi e hade ser, "o esperto vive do sonsso e o sonsso
do seu trabalho".

Anónimo disse...

A comunicação social já se calou.........é muito estranho. Quem compra capelas escolas.........

Anónimo disse...

tambem se depois de gastar tanto dinheiro com os santos eles não desemm ajuda nenhuma não valeria apena

Micas10 disse...

A trabalhar honestamente também se pode enriquecer e tem muito mais mérito

Se fosse fácil toda a gente o fazia

Anónimo disse...

a imponidade talvez mas quanto ao engordar deve ter avido muito boa gente a engordar as custas da imponidade revelada porque hoje tambem não se fecham os olhos sem tirar alguma vantagem, amigos é o pais que temos e como diz o velho ditado que ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão eu fico aqui quieto a ver o que as coisas dão

Anónimo disse...

Estimativas no mês de Maio apontavam para stocks na ordem dos Quatrocentos (sim, 400!!) milhões de litros e não os 100 noticiados...

Sou de lageosa rezidente na Alemanha disse...

Para mim elle só fes dois erros 1° foi em comprar a escola da Lageosa á camara municipal, 2° foi em tentar tirar a capéla de nossa senhora do calvario.

Muitos nem a robar consegem a riqueza que o Senhor Alfredo consiguio até agora.

O resto safesse quem pudér

Anónimo disse...

O acórdão realça que as firmas em causa "não dispunham de volumes [de vinho tinto] com tão elevado teor alcoólico para poder satisfazer essas exportações", e que "a origem de grande parte dos vinhos é desconhecida, tendo as arguidas Cruz & Cia e Vinibeira prestado falsas informações nos processos de exportação quanto à respectiva origem".

Anónimo disse...

Três comerciantes ligados a uma das mais importantes empresas de comércio de vinhos, a Cruz e Companhia, e a uma sua associada, a Vinibeira, foram condenados a penas de prisão efectiva por prática de crime de fraude. Alfredo Cruz, líder do grupo, a cinco anos, e os outros dois arguidos (José e António Pereira da Cruz) a quatro anos de cadeia.

António disse...

Sou de lageosa rezidente na Alemanha,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Val de lagrimas:
Este meu comentario, nao sei qual o motivo que aparece em poste deslucado.
Bem haja quem se sabe governar.
Francisco Abrantes

Anónimo disse...

Val de lagrimas:

Erratas: Deslocado,e, honestidade.
Francisco Abrantes

Anónimo disse...

Consta que comprou a Abel Pereira da Fonseca por uns trocados e que agora a esta a vender a Chineses por 40 milhões de euros. Entao porque nao cativam essas fortunas para pagar o que deve ao estado das fraudes que o tribunal disse que cometeu??

Anónimo disse...

Aprovado o estado tem de abrir os olhos e acabar com as vigarices.

Enviar um comentário