Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Jovem de Fiais da Telha foi notícia


"Ricardo Sousa criou na Internet uma biblioteca virtual que dá guarida a textos de autores de língua portuguesa. O projecto é um desafio ao talento de escritores e leitores da língua de Camões.
O sítio já está construído (deu-lhe o nome de "Textos e Companhia").
Ricardo Sousa, 14 anos, de Fiais da Telha, Carregal de Sal, começou a criá-lo em meados de Dezembro de 2005. Dois meses depois tinha-o pronto.
"Em vez de estar a ver os Morangos com Açúcar, sentava-me em frente ao computador a magicar, magicar", conta.
Os primeiros textos arrumados na biblioteca virtual, um espaço a três dimensões, foram os seus. Depois disso, outros já entraram. A meta de Ricardo Sousa é conseguir alojar mil textos nos próximos dois anos. "O desafio está lançado", desabafa.
O objectivo é contribuir para a difusão, preservação e enriquecimento da língua portuguesa. "Cada vez mais com o uso massificado dos \'sms\' e dos\' emails\' a nossa língua tem vindo a ser utilizada da maneira menos correcta", alerta.
Numa carta enviada a dezenas de pessoas e instituições, Ricardo Sousa apresenta-se como um jovem que decide aliar a vocação que sente pela escrita à "queda" que tem pela informática. Juntando as duas vocações, explica, decidiu criar a "Textos e Companhia", uma espécie de \'e-book\'.
"Qualquer pessoa pode entrar neste site e passar algumas agradáveis horas a ler textos alojados na nossa biblioteca 3D, ou se preferir registar-se e tornar-se um autor, dando a conhecer a sua arte ao país", explica o jovem de Carregal do Sal."
Notícia enviada por: Isabel Teixeira
Fonte: Jornal de Notícias de 18AGO2006

1 Beijos:

beijokense disse...

Gostei do «magicar», é indicador da «preservação (...) da língua portuguesa».
E (quase) tudo o que esta malta fizer «Em vez de estar a ver os Morangos com Açúcar» é um bom sinal.
Continua a fazer coisas interessantes e podes comer morangos ao natural, são mais gostosos.

Enviar um comentário