Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quinta-feira, 23 de março de 2006

Oliveira do Conde - 1


Oliveira do Conde dista cerca de 12 km de Beijós.

"Esta vila, ciosa do seu longínquo passado, e orgulhosa das suas sete casas abrasonadas, algumas desaparecidas já, tem ainda bonitos solares, como a Casa do Visconde, a Casa de Ceia ( dos Albuquerques ), frente ao pelourinho, e o solar dos Albergarias, um belo e típico solar da Beira, que, com a sua varanda, mantém, em toda a sua pureza arquitectónica, o cunho do século XV. "
(...)
O Pelourinho
"Pelourinho Manuelino , constituído por uma coluna torsa, encimada por um pináculo. Um testemunho de nobreza desta povoação airosa e senhorial.
(...) aberto na rudeza da pedra indócil que o canteiro domou com mestria imprimindo à matéria bruta e inerte as formas dum esbelto pelourinho de acentuados traços manuelinos. É considerado Monumento Nacional."
fonte: prof2000
------------------------------------
Tobias disse:
"Oliveira do Conde é uma freguesia portuguesa do concelho de Carregal do Sal, com 33,47 km² de área e 3 313 habitantes (2001). Densidade: 99,0 hab/km².Foi vila e sede de concelho entre 1286 e o início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Beijós, Cabanas e Oliveira do Conde. Tinha, em 1801, 4 900 habitantes.
Património: Dólmen da Orca ou Lapa da Orca / Orca de Fiais da Telha Túmulo de Fernão Gomes de Góis Capela de Nossa Senhora dos Carvalhais Casa do Passal / Casa do Doutor Aristides de Sousa Mendes Casa e Capela dos Cabris Casa Grande de Oliveira do Conde Casa da Oliveirinha (conjunto incluindo jardim e tulha) Pelourinho de Oliveira do Conde Solar dos Soares de Albergaria Casa Dr. Juiz / Casa Amarela / Casa da Frente Fiais da Telha - Aldeia pitoresca Retirado de:
---------------------------------
*-------*-------*
::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::

1 Beijos:

Anónimo disse...

Oliveira do Conde
Brasão
Concelho Carregal do Sal
Área 33,47 km²
População 3 313 hab. (2001)
Densidade 99,0 hab./km²
Orago São Pedro da Cadeira
Freguesias de Portugal
Oliveira do Conde é uma freguesia portuguesa do concelho de Carregal do Sal, com 33,47 km² de área e 3 313 habitantes (2001). Densidade: 99,0 hab/km².

Foi vila e sede de concelho entre 1286 e o início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Beijós, Cabanas e Oliveira do Conde. Tinha, em 1801, 4 900 habitantes.

[editar]
Património
Dólmen da Orca ou Lapa da Orca / Orca de Fiais da Telha
Túmulo de Fernão Gomes de Góis
Capela de Nossa Senhora dos Carvalhais
Casa do Passal / Casa do Doutor Aristides de Sousa Mendes
Casa e Capela dos Cabris
Casa Grande de Oliveira do Conde
Casa da Oliveirinha (conjunto incluindo jardim e tulha)
Pelourinho de Oliveira do Conde
Solar dos Soares de Albergaria
Casa Dr. Juiz / Casa Amarela / Casa da Frente
Fiais da Telha - Aldeia pitoresca
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oliveira_do_Conde"

Enviar um comentário