Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 22 de março de 2006

Dia Mundial da Água

jbatista79 escreveu...
e uma excelente ideia, mas nao basta limpar mas tambem sensibilizar a população para deixar de sujar, e tambem alertar a junta de freguesia para o facto de ser muito perigoso a utilização de herbicidas juntos de cursos de agua como e o caso que vemos nas fotografias
14 Março, 2006 22:42

jbatista79 e restantes beijosenses e amigos, neste dia da água deixo um alerta para os perigos da utilização não só de herbicidas como de outros químicos para a contaminação da água - não apenas as águas superficiais, mas também, e sobretudo, os recursos hídricos subterrâneos. Aí reside um dos sete problemas da água que são objecto de chamada de atenção da Quercus «Desde a exploração excessiva até à contaminação decorrente das más práticas agrícolas que utilizam de forma abusiva fertilizantes químicos e pesticidas, vários são os factores que põem em causa a salvaguarda dos recursos hídricos subterrâneos.»

Escolhi este entre os sete porque me parece que está ao alcance de muitos beijosenses uma mudança de comportamento com vantagens para todos.


10 Beijos:

beijokense disse...

Ainda bem, jbatista79. Sempre que tiveres oportunidade vai 'evangelizando' os nossos conterrâneos nesses assuntos ;)

AMSantos disse...

Eu passo aí os fins de semana a cortar silvas, faz bem ao corpo e à mente. Como elas voltam a crescer tenho sempre vários ginásios ao ar livre.

Anónimo disse...

Vadio, eu ando a estudar p'ra isso. Já comprei uns terrenos cheios de silvas e arrisco-me a herdar uns matagais. O que é preciso é transpiração!

Anónimo disse...

peixeira podes seguir o exemplo do vadio e treinar no ginásio dele. Sem ofensa ... mas estás a precisar de cortar muito matagal e silvas!!!

Anónimo disse...

ó anónimo, já comprei os livros para estudar a técnica. E vou praticando sempre que posso!!

Anónimo disse...

Na região da Beira Alta, as ameaças sobre a água potável existem e são bem reais.

Empresários, ainda pouco escrupolosos, continuam a poluir alguns dos rios e reibeiras da Beira Alta. Pecuárias, como uma que tem sido notícia recente na zona de Vouzela. Minas abandonadas que continuam a lançar produtos químicos, metais pesados, como mercúrio, chumbo, etc,para os cursos de água afluentes do Mondego.
ETARs que funcionam mal ou mal concebidas tornam algumas ribeiras em canais de esgoto a céu aberto, bem visivel aos olhos e ao nariz, logo que os caudais começam a baixar, no Verão.

A fauna aquática de há 20 ou 30 anos atrás quase desaspareceu.

Ovelhas chegam a morrer por beberem alguma dessa água poluida.
Uma ovelha, em regra, não come se o alimento não está para o seu gosto. Seleciona.
Porém, não faz a mesma selecção quando tem sede, o que lhe pode ser fatal.

Por isso a qualidade da água é tão importante para tanta coisa.

Poluição? Li algures que basta uma gota de óleo para poluir mil litros de água.

A água é um dos melhores dissolventes que há. Mas se isso lhe dá uma utilidade imensa também a torna fortemente vulnerável porque arrasta para si toda a sugidade, químicos, etc.

Não será de ter mais cuidado com um bem que, pelas pressões crescentes que sofre e pelo aumento da procura para os mais diversos fins, se considera "o ouro azul" das próximas décadas?...

Isto quando, segundo o Fórum Mundial da Água (ONU), que decorreu na semana passada na cidade do México, em cada oito segundos no mundo morre uma criança por doença resultante da deficente qualidade da água ou da sua falta.

Cadina

Victor Peixeira Marques disse...

Ó anonymous peixeira e victor peixeira, não são a mesma pessoa se calhar refereste a mim, mas o meu ginásio é mais de levantamentos de pesos, (Super Bock).

Anónimo disse...

É pá pensei mesmo que eras tu. Desculpa lá peixeira,Isto dos nomes baralhou-me.

Anónimo disse...

Ganda peixeirada!
Victor, talvez precises + de ginásio outdoor (não confundir c esplanada) que eu, mas eu tenho + silvas e, como sou roundupofóbico, vai haver mto espaço p treinarmos.

Anónimo disse...

uma pergunta jbatista79 é o caparro ou o cid?

Enviar um comentário