Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 20 de março de 2006

Carregal do Sal é notícia - 15 - 1000 empregos por preencher no concelho - 3

O assunto dos 1000 trabalhadores em falta continua a dar que falar, desta vez via um excelente trabalho jornalístico de Alexandra Simões de Abreu, no último nº do Expresso.
Deixo aqui parte dessa reportagem, adiantando algumas notas pessoais:

  1. Ficamos a saber porque se queixa o empresário Rogério Abrantes - com todo o respeito, esse modelo não é sustentável, irá ter sempre falta de (aprendizes de) costureiras
  2. Será que a Dimoldura não poderia pagar mais? Ao que me parece os salários que paga estão abaixo do que seria de esperar para a qualificação dos trabalhadores
  3. Espero que o empresário que "fez" a Labesfal seja capaz de impor a mesma cultura empresarial na Dão-Sul - se isso acontecer, não faltarão os quadros!

31 Beijos:

Anónimo disse...

DIMOLDURA:Trabalhos de carpinteiro,
considerados "finos"em moldes ou acabamentos,tem um ordenado,nunca inferior a 30"EUROS" HORA.Limpos sem descontos.O empregador tera de cobrar, por hora cerca de 80 "EUROS". mas se for em trabalhos privados, o trabalhador custa nunca inferior a 100 "EUROS" hora. O empregador tera de suportar,seguros,saude acidentes,e, de familia, nao esquecendo as ferias.O custo de vida neste pais e muito inferior, ao custo de vida ai. Em Portugal.Com um ordenado destes nao terao falta de trabalhadores.

Anónimo disse...

Se eu fosse a acreditar em tudo o que leio nos jornais.........

1º- atrasos de salários e horas extras (vários meses)

2º- Péssimas condições de trabalho.

3- Trabalho mal pago ( só por não ser qualificado recebe-sse uma miséria pelo trabalho que se faz), um trabalhador que passa o dia todo a "alombar" com 80Kgs várias vezes por minuto durante 8 horas recebe o salário minimo e se o receber)

4- chantagem psicológica- empregadores ameaçam trabalhadores que se não fizerem horas extras o contracto não é renovado (se elas ainda fossem pagas a tempo e horas!!!)

o jornalista do expresso devia ter ido para lá trabalhar á "paisana" e ver "in loco"

O Sr. Atilio devia estar na reforma porque ele não sabe o que diz.

Anónimo disse...

Só uma nota , a Dimoldura não faz trabalhos de carpintaria, faz molduras e componentes e Kits pa ra portas, e segundo eu sei paga muito acima do salário minimo aos aprendizes, aos trabalhadores qualificados já pago um salário razoável.

beijokense disse...

...mas paga menos do que o vizinho que «levou os trabalhadores formados por nós»
Isto é que era preciso, guerra pela força de trabalho :)

beijokense disse...

ó anonymous, leste a parte do artigo aqui reproduzida?
Não é o jornalista, é a jornalista que, repito, fez um excelente trabalho!

Anónimo disse...

Caixilharia, neste pais sao considerados finos, ou acabamentos.
As portas ja veem montadas,e com o respctivo lugar para a fechadura.Trabalha-se no genero standart.Qualquer inesperiente instala uma porta em menos de 30 minutos.Na fabricas, o journeyman,
que sao trabalhadores, com mais de quatro anos de experience,auferem normalmente o dobro de qualquer outro.Porque nao, os Senhores dessas fabricas, o melhor e informar esses jovens que foram lavar pratos para a Inglaterra.
Tenho aqui um amigo fabricante de moldes,e caixilharia. Que exporta para todo o mundo, ate talvez para Portugal.
Pois que tem uma exposicao, de fotografias e frazes sobre a vida e a obra de Aristides de Sousa Mendes. Usa isso como divulgacao dos seus produtos.Ate talves ja tenham estado alguns em Carregal do Sal.Ja ouviram falar em Euric Saul?

.

Anónimo disse...

Tenho aqui duas pessoas de familia, que estam a cuidar,ou melhor fazer companhia a senhoras de idade. Que o seu ordenado limpos sao 1400"EUROS" mensais. Com dois dias de folga por semana.Teem cama e mesa e roupa lavada,e praticamente vestir e calcar.Sera possivel existir disso ai?

Anónimo disse...

Ainda mais tive aqui um SENHOR MEU AMIGO.So porque o vizitava diariamente.Doente e de cama e sempre que necessitava algo, eu estava sempre pronto.E so depois de sepultado, vim a saber que o que deixou era meu. Nesse pais nao ha disso. Fizio sem interesse algum.

Anónimo disse...

So mais esta,essas senhoras que fazem companhia a outras senhores, uma tem 75 anos e a outra 70, Quem e que ai da trabalho a mulheres com essa idade? Se elas tambem estam nas mesmas condicoes!...

Anónimo disse...

Por este andar, faltará pouco para se passar a divulgar outro tipo de contabilidade laboral: desemprados, ofertas de "trabalho" para escravos, e ofertas de trabalho, chamadas normais...etc.

Anónimo disse...

smpc83: Neste pais essa atitude tem nome.Discriminacao, que da direito a serem processados criminalmente, por discriminacao e racismo.Os advogados ai so defen-
dem
cabecas partidas e divisoes de par-
tilhas? Neste pais os advogados, era uns atras dos outros, a baterem a porta.Quem paga e quem tem.So e necessario ter 70 "EUROS"
para entrar na "SUPERIOR COURT"

Anónimo disse...

smpc83, kdo casaste? ao menos, podias ter convidado :(

Anónimo disse...

O que dizem na rua, é que os trabalhadores preferem ficar em casa a receber o rendimento mínimo garantido ou não conseguem atingir os mínimos de produção nas fábricas que pagam à peça.
Será verdade que os trabalhadores sofrem de preguiça ou de falta de pedalada?
Se as empresas oferecem formação que venham anunciar no Beijós XXI,talvez pudessem atrair trabalhadores de mais longe.

Anónimo disse...

Acabo de ouvir o noticiario da RTPI
Em que informava que o Canada, iria repatriar milhares de imigrantes ilegais, portugueses, do continente,Acores e Madeira.Sem hipotese de remover a lei.E tempo dos senhores de Carregal do Sal.Fazerem publicidade dos trabalhos existentes em Carregal do Sal.Ou enviar la algun cacique,
para seduzir deslocarem-se para esse "OASIS"

Anónimo disse...

muitos desses imigrantes ilegais nunca fizeram nada para ficarem legais para assim não terem de pagar impostos no Canada. Eu conheço alguns casos! outros dedicaram-se a actividades não aconselhaveis, foram apanhados e agora vão repatriá-los. Sinceramente, tb não é dessa gente que a nossa região precisa!!!

Anónimo disse...

aninymous: Ate concordo em certa parte contigo.Alguns nao milares.
Ha aqui uma estacao de radio,que passa o tempo a pedir,ou para a igreja da santa terrinha, ou para lhes fazerem o funeral.Nao exportem material desse.Alguns sao repatriados por indecentes e ma figura, consumidores de drogas e os produtos do deus "BACO".Entregem-nos ao cura da freguesia eles. Material desse basta os nativos

Anónimo disse...

eu trabalho na lecomad e a vida lá nao ta facil. ha muitas exigencias dos patroes e ha pouco proveito.
EXS: no ano passado estive 3 MESES para receber as horas de um certo mês. O k acham disto?
Há casos em que os "boss" pedem para fazer horas e, como ja aconteceu eles disseram k se nao as fizessemos haviamos de paga-las!) e que remedio temos de as fazer... E esta hein?
Ha uma pessoa que entrou em novembro passado, fez bastantes horas e até à data ainda não viu o dinheiro dessas horas?

comentem sff

Anónimo disse...

Cravo, compreendo que é difícil e proponho que juntem um dossier dos aspectos negativos e entreguem ao sr. Presidente da Câmara para ele ter em consideração quando avalia a importância dos investimentos no concelho.
Mas tenham em atenção que esse tipo de problemas é generalizado no país e mesmo os organismos mais ou menos dependentes do Estado se atrasam bastante!
Eu presto serviço ao meu patrão em 2 cidades diferentes, tenho que deslocar-me em viatura própria, pagam-me menos de metade do que a lei estipula para as deslocações e com uma média de 180 dias de atraso! Quanto a horas extra, nem tusto, é um conceito desconhecido na minha categoria profissional.

Anónimo disse...

O primeiro patrao que tive neste pais.Ao fim da semana entregava-me um cheque, em que dizia xxxx semanal.Fiz algumas horas extras, falei nelas, calaram-se.trez meses depois,abandonei o trabalho,e fui tentar receber essas horas.Responderam-me, o teu ordenedo e a semana.Ja tinha outro , melhor em todos os aspectos.Quando se nao esta bem muda-se.Numa terra dessas e dificil, nao ha por onde escolher.

Anónimo disse...

Quando uma qualquer actividade não é rentável sem ser à custa do não pagamento do já mísero salário e/ou horas extra, tem os dias contados, mas na maioria dos casos, trata-se de explorar os mais fracos e desprotegidos que lutam pela sua sobrevivência.
...e ainda querem passar por benfeitores ao oferecer esses trabalhos!!! Têm o "céu" garantido !

Anónimo disse...

ola.. para começar na dimoldura nem se esta muito mal a nivel de pagamentos nao falham..e as horas se as falhavam era mais ou menos 10 dias..mas recebiamo-las kase sempre na mesma altura..

Anónimo disse...

Na Lecomad o ambiente de trabalho é pessimo.

Anónimo disse...

NA lecomad reina a desorganização,
fazem-se portas sem saber como é de bredar aos ceus!!!

Anónimo disse...

Não percebo como se pode faz um investimento daquele tipo, avultado sem que exista uma organização por detras e que sustente o investimento. que esta a organizar não sabe o que faz nem como se faz.

Anónimo disse...

lecomad ou basmold é tudo a mesma coisa não sabem o ke kerem ... na basmold todos mandam uns dizem pra fazer uma coisa e vem outro por detrás e manda fazer outra coisa... enquanto o Sr.Sebastião estiver á frente das duas empresas elas em vez de andarem para a frente andam para trás ...

Anónimo disse...

andam lá uns cromos da bola armados em heróis mas não valem nada... têm a mania ke são chefes na BASMOLD mas não percebem nada do assunto, tudo porque aprenderam com o professor... as horas são pagas passado uns meses "valentes" o trabalho é tipo escravatura de antigamente... se quiserem saber mais é só perguntar!

Anónimo disse...

Neste blog ja vi referido o nome Sr SEbastião Não sei como um incompetente è gerente duma empresa Eu nem a gestão do meu galinheiro lhe confiava poderia ficar sem ovos!

Anónimo disse...

no galinheiro não senhor as galinhas não têm culpa,nem pra isso ele serve , talvez guardar ovelhas, também pra isso ele não serve... mas talvez porcos porque falam a mesma lingua...

Anónimo disse...

Já ouvi boas coisas acerca do comportamento profissional (criminoso)noutras empresas por onde o sebastião passou alguem do blog sabe os permenores?

Anónimo disse...

criminoso é uma palavra muito feia ... não o chamaria desse nome mas outros... pormenores talvez !

Anónimo disse...

o sr sebasteão para além de se armar q era sócio da basmold oque depois veio a se comprovar q era totalmente mentira andava a desfilar de carrinho novo a gabar-se q era dele e ao fim de contas não era q grande mentiroso eu tinha vergonha!

Enviar um comentário