Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 25 de outubro de 2005

A 1ª noite numa Pousada

«A Santa Casa da Misericórdia de Viseu negociou com o grupo Pestana a possibilidade de transformar o antigo Hospital Distrital de Viseu numa pousada. Segundo o gabinete de relações públicas do Grupo Pestana, o edifício do Hospital de S. Teotónio receberá uma unidade com 70 quartos após obras de cerca de 7,5 milhões de euros.

A história conta que a primeira pedra para o hospital S. Teotónio foi lançada pelo Bispo D. Francisco Moreira Pereira de Azevedo no dia 29 de Março de 1793. Ignora-se quem fez a planta do Hospital mas sabe-se que o Mestre - Pedreiro Jacinto Mattos, de Vilar de Besteiros arrematou as paredes por 30.000.000 de reis e o Mestre Manuel Ribeiro de Viseu arrematou as obras de madeiramento e ferragens por 13.600.000 reis. A construção correu lentamente e esteve alguns anos suspensa por falta de dinheiro e por causa da Guerra da Península e guerras civis posteriores. O Hospital recebeu os primeiros doentes em 1842 estando ainda inacabado. É neste ano que se fez o grande portão de ferro da entrada para o edifício, onde se colocou a data. Em 1876, fez-se a escadaria semi - circular exterior, na entrada para o grande terreiro ajardinado em forma de paralelogramo, e que toma toda a frente do edifício.»

[Diário Regional de Viseu, 21/10/2005]

Sempre vou poder dizer que foi numa Pousada que passei a primeira noite fora!

1 Beijos:

António disse...

Aló Beijokense
Aqui fica uma promoção para um hotel do Grupo pestana a 20€.
http://www.pestana.com/PT/Promocoes/LastMinute/LastMinute_AlvorAtlântico.htm
ai se eu tivesse tempo.
talvez quando o S. Teotónio estiver a funcionar, esperemos que demore menos tempo a sua remodelação do que os 49 anos para a sua construção.
Bem pelo menos teriamos a certeza de estarmos reformados.

Enviar um comentário