Manda a tradição festejar o Santo Padroeiro da Paróquia de S. João Baptista de Beijós com rosmaninho, fogueiras e sardinhadas na noite de 23-Junho e uma grande procissão no dia 24-Junho.
O cortejo passa obrigatoriamente pela rua de S.João no Lugar d'Além, o bairro mais antigo da aldeia. Ainda me lembro de quando abriam a capela da Nossa Senhora das Areias, mas agora não há lá nada dentro. Toda a gente gosta da procissão, das colchas nas janelas e das ruas enfeitadas, pelo menos a avaliar pelo grande número de fotos de procissões colocadas no Beijós XXI.
Já alguém contou essas fotos ?
Não se esqueçam de preparar o rosmaninho, as flores, os vasos...
E o resto da tradição...
Será que os rapazes vão estar tão distraídos com a Selecção e o Mundial de futebol que se vão esquecer de fazer a habitual corrida da meia-noite?
(não digo mais nada)
Como diria o meu pai, em 1944 o S. João também foi num Sábado... por isso a festa durou 3 dias.
ResponderEliminarisso e uma ideia que se tem sempre sugerido, mas os dfonos dos vasos tem sempre medo e vao logo busca-los de manha cedo. mas quem estraga por norma nao e quem os «tira emprestado» mas quem passa e o faz por maldade....
ResponderEliminareste ano veremos..sendo sexta a noite, deve haver muitos grupos..mas ha quem corra nesta corrida por maldade e nao para manter uma tradiçao - que é sempre importante.