«Transcrição parcial do telegrama do embaixador de Portugal em Madrid, Pedro Teotónio Pereira, que se dirigira à fronteira francesa, em Junho de 1940, para travar Aristides de Sousa Mendes.
O telegrama é dirigido ao MNE, em 25 de Junho de 1940 e nele, Teotónio Pereira relata a situação caótica que se vivia nesses dias na fronteira entre Espanha e França:
"Acabo regressar Madrid. (...) zona fronteira franco espanhola situação caótica e susceptível produzir-nos sérias complicações.
Toda massa estrangeiros existentes em França empurrada por invasão alemã refluiu cidades sul e pretendia obter visto para Portugal . Entre esses estrangeiros figuravam larga cópia judeus e originários vários países absorvidos ou vencidos por Alemanha que se esforçavam com ou sem motivo por ou sem motivo por fugir França todo custo.
Nossos Vice-consulados sul França mostraram-se desorientados situação que se agravou pelo facto Cônsul de Portugal em Bordéus desvairado por acontecimentos começar dando vistos grande quantidade e levando depois Cônsul de Portugal em Bayonne a adoptar mesmo procedimento.
Tal desorientação causou grande impressão lado espanhol esboçando-se logo campanha política contra Portugal (...)"»
Fonte: Expresso
Origem: MVASM
Agradeço eu nome do MVASM, a transcrição do nosso post no vosso blogue.
ResponderEliminarAgradeceria igualmente, que para além de referirem a fonte "expresso,pt" referenciassem que é do blogue do Museu Virtual Aristides Sousa Mendes.
Obrigada
Luisa Pacheco Marques (coordenadora do MVASM)