sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Aristides de Sousa Mendes é hoje homenageado pela Academia do Bacalhau de Paris

«O Cônsul Aristides de Sousa Mendes é hoje homenageado pela Academia do Bacalhau de Paris, num jantar que reúne várias figuras da comunidade portuguesa em França.

Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) salvou milhares de judeus em 1940, concedendo vistos que permitiram a fuga para Portugal, após a ocupação da França pela Alemanha nazi.

Ao conceder os vistos, o cônsul português em Bordéus (...)seria, por isso, afastado da carreira diplomática.»

Fonte: Visão

4 comentários:

  1. Sem pôr em causa o motivo da jantarada, devo dizer o seguinte:
    - Estas iniciativas, com todo o merecimento que elas tenham, parece ficarem um pouco, diria, ridículas quando patrocinadas por estas doutas Academias. Fazem-me lembrar os saudosos grupos, jantaristas, excursionistas ou quejandos, de meados do século passado. Uma Academia do Bacalhau, era suposto que tratasse de assuntos relacionados com o mesmo e não fazer homenagens a este ou aquele. Poderão fazê-lo como um grupo de pessoas, por muito intelectuais que sejam. Porém, parece estar na moda estas coisas das Academias e Confrarias, onde se junta gente muito importante. Aguardo ansiosamente pela criação da Academia do Carapau de escabeche!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. DEVIDO À INCIVILIDADE DE CERTOS INDIVIDUOS
    MEMBROS DA ACTUAL DIRECÇÃO, ESTE SITE,
    FEITO BENEVOLAMENTE DESDE JANEIRO DE 1999,
    ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO.

    ResponderEliminar
  3. Falta aqui alguma compreensão:
    No estrangeiro, quando os emigrantes portugueses se encontram, sabe muito bem reunir à volta de um bom prato de bacalhau com todos, regado de um bom azeite e acompanhado de um bom Dão. Daí, o nome das "academias de bacalhau" para esses encontros informais.
    Se um grupo de emigrantes portugueses no estrangeiro aproveitar para se reunir, para falar português e para recordar e brindar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes,fica-lhes muito bem.
    Fazê-lo à vota de uma boa mesa é algo que o próprio Sousa Mendes, que tinha uma sala de jantar com 19 cadeiras, poderia apreciar.

    ResponderEliminar
  4. Parece ninguém ter posto em causa o nome de Aristides de Sousa Mendes, nem tão pouco a jantarada! Qualquer grupo de pessoas pode fazer o mesmo. O que acho "ridículo" é o uso e abuso da douta designação de Academias mas, como cada um faz o que quiser, desde que não ofenda ninguém e que isso lhes dê prazer,continuem e bom proveito!

    João Celorico

    ResponderEliminar