quinta-feira, 31 de julho de 2008

Sardão

(Texto e fotos de JCC)

Este bonito exemplar, um sáurio lusitano, também conhecido por “Sardão”, está em fase de extinção.
Não persegue o bicho homem mas é perseguido e exterminado por ele. Tal como outras espécies das quais ouvimos falar mas já fomos impedidos de ver; destes bonitos bichos e de outros, os nossos vindouros virão a dizer o mesmo. Tudo isto porque, dentro do egoísmo humano, nem os bichos amigos são respeitados. Porque não tenho eu direito de ver os dinossauros reais? O sardão alimenta-se de insectos, de escaravelhos etc., tudo em nosso benefício. Com o egoísmo de querermos comer as batatas todas sozinhos e da forma mais fácil, envenenamos os escaravelhos e, por sua vez, estes nossos companheiros comem os escaravelhos e morrem também.
Em vez de envenenarmos as batateiras e, por consequência, a nós próprios, se criássemos destes bonitos lagartos e os lançássemos nos batatais para comerem os escaravelhos; se necessário os alimentássemos com um bom afrodisíaco para virem a comer os escaravelhos quase todos, só quase todos, estaríamos a contribuir para um ambiente mais saudável e mais divertido. Penso que daria muito mais gozo ver os lagartos, nos batatais, numa forte actividade fecundativa de que ver os escaravelhos a morrer envenenados e, por arrasto, os lagartos também.
Com isto poderemos também ter batatas biológicas na nossa mesa!
Coma batatas biológicas, ajude a repovoar a Terra e evite ficar nela sozinho.

Capturei, à mão desarmada, no monte em Almada, em 1975, quando no exercício das minhas topografias, este bonito lagarto - veja como é linda a amizade entre o homem e a bicharada.

5 comentários:

  1. Caçador de leões, domador de lagartos, furador de tubos de rega, divulgador do acordo ortográfico, este homem é um SENHOR !!!!

    ResponderEliminar
  2. Um bom candidato à "Junta" do Penedo!

    ResponderEliminar
  3. "Caçador de leões, domador de lagartos" é o verdadeiro artista.

    ResponderEliminar
  4. Escaravelho, bem vindo ao Beijós XXI :P
    Gostas mais de mim ou do sardão?

    ResponderEliminar