O Diário de Coimbra noticiou:
«...Coro traz Taça de Ouro “Pedro, o Grande” do Festival Mundial de S. Petersburgo
(...)
A concurso apresentaram-se, na cidade russa, 12 coros de várias nacionalidades (Estados Unidos, República Checa, Singapura, etc.), «todos de grande qualidade e sujeitos a uma avaliação prévia».
A vitória em S. Petersburgo – de onde o grupo de meia centena de coristas regressará hoje à noite – aconteceu depois do grande sucesso alcançado logo no concerto de abertura do festival. Os Antigos Orfeonistas, embaixadores oficiais da Universidade de Coimbra, apresentaram a concurso peças de música de Coimbra, com arranjos para coro e guitarras.
(...)
CD lançado em Julho
(...)
Constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, o Coro dos Antigos Orfeonistas apresentou-se pela primeira vez em Dezembro de 1980, por ocasião das comemorações do centenário do Orfeon Académico de Coimbra, onde o grupo foi buscar as suas raízes institucionais. Música sacra, operática e popular fazem parte do repertório do coro, que tem dedicado particular atenção à Canção de Coimbra, tratando temas divulgados pelas vozes de José Afonso, Luís Goes e Adriano Correia de Oliveira. Até hoje, o grupo realizou mais de seis centenas de concertos e apresentações, em Portugal e no estrangeiro, e partilhou o palco com grandes nomes da música nacional e internacional. É, desde 2003, dirigido pelo maestro Virgílio Caseiro.» Andrea Trindade
Fonte: Diário de Coimbra
**
Editado em 03JUL2008
Graças ao comentário de Isabel Clara,
«O Coro dos antigos Orfeonistas participou no II World Choir Festival, que decorreu na cidade de São Petersburgo (Rússia) de 16 a 21 de Junho de 2008.
Na sessão competitiva de 21 de Junho o Coro foi galardoado com a Taça de Ouro, equivalente à vitória no concurso.
Numa actuação com peças a capella de música sacra de autores de Coimbra e de peças de música de Coimbra acompanhadas por guitarra e viola, o Coro demonstrou assim, mais uma vez, a sua valia e reafirmou a qualidade da música e do trabalho coral que tem vindo a desenvolver em Portugal e no estrangeiro, razão pela qual é Embaixador Oficial da Universidade de Coimbra.
Veja aqui o video da reportagem RTP.»
Fonte: Universidade de Coimbra
Parabens ao Orfeon.
ResponderEliminarTantas vezes o cantaro vai à fonte...
ResponderEliminarCorrem mundo com o que é "nosso" e agora foram reconhecidos.
Senão me falha a memória, isto já aconteceu na semana passada porque eu tenho ideia de ouvir isso na televisão embora o canal 1 só o tenha anunciado ontem
Obrigado Isabel Clara,
ResponderEliminarjá foi editado o post.
parabens!
ResponderEliminar