segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Co'a telha - 2














Diz-me lá ó Zé
De quem é a chaminé

21 comentários:

  1. da casa do espreita aviões?

    ResponderEliminar
  2. ou do zé d'aguieira.
    Beijokense, qtas cervejas estão hoje em jogo?

    ResponderEliminar
  3. gostei do que disseram sobre o "Onda Viva" e ao mesmo tempo supprendi-m,porque nas actuações que elas têm dado em beijós nunca vejo lá muita gente.

    ResponderEliminar
  4. conforme pouca gente vê as actuações do onda viva, se calhar o/a anonimus tb não aparece noutros eventos q acontecem em beijós! n? para nos fazerem tb temos q fazer....

    ResponderEliminar
  5. Acerca das cervejas no sabado pelas 16 horas no Peixeira, estive lá e ninguém apareceu.
    Então Noddy o que aconteceu? Não tinhas sede no sabado á tarde?

    ResponderEliminar
  6. oh! tive vergonha. sou mto timida....

    ResponderEliminar
  7. Penso ser a chaminé da casa do Falecido Srº Duarte. Que é grande é, até dava para lá fazer um belo quarto com solário.

    ResponderEliminar
  8. Ó Noddy mas chegas-te lá ir?

    ResponderEliminar
  9. n. és rapazola para q idade?

    ResponderEliminar
  10. Ainda ninguém acertou, mas quer a noddy quer o Vadio estão perto...

    Ó noddy, não estava previsto prémio, desta vez... pode ser 1 coco?

    ResponderEliminar
  11. Essa chaminé pertence á casa do Srº Agostinho da Custódia.

    ResponderEliminar
  12. Por acaso esta fotografia causou uma "amena discussão" aqui em casa e por acaso estvam visitas aqui e não nos entendiamos a qual casa pertencia, nem uma visita ao local esclareceu a dúvida, só ao voltar a casa é que esta dúvida me foi diisipada ao perguntar ao Srº Manuel(pedreiro) que vive perto a quem pertencia a casa. Aqui o meu muitoobrigado ao Sr. Manuel pela ajuda.

    ResponderEliminar
  13. Esta chaminé é metade do Meu avô Duarte Campos Pais e metade do Sr. José da Aguieira.

    ResponderEliminar
  14. ò Ricardo a visita ao local não deu frutos, porque de facto a casa do Agostinho da Custódia pega com a casa da Chaminé mas não é dele metade era do meu avô Duarte e metade do Zé da Aguieira, nesta casa moraram os meus pais antes de irem para a que têm hoje aliás foi lá que "nasceram" o meu irmão e a minha irmã.

    ResponderEliminar
  15. Esta cheminé tem que estar perto da igreja por que se vê o outeiro ao fundo. De que que época é a a construção ?

    ResponderEliminar
  16. Victor:
    eu disse: "nem uma visita ao local esclareceu a dúvida"

    A minha resposta baseou-se na resposta dada pelo Srº Manuel.

    Pode ser que eu tenha melhor sorte para a próxima.

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  17. Bela, Chaminé, faz parte também da imagem colectiva, que todos temos da bela paisagem de Beijós.
    Aldeia das sete colinas.
    Faço votos que nunca ninguém a deite abaixo, seguramente que a paisagem nunca mais seria a mesma, ficaria amputada.
    Viva a chaminé.

    ResponderEliminar
  18. Ó Ricardo, vais aí ao café do peixeira com o Pintarolas, tá lá o Manel (pedreiro) e esclarem o assunto ;)

    ResponderEliminar
  19. Esta merecia um comentário mais alargado. Vamos lá ver se não me perco.
    Não sei a data de construção, mas deve ser de finais do séc XIX (?). O tipo de construção não é comum na região (em Beijós não há mais nenhuma lol). Havia uma grande cozinha com esta chaminé que dava para grandes assados e para fumar largas dezenas de chouriças. A casa principal, com os quartos de dormir, os salões e a adega, era separada.
    O destino fez com que um dia a casa, o quintal e a cozinha fossem divididos em 2 partes, então construiu-se uma parede ao longo da cozinha, que dividiu a lareira, mantendo a chaminé.
    Foi numa das partes dessa cozinha que eu aprendi que não se brinca com o fogo e que aprendi também os impropérios (em versão soft, comparando com a norma actual) por ele despoletados. De quando em vez, a minha mãe conversava com a Natividade sem sair da nossa lareira. Noutras ocasiões, eu entrava pela porta "errada" para ouvir as histórias do Sr. José -- não tínhamos TV, mas tínhamos esses meios de comunicação interactivos que eram os velhos -- bem, deixem-me lá acabar! (tudo isto por causa duma chaminé?)

    ResponderEliminar
  20. uma chaminé deste tamanho e desta idade deve ter muitas histórias pra contar ...haja quem as saiba.

    ResponderEliminar
  21. Parece que não restam dúvidas:
    a chaminé pertence, em partes iguais, a herdeiros de Zé d'Aguieira e herdeiros de Duarte.
    Assim sendo, o tribunal arbitral decidiu que noddy, Vadio e Victor Peixeira vão repartir o prémio, ie, vão partir o coco.

    ResponderEliminar