Faz hoje 142 anos o 1º recenseamento moderno. Na freguezia de Beijós, concelho de Carregal (sem Sal), contaram-se 846 varões e 924 fêmeas. Destes 1770 residentes, apenas 7 tinham mais de 80 anos (digo isto para desmistificar um dito que se ouve por aí, que os antigos tinham uma dura mas longa existência).
e agora quantos há com mais de 80 anos?
ResponderEliminar142 anos depois, a freguesia de Beijós tem quase tantos habitantes com tinha então o Concelho de Carregal.
ResponderEliminarSeguramente que só Beijós tem hoje mais pessoas com idade acima dos 80 que à época tinha todo o Concelho.
Esperemos que José Socrates não seja assíduo do Beijós XXI, se não as reformas passam mesmo para os 80.
é pá, acima dos 80 não tenho aqui dados actuais, o INE não dá isso de graça... mas podemos estabelecer a comparação acima dos 65: eram 123 em 1864 e 299 em 2001
ResponderEliminarNão sei se é possivel essa informação, mas e com idade inferior a 20? Quantos eram em 1864 e quantos são hoje? Isso é que me preocupa. Não são os com mais de 80, porque esses já sabemos que são muito mais.
ResponderEliminarMenores de 15 eram 488 em 1864 e 203 em 2001. Os tempos eram outros, havia 150 bebés até 2 anos, mas muitos deles não chegaram à idade adulta.
ResponderEliminarTokelau tem hoje 1577 hab.
ResponderEliminarHá 140 anos a população dos atóis foi quase dizimada pela escravatura e pela disenteria, restando cerca de 200 hab.
Há relatos que entre 1860 e 1880 vários marinheiros ocidentais, incluindo portugueses, acabaram por ficar por cá seduzidos pelas nativas, evitando o total despovoamento.
Eu hoje á noite posso fornecer esses dados, só sei de cabeça que hoje têm 1217 habitantes.
ResponderEliminarAs nativas de Tokelau deviam ser prendadas, muito.
ResponderEliminaró victor peixeira, ainda são 1217?
ResponderEliminaristo porque na introdução ao blog aparece esse numero e desde então pelo menos faleceu o sr. Ventura!!!
a não ser que tenha nascido alguem.....
já nasceram mais 2....
ResponderEliminarNasceram o filho do toino do anibal, eo filho do Bife.
ResponderEliminarO café Golfinho vai passar a Bifinho. Vamos fazer votos p k venham tb umas Bifanas.
ResponderEliminarParabéns aos pais, avós e padrinhos.
ResponderEliminarParabéns, muitas felicidades aos Pais destes novos conterrâneos, mas sobretudo muita paciencia e resistência para mudar fraldas, dar biberões, sem nunca esquecer que a melhor prenda para um bébé é o colo.
ResponderEliminarReceita: nunca regatear um colinho