Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Última lavagem:

Na sequência do post em que se falava do «péssimo serviço que o Planalto Beirão está a prestar às populações, em termos da recolha dos lixos», dei-me agora conta de que os contentores passaram a ostentar um autocolante com a data da última lavagem - e o logo da empresa espanhola a quem o Planalto Beirão adjudicou o serviço até 2031.
Alguns contentores de Beijós têm também uma pequena «afixação» sujeita a lavagem, eventualmente enquadrável como «infracção punida pela lei» :)


8 Beijos:

Anónimo disse...

Eu, Minhoca,

Beijós é uma terra de muita água e por isso assentei arraiais por aqui, por estes prados e lameiros. Embora não tenha olhos para ver o verde dos pinheirais nem ouvidos para ouvir o canto dos pardais, dos melros e das rolas, não me importo, vivo bem assim. Olhos e ouvidos que não vêm nem ouvem não pecam...

Mas chegam-me rumores de comportamentos que me deixam pouco satisfeita e mesmo triste na minha tarefa de furar e transformar tudo o que me aparece pela frente.

Não digo que me estejam a retirar a terra para eu escavar os meus túneis. Isso ainda vai havendo.
O que se passa é que trazem para a terra onde vivo coisas que não me alimentam e que me podem prejudicar a vida e a deles próprios, humanos, que dela dependem.

Por isso, permitam-me um desabafo sobre coisas de que não gosto nada:

1- Que encham as terras e as ribeiras de sacos e embalagens de plástico, trapos, ferro e latas velhas digno de selvagens muito mais atrasados do que eu, que não me vêm fazer nada disso.

2 - Eu sou uma devoradora de lixo orgânico, por exemplo, adoro cascas de fruta, que vocês, se tivessem um pingo de esperteza, podiam fazer compostagem e com isso adubar as vossas terras.
Com isso evitariam os amontoados de lixo nauseabundo, dentro e fora dos contentores, e evitavam que gatos, ratos e outros animalejos que vocês têm em casa engordassem e parissem por tudo quanto é buraco.

3 - Embora seja surda não sou parva e tenho que dizer que não gosto nada do barulho dessas moto-quatro que agora se tornou moda nas mãos de alguns matulões em quem o juízo parece ser inversamente proporcional à altura e ao peso e que passam tardes e noites a exibir-se não se sabe perante quem mas que estragam o sono e o sossego de muita gente. Vou propor ao Sr. Socrates que a gasolina para essas motos seja, pelo menos, a dez mil euros o litro.

4 - Também não gosto nada que após as festas religiosas ou populares e outras paródias fiquem as ruas cheias de plásticos ornamentais e outras porcarias que nada ajudam a uma pobre minhoca como eu e que só servem para dizer, a quem visita esta linda terra, de que o lixo de plástico e outro, aqui é considerado património a preservar e a manter, um triste cartaz de apresentação.

Faço votos para que todos tenham uma prática efectiva de limpeza e de defesa do ambiente mais de acordo com o que se espera de gente do século XXI.

Bom. Vou voltar ao túnel que acabei de abrir para, talvez, dormir uma soneca fresquinha porque tenho que me preparar para a geada que está por aí a chegar e que até me enregela os ossos, salvo seja, os meus anéis que muito prezo e sem os quais isto não anda.

beijokense disse...

Minhoca, lamento que acabes no papo de um pardal ou um melro que não te importas de não ouvir :(
Quanto às tuas ideias, salvo o exagero no tom, concordo. Espero que o melro que te engolir seja capaz de as fazer chegar mais alto :)

António disse...

Minhoca,
Bem-vinda ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Anónimo disse...

Com que então, agora os espanhóis vêm cá limpar-nos o pêlo...
queria dizer, o lixo

Nuno disse...

Muito bem, minhoca!

Nuno disse...

Acho que o comentário da minhoca devia passar também a post...

Anónimo disse...

Assino em baixo,Minhoca
E concordo contigo Nuno.
A Junta de Freguesia que faça dele também um edital mas em letras bem grandes e o coloque afixado naquele "mamarracho" colocado "estrategicamente" ao lado do chafariz(será que não há outo lugar para colocar o dito?) para que os beijosenes e não só o vejam e ponham a mão na consciência e não fiquem à espera que só os responsaveis pelo Planalto Beirão a pagar as favas.Nós como cidadãos também temos que dar uma maozinha.

Anónimo disse...

é de lamentar é a falta de etica por falta de certas pessoas, que usam os contentores do lixo para por tudo,
ex.
batatas podres,restos de poda, caes,etc

se fosse numa cidade até compreendia, excepto os cães vivos.

Enviar um comentário