Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Salvem o nosso site

Fiquem descansados, que o nosso site não está em perigo... pelo menos enquanto António Povinho não for uma marca espanhola :)
No entanto, para cumprir os objectivos que nos levaram a aderir ao programa de publicidade do Google, precisamos da colaboração dos leitores.
Desta vez, apelamos aos leitores que têm um site/blog, os quais podem escolher uma destas formas de colaboração:



  1. Se pretende aderir ao programa de publicidade do Google, gerando receitas próprias.
    Nesse caso, faça a adesão a partir da nossa recomendação, i.e. clicando no nosso banner na barra lateral e fazendo a inscrição no AdSense a partir daí. O Beijós XXI será recompensado pela sua adesão.

  2. Se não pretende aderir ao AdSense, mas gostaria de ceder um cantinho do seu site/blog para colocar publicidade por conta do Beijós XXI.
    Nesse caso, pode contactar o Beijokense, que fornecerá um código para que os anúncios comecem a aparecer no seu site/blog.
A Aldeia + Digital agradece! ;-)

Links:
A Palleira
Cavaco Silva visitou Aldeia Digital
Salvem o nosso site

Colocação de Maieiras nas Casas


Manda a tradição que do dia 30 de
Abril para o dia 1 de Maio, se coloquem ramos de maieiras nas portas das casas. Dizem os antigos que o amarelo é a cor da fome e que as maieiras servem para afastar a fome.
À quem diga também que serve para as sementeiras correrem bem.

Para saber mais lendas sobre este Tema Clique aqui Ver publicação de MICAS10

Jogo de futebol

Realizou-se ontem, no campo da Cerca, uma partida de futebol que pôs frente a frente a equipa da Associação Cultural e Desportiva de Beijós e elementos de Moreira de Cima. Com uma assistência de cerca de 150 pessoas, o jogo começou às 16h30 debaixo de um tempo ameno. Este jogo foi realizado na sequência de outro que já tinha oposto as duas equipas no dia 1 de Abril, no campo de Moreira de Cima, e que acabou com a vitória de 2 a 3 para Beijós.

O jogo acabou com a vitória por 4 a 1 a favor da equipa da casa. Macané abriu o marcador aos 14 minutos para Beijós. Aos 25, Ajúlio, na conversão de uma grande penalidade cometida sobre Felipão, fez o segundo golo. Dois minutos depois, novo penalty, desta vez na área adversária, onde o moreirense Marco fez o 2 a 1. Na melhor jogada do encontro, Marcão finta 3 adversários e faz o 3 a 1 para Beijós, aos 32 minutos. Aos 35 Beijós vê um golo ser anulado por um alegado fora de jogo. Aos 41 minutos Gavião fechou a contagem, depois de um excelente passe de Felipão. O bandeirinha voltou a assinalar fora de jogo neste lance, mas o árbitro principal não concordou e validou o golo. Na segunda parte o resultado não se alterou.

A seguir ao jogo, a ACDB serviu um lanche aos intervenientes do jogo, como Moreira já tinha feito no último jogo.

Beijós, 4 - Moreira, 1

1-0 Macané
2-0 Ajúlio (pen.)
2-1 Marco (pen.)
3-1 Marcão
4-1 Gavião

Veja fotos dos golos na Palheira



domingo, 29 de abril de 2007

Contas da Igreja Paroquial de Beijós


A Comissão Paroquial para os Assuntos Económicos da Igreja de Beijós, Agradece a todos que contribuíram para a Igreja.
Muito Obrigada

O Agricultor - Viveirista

em Abril
Plantação do bacelo em viveiro.

Lavrar e preparar a terra.















O tractor está equipado com charrua que abre o rego.








O bacelo é disposto no terreno.

























Por fim o tractor cobre com terra o bacelo, ao mesmo tempo que abre novo rego.







Fotos: Viveiros Batista


Construção Civil - Casas de Beijós - 28






sábado, 28 de abril de 2007

Jogo de Futebol

Convocatória para o Jogo que irá ter lugar no dia 29/04/2007 , Domingo pelas 16h00 no campo da cerca Contra a equipa de Moreira.

Guarda-Redes: Sapão / Xaneco
Defesas: Caparro / Xuão / Ajúlio / Luisão / Robertão
Meio-Campo: Chups novo / Marcão / Borrego / Pénis / Felipão / Laureano / Hugo / Thiago Mharques / Bruno / Morcego
Avançados: Gavião / Macané / Touché / Julão / felipão

Treinador: Ché

Capitão: Marcão

Informamos que a eliminatória está a nosso favor visto que ganhámos lá por 2-3, mas o apoio do público é indespensável para podemos prosseguir na nossa caminhada vitoriosa.

A escola em 1881

  • A escola é d'esta freguesia de Beijós, pertence ao concelho do Carregal
  • é do sexo masculino
  • é publica
  • a casa não é de renda é propria
  • não se sabe quem amandou construir, nem a épocha em que foi construida
  • a escola foi criada em 1836, pouco mais ou menos
  • a casa está situada em uma das povoações principais da freguesia
  • esta Juncta não tem as habilitações precizas para poder avaliar quaes sejam as suas condicções hygienicas, mas pelo conhecimento que tem sabe, que lhe não consta que tenha havido queixas de que ella seja insalubre, apezar de alli ter concurido grande numero de alumnos que actualmente frequentão a escola
  • não tem bibliotheca
  • a sua mobilia consta que fora mandada fazer pela auturidade administrativa d'este concelho, e mandada pagar pela camara respectiva, e consta apenas de alguns bancos, e uma meza que não estão em muito bom estado, ou circonstancias
  • o professor não vive na casa da escola, vem de Cabanas freguesia vezinha aonde reside dar a escola de manhã mas não tem dado aula de tarde, e também algumas vezes tem faltado a ella de manhã, mas dá o mesmo professor como causa d'estas faltas, o não ter caza na parochia destinada para sua habitação, e que tendo de atravessar o espaço que dista de Cabanas a Beijós, prigaria o seu estado de saude se viesse todos os dias

Estas são as respostas da Junta de Beijós a um inquérito nacional às escolas de «instrucção primaria» em 1881.
O professor, que vinha de Cabanas quando o seu estado de saúde não "prigava", era João Pinto de Campos, avô do Dr. Pinto que foi médico de muitos beijosenses. Os professores trabalhavam num regime aparentado ao socrático contrato individual de trabalho, mas eram contratados directamente pelas autarquias, que deviam também arranjar a casa e mobília para a escola e a residência para o professor -- tudo a duplicar, porque não se permitia mistura de género -- meninos e professor numa escola, meninas e professora noutra :)

sexta-feira, 27 de abril de 2007

"Romance sobre Aristides Sousa Mendes lançado em Maio"

Diário Digital noticiou:


"O jornalista Luís Pires lança, em 10 de Maio no Sport Clube Português de Newark, «O Anjo de Bordéus», romance histórico sobre Aristides Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus durante a II Guerra Mundial.

«Creio que se hoje houvesse um conflito que obrigasse um diplomata a repetir as proezas de Sousa Mendes, poucos iriam seguir-lhe as pisadas com medo das represálias. A coragem dele é algo que hoje já não existe», disse Luis Pires, da estação de televisão luso-americana SPT-TV, de Newark, e ex-correspondente da TVI nos EUA, adiantando por que preferiu o género romance para falar de um diplomata que admira.

«São histórias factuais com base numa verdade que ainda hoje os Governos de Portugal têm vergonha de mencionar», disse.

Para além do lançamento marcado para 10 de Maio, no Sport Clube Português de Newark, está em curso a preparação de outras acções semelhantes nos Estados Unidos e ainda em câmaras municipais portuguesas."

Fonte: Diário Digital

"Trabalhadores da Johnson iniciaram formação"

O diário As Beiras noticiou:


"No âmbito do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Nelas e a Fundação Bissaya Barreto para formação profissional dos trabalhadores da Johnson Controls, teve início, esta semana, o primeiro de vários cursos que serão ministrados naquela vila.
Os trabalhadores da empresa norte–americana, que irá fechar até ao Verão, enfrentam actualmente o problema social do desemprego, começaram assim a frequentar o curso “O Atendimento de Público: Qualidade e Imagem da Organização”.
(...)
A formação vai decorrer durante toda esta semana, num total de 35 horas, no Edifício Multitusos da Câmara Municipal de Nelas, das 09H00 às 12H30 e das 14h00 às 17H30.

Em Setembro do ano passado a Johnson Controls anunciou o encerramento da fábrica de Nelas, que possui 624 trabalhadores e também de Portalegre, com 225 trabalhadores.
A Johnson Controls, multinacional norte-americana, é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas interiores de automóveis, electrónicos e baterias. O fecho da fábrica de Nelas, que produz revestimentos de assentos, deveu-se, segundo o grupo norte-americano, à “pressão de custos que toda a indústria automobilística tem sofrido..."


Fonte: As Beiras

Mina de urânio afectou a saúde da população

O Primeiro de Janeiro noticiou:

"Resultados do relatório final do estudo que avaliou a saúde da população de Canas de Senhorim revelam que a existência de minas de urânio afectou a saúde da população. Antigos trabalhadores das minas querem agora que o Governo responda...


Antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio exortaram ontem o Governo a responder urgentemente às suas reivindicações, que consideram ter ganho força com o relatório final do estudo que avaliou a saúde da população de Canas de Senhorim.
A realização de exames médicos periódicos, a obtenção de benefícios na idade da reforma e o pagamento de indemnizações às famílias dos colegas que morreram são as exigências que os trabalhadores há muito fazem ao Governo, por não terem dúvidas de que a constante exposição à radioactividade lhes afectou a saúde.

“Temos estado à espera da decisão do Governo mas a nossa paciência esgotou-se. O último relatório do Minurar, agora conhecido, vem provar a relação causa-efeito”, afirmou à Agência Lusa António Minhoto, antigo trabalhador da Empresa Nacional de Urânio (que estava sediada na Urgeiriça, em Canas de Senhorim) e dirigente da associação Ambiente em Zonas Uraníferas.

O projecto Minurar, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge em colaboração com outras entidades, teve como objectivo estudar as minas de urânio e os seus efeitos na saúde, recorrendo a três grupos de freguesias: a de Canas, onde se situa a mina da Urgeiriça e se efectuava o tratamento químico de minério, outras com minas mas sem secção de tratamento e ainda em outras sem actividade mineira.

(...)

Para analisar o relatório do Minurar, os antigos trabalhadores da ENU vão reunir-se em plenário no próximo dia 1 de Maio."



Fonte: O Primeiro de Janeiro

Post do Ano 2006 - Laureados



Medalha de Ouro -
Carlos Marques,

com o Post:
Toponímias - Cabanas de Viriato,
foi o 1º classificado obtendo a distinção do ouro, recebeu o respectivo Diploma das mãos de Sérgio Nunes.



Medalha de Prata
António Santos,
com o Post(s):
Diário de um Soldado Beijosense na 1ª Grande Guerra Mundial
obteve honroso 2º lugar - distinguido com Prata tendo recebido o respectivo Diploma das mãos de Mariana Abrantes.




Medalha de Bronze
Victor Peixeira Marques,
com o Post:
Campo de Ensaios na Quinta das Chãs
obteve a terceira posição, recebeu o respectivo Diploma das mãos de Isabel Teixeira.






O Beijós XXI orgulha-se de poder contar com a preciosa colaboração de tais Beijosenses.

O Beijós XXI faz votos de que encontrem estímulo e disponibilidade para continuarem a contribuir na divulgação da nossa Terra e das nossas Gentes.

Obrigado

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Eles andam aí...



Se vir estes dois ilustres beijosenses, não hesite!
Aborde-os e dê o seu contributo para a festa do S. João! Enquanto houver Freguesia de Beijós, teremos de manter a festa do orago!

Dos quatro mordomos nomeados, um recusou a missão, outro emigrou... restam estes -- 2 que valem por 4 :)

Votos de bom trabalho e obrigado pelo vosso empenho!

quarta-feira, 25 de abril de 2007

JÁ LÁ VÃO UNS ANITOS .


Quem será ?



Onde foi tirada esta foto ?

O Pastor



- "Sabe...
Já pensei em largar isto..."









- "Isto está mal...









- Ponha lá na "televisão", pode ser que alguém possa fazer algo pelas nossas terras...

- Estamos para aqui esquecidos..."

Disse o Sr. Eurico Simões


Ao fim do dia, o Sr. Eurico Simões lá conduz o seu rebanho em direcção à aldeia.

O Penedo fica a escassos 2 km de Beijós, embora pertença a outro concelho (Tondela) e faça parte da freguesia da Lageosa, é certamente com Beijós que mais se relaciona, já desde o tempo em que o padeiro de Beijós ali fazia chegar o pão através de caminhos empoeirados ou enlameados.


Continua na Palheira

Abade Pais Pinto, República e a conquista de Liberdade

A grande celebração da implantação da República em Beijós logo em Outubro 1910 sugere que esta pequena aldeia rural estava especialmente atenta aos movimentos nacionais urbanos.
Este republicanismo rural terá sido por acaso?

Ou talvez tenha a ver com a influência do Abade Pais Pinto, um beirão que foi um dos “Prezos civis a bordo do Vapor Moçambique julgados pelo 1ª Conselho de Guerra” depois da revolução falhada de 31 de Janeiro de 1891, e que veio a ser pároco em Cabanas. http://www.republica.pt/jornal7_ficheiros/jaseabra7.htm

O golpe de 1891 fracassou, apesar de animado pela música de “A Portuguesa”, a marcha proibida que tinha sido composta por Alfredo Keil em 1890 aquando do Ultimato Inglês. A “República” foi proclamada da varanda da Câmara do Porto a 31 de Janeiro de 1891 mas durou só uma manhã.

VER http://barnabe.weblog.com.pt/arquivo/2005/01/
“…a fotografia dos combatentes civis do 31 de Janeiro, condenados ou absolvidos. Entre eles, João Chagas (terceiro da fileira da frente a contar da esquerda), o abade Pais Pinto (quinto da terceira fileira), Aurélio da Paz dos Reis (sétimo da segunda fileira), Homem Cristo (na última fileira, de chapéu) (foto retirada do catálogo Manual do Cidadão Aurélio da Paz dos Reis, Centro Português de Fotografia, 1998).”

Como padre e abade, o Abade Pais Pinto seria provavelmente a excepção no movimento republicano que tinha algo de anti-clerical, uma figura que gostaria de conhecer melhor.
Quem era e que princípios defendia?
Quando é que a rua principal de Beijós lhe foi dedicada?
Ele teria casa em Beijós e quem é a sua família?
O Abade Pais Pinto conheceria o compositor Alfredo Keil que ainda hoje tem descendentes em Canas de Senhorim? VER http://antoniopovinho.blogspot.com/2005/10/hino-nacional-de-portugal-portuguesa.html

Hoje, no dia 25 de Abril que comemora a revolução de 1974, recordamos também a revolução de 1910 e o movimento revolucionário de 1891. Parece que Portugal necessitou de revoluções frequentes e repetidas para conquistar a liberdade e a democracia, talvez por falta de uma elite esclarecida e progressiva capaz de acompanhar em vez de resistir à mudança gradual.

Disse John F. Kennedy , falando da massacrada América Latina, que “Aqueles que tornam a revolução pacifica impossível, tornam a revolução violenta inevitável

Those who make peaceful revolution impossible will make violent revolution inevitable”. John F Kennedy — US president, March 13, 1962, VER http://www.libertarianquotes.com/quotes1.html

Mas as revoluções, mesmo as não-violentas, custam caro. A “cultura da rotura” que se vê muito em Portugal, tem custos enormes, em termos sociais, políticos e sobretudo económicos. Os golpes políticos, revoluções e retrocessos geralmente causam graves contracções e interrupções do investimento e do crescimento económico que levam anos a recuperar.

Hoje, a 25 de Abril de 2007, no dia da Liberdade, vamos fazer votos e trabalhar para que Portugal consiga progredir e evoluir de uma forma gradual, consensual e consolidada e que não seja necessário voltar a fazer outra revolução radical no futuro.
VER http://antoniopovinho.blogspot.com/2007/04/25-de-abril.html

Adenda colocada por beijokense em 2-5-2007:
O Abade Pais Pinto nunca residiu em Beijós, nem consta que tenha tido qualquer relação familiar com beijosenses. Também não é certo que tenha sido benemérito de Beijós.
P.f. leia os comentários dos leitores.
Continua em http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 24 de abril de 2007

Uma Primeira Comunhão em Beijós

Recordar é viver.....




O saudoso Padre Agostinho na Igreja Paroquial de Beijós, num dia de Primeira Comunhão.

Uns jovens, outros menos jovens.... vá lá reconheçam o pesssoal.












Foto enviada por Raquel Batista

Posted by Picasa

EXPOSIÇÃO SOBRE ARISTIDES DE SOUSA MENDES - QUINTA DO CRESTELO 24 E 25 DE ABRIL


"... no próximo dia 24 de Abril, pelas 18:45,
na Quinta do Crestelo(Estrada Seia - São Romão), será inaugurada uma
exposição subordinada ao tema "Aristides de Sousa Mendes - Notas Biográficas
e a Reconstrução da Casa do Passal (Cabanas de Viriato)". A exposição é da
responsabilidade da Escola Básica 2, 3 de Prado - Vila Verde (Braga), numa
iniciativa do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com os
alunos das turmas 7º B, 7º G, 9º D, 9º E e 9º F, sendo constituída por
plantas do estudo prévio de reconstrução da Casa do Passal(realizado pela
Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais), páginas da banda
desenhada "Aristides de Sousa Mendes - Herói do Holocausto" (pintadas pelos
alunos), de José Ruy e registos fotográficos da Casa do Passal.

Os alunos e professores estarão presente na inauguração, por ocasião de
visita de estudo à Serra da Estrela (Quinta do Crestelo e Senhora do
Desterro), a decorrer nos dias 24 e 25 de Abril de 2007.

A exposição estará patente até ao próximo dia 26 de Abril de 2007
(encerramento: 18:00h)."

Notícia e foto de:
Carlos Dobreira
Professor Responsável
Escola Básica 2,3 de Prado - Vila Verde (Braga)

I Peddy-paper PSJ

Foi no Domingo. O PSJ organizou.
Houve quem aproveitasse para passear os porta-indicador-de-número-de-equipa.



Todos tiveram que baixar a grimpa ao calor que se fazia sentir.



O suspense era grande na hora da divulgação dos resultados.


Reparem na cara de alegria extrema dos vencedores, quando viram o prémio que íam ganhar.


E aqui a equipa que ficou em segundo lugar. A família Rodrigues bem representada, com elementos nas duas primeiras posições do pódio!

Devido ao sucesso deste - 12 equipas - está-se a pensar em organizar outro, não um peddy-paper, mas sim um peddy-tascas...

segunda-feira, 23 de abril de 2007

I Peddy-Paper realizado pelo PSJ

Realizou-se ontem o I Peddy-Paper organizado pelo Grupo Para Sempre Jovens. Participaram 12 grupos.
Enquanto esperavam os resultados do Peddy-Paper.
Ver com mais detalhe no Blogg da Susana

Almoço Convívio da I Caminhada da ACDB

Continua na Palheira









Após mais de 10 km a pé percorrendo vários locais de Beijós onde a beleza da nossa Terra pôde ser apreciada pelos caminheiros e depois de termos visitado a Terra irmã, o Penedo, onde fomos muito bem recebidos, eis que nos esperava um almoço apaladado e um são convívio.
A organização da Associação Cultural e Desportiva de Beijós foi de facto um sucesso.
Ficamos à espera de outras iniciativas como esta.
Obrigado pelo dia muito bem passado.
















Continua na Palheira

domingo, 22 de abril de 2007

38.000




Links:
Inicio do Beijós XXI - 01OUT2005
1 000 - 12DEC2005
5 000 - 02MAR2006
10 000 - 13MAI2006
20 000 - 29SET2006
30 000 - 17JAN2007
35 000 - 17MAR2007
36 000 - 29MAR2007
37 000 -
11ABR2007

Baptismo



Duarte Abreu Peixeira

Casa de Beijós que está à venda/devoluta é ocupada por milhares de novos inquilinos que a reconvertem em Fábrica de Mel




Festa do Pai Nosso e do Terço

Realizou-se hoje na Igreja Paroquial de Beijós, mais uma Festa da Catequese.
As Crianças do 1ºano da catequese fizeram a Festa do Pai Nosso e as Crianças do 3ºAno a Festa do Terço.





A missa foi cantada pelo grupo para sempre jovens.





A igreja estava cheia de pessoas vindas de toda a Freguesia (Pardieiros e Póvoas)



No final, as Crianças do 1º ano receberam um diploma de participação e as Crianças do 3ºano um Terço.



Construção Civil - "Novas casas" em Beijós - 27