Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 18 de fevereiro de 2006

S O S Carvalhas

Salvemos as últimas Carvalhas !

Ainda se podem salvar as 2 carvalhas grandes, que estão à direita perto do muro da escola. Outras 11 carvalhas já sucumbiram, não foram podadas, foram decepadas. Outras 3 carvalhas jovens escaparam à atenção dos serrotes.

Será que as 2 ultimas carvalhas grandes ainda lá estarão segunda-feira ao meio dia ?
Provavelmente não.

Segundo o oficial Paulo Cardoso da GNR-EPNA, (tel: 961 195 279) o Presidente da Junta de Beijós Sr Agostinho Nascimento tem todas as autorizações necessárias para continuar o “desbaste” (palavras suas). Para mim que não sou especialista do ambiente, parece-me menos um “desbaste” e mais um atentado ecológico.

Aparentemente, a decisão de podar não foi objecto de deliberação com acta lavrada na Junta de Freguesia, e os outros membros da Junta não foram ouvidos. Autorização escrita da Câmara ou dos serviços da Direcção Geral das Florestas não havia ao meio dia de quarta-feira quando o aparato dos cortadores bloqueava o autocarro escolar que trazia as crianças para casa.

No entanto, o GNR-EPNA afirmou que as autorizações existem (obtidas retroactivamente ?) e que o abate continuará.

A população está pouco sensibilizada, ou não viram, ou acham bem cortar para evitar que um ramo possa cair sobre um carro estacionado na estrada ! É a solução da machadada para matar uma mosca. Mas os mais velhos são os mais veementes, e dizia uma velhinha de 80 anos “façam o que poderem para salvar as últimas duas árvores”.

Para nós de meia-idade, na nossa vida nunca mais veremos as Carvalhas frondosas e formosas como eram. Será que ainda podemos salvar um pouco da lembrança dos nossos pais e avós, e guardar algumas recordações para os nossos filhos ?

“Tie a yellow ribbon around the old tree” diz a velha canção que fala do laço amarelo no velho carvalho que nos recebe de regresso a casa.
Qual é a “autoridadezinha” que ousa tirar-nos este património?

Amanhã, domingo, à tarde antes do futebol, TODOS às CARVALHAS !

Links para post's idênticos:
No Beijós XXI:
Democracia
Vídeo - Carvalhos Podados
Carvalhos Centenários - Poda Radical
Recordando as Nossas Carvalhas
Nas Carvalhas ...

No Blogue Dias Com Àrvores:
Carvalhos e carvalhas, carvalheiros e carvalheiras
Dias Sem Àrvores
Blogue Dias Sem Àrvores

43 Beijos:

António disse...

A luta pelo que acreditamos ser o mais correcto é sempre louvável.
Desde que, obviamente, com respeito pelas ideias diferentes das nossas.
Parece agora óbvio também que face ao exposto nas postagens do Beijós XXI tal poda radical nunca deveria ter sido feita.
A Junta de Freguesia, tudo o indica, agiu de boa fé, se tivermos em linha de conta os documentos referidos pelos responsáveis da GNR.
Os responsáveis da Junta de Freguesia de Beijós são pessoas mandatadas por sufrágio para levarem por diante a díficil e muitas vezes incompreendida tarefas e competências legalmente estabelecidas, são pessoas sérias que só agiram como agiram porque pensavam que faziam o melhor, a coisa mais acertada para o bem das arvores e da comunidade.
Assim, queremos crer que os mesmos reponsáveis, agora conhecedores dos pareceres de técnicos especializados nestas matérias, nomeadamente a do Dr. Francisco Coimbra, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Arboricultura(SPA), Consultor em Arboricultura Ornamental, vide:
http://antoniopovinho.blogspot.com/2006/02/nas-carvalhas.html, não continuarão com a mesma poda radical, vísivel no vídeo do post anterior.
Só aí se poderia chamar de má fé a conduta dos responsáveis pela poda.
Em boa hora, então obtivemos esta mobilização, reveladora de grande cidadania e civismo, pois pelo menos conseguimos evitar a dita poda radical em 3 carvalhos.
Obrigado a todos.

beijokense disse...

Estás certo, António.
A informação que me chegou é que os carvalhos poupados (ao que parece, os mais antigos) (já) não serão podados.
Tive ainda a informação de que a JF está sem Internet e por isso não puderam responder aos nossos emails.
Estou certo que a JF disponibilizar-se-á para prestar os esclarecimentos em tempo oportuno. Quando tivermos mais informação que ajude a compreender o que se passou, colocá-la-emos online, obviamente.

Anónimo disse...

Alguma coisa tem de ser feita.

Este miserável espectáculo não deve nem pode continuar e deve ser esclarecido no lugar próprio, onde foi decidido.
Aguardemos a evolução dos acontecimentos.

António disse...

Segundo a Micas10
Falou com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e o mesmo lhe disse que os 3 Carvalhos que restam vão levar o mesmo tratamento.
Não posso crer em tamanha ignorância.
Só pode seer brincadeira de mau gosto.

beijokense disse...

?????
Falou hoje?

Anónimo disse...

Será que o Srº Presidente da Junta desconhece a existência do Beijós XXI?
Será que o computador da Junta é o único em Beijós com acesso á internet?
Tendo em conta a dimensão e utilização deste "espaço" penso na minha modesta opinião que o Srº Presidente já devia ter feito uma declaração/esclarecimento No Beijós XXI

António disse...

A Micas10 falou com o Sr. Presidente hoje dia 19FEV2006 à saída da missa.
Após ter sido interpelado, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Beijós, disse que a poda tal como foi feita, foi bem feita.
E que provavelmente na segunda-feira vinham uns técnicos de Viseu ver os trabalhos.
Esperemos que os técnicos sejam madrugadores.

Anónimo disse...

Não pode ser

Anónimo disse...

Até agora podiamos condenar, mais o desleixo do Eng. Cunha da Direcção Geral de Recursos Florestais, de Viseu, por incapacidade de acção.
À Junta de Freguesia de Beijós restava a mágua de ter errado.
Mas podiam sempre desculpar-se com o desconhecimento e de que o que os movia, na melhor da boa fé, era o bem dos Carvalhos e da Comunidade.
Não posso crer que seja possivel, querem destruir, os pobres dos 3 Carvalhos que restam.
Isso, a ser verdade, revelaria uma baixeza de carácter impossivel de classificar sem empregar calão da pior espécie.

Anónimo disse...

Como amiga do Beijós XXI, lamento pela vossa perda. Estas árvores faziam parte da história de várias gerações de beijocences... de todos quantos lá brincaram e viram os seus filhos brincar!
Tanto quanto me é dado a conhecer pelo cargo que ocupo numa Junta de freguesia, estas árvores só poderiam eventualmente ser podadas se representassem qualquer perigo para a população e somente após deliberação em Assembleia de Junta, o que não foi o caso. Trata-se de um verdadeiro atentado às carvalhas e de uma pura arbitrariedade do vosso Presidente de Junta. Não permitam o abate das restantes árvores!!!

Anónimo disse...

O gajo já tem lenha para a lareira por 3 anos.

AMSantos disse...

Ontem, 18/02/2006, por volta das 21:30 horas, estive com a micas10 no posto da GNR de Carregal do Sal, para ler a suposta autorização da Direcção Regional de Florestas de Viseu. Só a muito custo o conseguimos. Pelo conteúdo da respectiva autorização parece haver evidencias de ter sido escrito após os feitos para todos sacudirem a agua do capote.
A respectiva autorização enviada por FAX, registava a data de 17/02/2006 por volta das 17:00 horas.
O que me parece estranho foi que, as autoridades contactadas,em 16/02/2006, na parte de manhã, para verificarem as respectivas autorizações, ao chegarem ao local não tivessem impedido a continuação dos cortes, visto que nesse momento os executantes não apresentaram qualquer autorização.

beijokense disse...

Vadio:
e tens cópia desse fax ou podes dizer-nos o conteúdo?

AMSantos disse...

Beijokense,
Embora tivessemos insistido bastante para nos facultarem uma fotocópia tal foi veemente recusado.

No essencial o oficio recomendava um desbaste de algumas arvores, ao nivel de ramos secos e outros mais compridos que estivessem a por em causa o equilibrio da arvore, mas isto escrito com alguns trocadilhos que deixam espaço para alguma subjectividade.

Deixamos um requerimento escrito para nos ser facultado o oficio.

Para nos facultarem uma folha em branco para fazer o referido requerimento e o aceitarem, foi mais dificil do que ir de Beijós a Fátima a pé.

AMSantos disse...

Esta do equilibrio da arvore, em algumas, foi levado tão à risca, que os ramos foram cortados de maneira a ficar só o tronco mãe evitando correr qualquer risco de desequilibrio.

beijokense disse...

Tou a perceber... foram cortando os ramos e nunca encontraram o equilíbrio... só mesmo quando se cortou o último

Anónimo disse...

Quando todos têm culpas no cartório, safam-se uns aos outros.
Mafia

Anónimo disse...

Estes... estes cursis assassinos de arvores!
Porque não se acorrentam às arvores e chamam as tvs?
Aos jovens isto é bonito nos curriculuns deles.

Anónimo disse...

São mesmo parolos estes políticos!
A armarem em urbanos estúpidos.
Até renegam o saber dos locais em que poderiam ter orgulho do seu passado agrícola!
Parolos ridículos a destruirem as arvores!

Anónimo disse...

Não tenho medo de nada.
Só da Estúpidez.
Por isso escrevo sob anonimato.
Desculpem esta cobardia.
Agora entendo o resto da população.

Anónimo disse...

Constituição
Artº 37º
1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem bem como o rireito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem restrições.

2 O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitada por qualquer tipo ou forma de censura.

Anónimo disse...

Constituição
Artº 45º
1 - Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público,sem necessidade de qualquer autorização.
2 - A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.

Anónimo disse...

Constituição
Artº 46º
1 - Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autirização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal.
2 - As associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos na lei e mediante decisão judicial.

Anónimo disse...

Constituição
Artº 66º
(Ambiente e Qualidade de vida)
1 - Todos têm o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender.

Anónimo disse...

Artº 66º
(Ambiente e Qualidade de vida)
2 - Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentável, incumbe ao Estado, por meio de organismos próprios e com o envolvimento e a participação dos cidadãos.
c)Criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio, bem como classificar e proteger paisagens e sítios, demodo a garantir a concervação da natureza ...
d)Promover o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovação e a estabilidade ecológica, com respeito pelo princípio da solidariedade entre gerações.
e)Promover, em colaboração com as autarquias locais, a qualidade ambiental das populações e da vida urbana, ...

ManuelaDLRamos disse...

Olá
Tenho mandado Beijós para toda a gente ;-)
Publiquei um texto do José Leite de de Vasconcelos no Dias com árvores sobre a designação carvalhos e carvalhas. (Quando tiverem tempo podiam perguntar às gentes de idade da vossa terra o que distingue, segundo eles, os carvalhos das carvalhas. Às vezes diferem de região para região, outras vezes não há diferenças ou as pessoas já não se lembram).
Hoje vou torcer pelos amigos de Beijós e pelas suas belas árvores. Espero que se salvem ainda as que não foram mutiladas.
Um grande abraço solidário

beijokense disse...

Eu tenho informações, que considero seguras, que contrariam aquilo que o Sr. Presidente da Junta terá dito a Micas10 à saída da Missa, ie, conseguimos suspender a poda.
Isso não significa que deixemos de estar alerta, porque eu já tinha uma informação idêntica antes dessa dita conversa!!

António disse...

Haja Deus.

Victor Peixeira Marques disse...

Espanta-me alguns comentários, ainda mais pessoas que sabem mais que os outros, pelos vistos até sabem das actas da junta , deliberações, incrivel mesmo.
Só gostaria de deixar uma opinião, se cai-sse algum ramo em cima de alguma criança, nos fios de elecricidade, em cima da casa do senhor António da Silvina, ou na estrada em cima de algun carro, quem assumiria a responsabilidade, estes que agora chamam assasinos á junta?
Não porque alguns nem as suas arvores limpam ou silvas.

Assinado: Secretário da Junta

Só mais uma coisa, alguns ditos ilustres Beijosenses só os vejo no Show Off, mas pra trabalharem por Beijós ou contribuir para alguma coisa nada.
De facto é mais fácil mandar uns Bitaites

Victor Peixeira Marques disse...

Já agora a poda foi feita nos carvalhos novos e não nos centenários que nunca foram objecto de qualquer poda.

Anónimo disse...

Os comentários podem ser mais ou menos justos, mais ou menos correctos. As imagens essas não enganam ninguém e as podas radicais que foram feitas, não são podas de limpeza: são cortes mutiladores que enfraquecem e desfiguram as árvores.
Esse argumento de que é para prevenír (o que pode muito bem ser)é sempre usado para justificar quem não sabe do ofício. Claro que é preciso cortar ramos velhos e mais instáveis que possam eventualmente cair mas nunca desta maneira. Haja vergonha!

beijokense disse...

Victor Peixeira Marques, lê, com cuidado, o meu post entitulado Democracia. Parece-me que a JF terá todo o interesse em esclarecer-nos relativamente às minhas questões 1.1 a 1.4. Não há pressa, organiza um dossier cuidado e depois, (se) quando a JF entender oportuno, divulga.
Quanto ao resto, a função primordial do Beijós XXI é bitaitar, de tanto bitaite sempre sai algo aproveitável para a acção!

Nuno disse...

Obrigado a quem publicou aqui excertos da constituição para os leitores do Blog ficarem mais elucidados sobre os seus direitos.

Anónimo disse...

É uma tristeza assistir a um espectáculo destes.

Realmente só serve esta "poda" para justificar o abate que se segue. Não há justificação alguma para um corte destes e não há certamente nenhum técnico camarário, arquitecto paisagista ou iluminado algum que na sua clarividência possa assumir que este é um trabalho bem feito ou com algum propósito.

Agora se o EPNA não faz nem pode fazer nada, pouco mais haverá a fazer a não ser sabotar as moto-serras e apelar ao bom senso dos responsáveis, até mesmo, indagando dos motivos que levam a este massacre!

É de notar ainda que o canto e chilrear que se ouve no filme vai diminuir drasticamente nos próximos anos...

António disse...

(...)
Agora ...
Não tenho palavras.

Anónimo disse...

Numa situação destas deveria ser feito em referendo á população residente. E se realmente álgumas árvores estivessem a por em perigo casas ou pessoas, então de veriam ser podadas e não "assassinadas", como foi feito.As melhoras é o que eu desejo.

Anónimo disse...

Sr.Vitor Peixeira Marques ISTO NÃO É PODA DE LIMPEZA!em parte nenhuma do mundo!

Anónimo disse...

oh rICARDO sANTOS deSCULPA lÁ MAS ELE ESTÁ-SE CAGANDO PARA O BEIJÓS XXI

Anónimo disse...

Esse Sr. que disse ser secretário da junta, realmente apresenta aqui obra. Ainda bem que não é Secretário de Estado, se não os parques públicos deste país ficavam com as àrvores, mais pareciam cruzes e fisgas.
Lamento profundamente que essa terra esteja governada por gente com tamanha inteligência.

Anónimo disse...

Os comentários do secretário da junta e Contributor envergonham os verdadeiros Beijosenses.

Enfim..., uma junta de PAROLOS, estamos bem tramados, há cada ave rara.

Chama-se a isto analfabetismo funcional.

António disse...

Caros concidadãos
A minha opinião sobre o que aconteceu é sabida. Acho que aquilo não se fazia.
Acho que só somos verdadeiramente livres e democratas e pudermos aceitar ideias diferentes das nossas. Se tivermos coragem de dizer a nossa opinião, traduzir em palavras o direito à indignação.
Mas, não posso pactuar com a pessoalização de certos comentários.
Muito menos aceitar que se ponha em causa um dos Contributores do Beijós XXI.
Isto porque este blogue é de todos e para todos, se misturarmos as acções com a dignidade das pessoas e não soubermos respeitar quem tenha opinião diferente da nossa então perdemos.
O Beijós XXI só existe porque todos contribuem na diversidade com a parcela que bem entende.
O contributo de cada um diz de si, o contributo de todos diz do nosso Blogue e em uma análise diz dos Beijosenses.
As regras para ser Contributor no Beijós XXI estão devidamente descriminadas no Estatuto do mesmo.

Anónimo disse...

Alguns deixam obra feita, veka-se o "Ground Zero".

Anónimo disse...

Voltando ao assunto do "trabalho" , (refiro-me à poda das carvalhas) feito pela Junta de Freguesia, pergunto: - Não há obra em Beijós para acabar, e outra para fazer??. Por exemplo, quando é acabado o alargamento do caminho do redondo que foi começado aquando outras obras noutras freguesias e aí continuam a bom ritmo. Não venham com a desculpa que há falta de verba.

Enviar um comentário