Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Nas Carvalhas...


Nas Carvalhas há ...

Sombra;

Festa;

Música;








"O Carvalho - A mais Magnífica das Árvores "

"...Estimam-se que existam entre 250 a 600 espécies de carvalhos. Encontram-se essencialmete nas zonas temperadas do hemisfério norte e algumas espécies conseguem mesmo sobreviver até às zonas tropicais.
Depois da faia, o carvalho - roble e o Quercus petraea são as folhosas mais frequentes e de maior interesse económico da Europa.

Ao longo dos séculos, o carvalho foi a árvore florestal mais importante da Europa, protegida e cultivada sempre que possível. Os carvalhos produzem uma madeira muito mais valiosa que todas as outras e forma uma floresta, do ponto vista ecológico, preferível.
Os carvalhos são árvores admiráveis que podem atingir, muito facilmente, os 400, 500 anos e, por vezes, os 800 anos de idade.
Os japoneses têm um provérbio que diz que o "carvalho leva 300 anos a crescer, 300 anos a manter-se adulto e 300 anos a morrer". São, sem dúvida, uma espécie única, um ser vivo de uma magnificência ímpar que poucos conseguem igualar. Pena que o homem, disso, se esqueça tantas vezes..."

texto de: André Abrantes Amaral

Fonte: O Observador de 17JAN2004

-_-_-_-_-_-_

"5 ideias falsas sobre as "podas" radicais ou rolagens."
"A propósito das "podas" radicais, ou "rolagens" praticadas em locais públicos e privados por pessoas sem formação (e muitas vezes por "biscateiros" como muito bem se chama a atenção no Fórum da SPA- Sociedade Portuguesa de Arboricultura)."

"De facto, é inacreditável como certos preconceitos sobre a poda de árvores ornamentais estão arreigados nos responsáveis pela sua gestão e manutenção. É frequente ouvirmos dizer, como justificação, que as "podas" radicais, ou "rolagens", rejuvenescem e fortalecem as árvores, ou que são a única forma económica de controlar a sua altura e perigosidade... quando, na verdade, devia dizer-se de uma poda o mesmo que de um árbitro: - tanto melhor quanto menos se der por ela! (...).
1. A poda drástica rejuvenesce a árvore?- NÃO! (...) O facto de, após uma operação traumática, as árvores apresentarem uma rebentação intensa- como tentativa "desesperada" de repor a copa inicial - não significa rejuvenescimento, mas sim um "canto-de-cisne", à custa da delapidação das suas reservas energéticas.(...).
2. Fortalece-a? - NÃO, a poda radical é um acto traumatizante e debilitante, uma porta aberta às enfermidades. (...).
3. Torna-a menos perigosa? -NÃO, estas "podas" induzem a formação, nos bordos das zonas de corte, de rebentos de grande fragilidade mecânica, pois têm uma inserção anormal e superficial no tronco. (...).
4. É a única forma de a controlar em altura? - NÃO, a quebra da hierarquia -que estava estabelecida entre os ramos naturalmente formados - permite o desenvolvimento de novos ramos de forte crescimento vertical, mas agora de uma forma desorganizada e muito mais densa! (...).
5. É mais barata? - NÃO, se a gestão do património arbóreo for pensada a médio e longo prazo! (...)»*Francisco Coimbra, Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Arboricultura(SPA), Consultor em Arboricultura Ornamental ( ver: "árvores & pessoas - gestão da árvore no espaço urbano, Lda."), «A propósito das "podas" da Avenida Dr. Manuel Lousada... SE AS ÁRVORES FALASSEM!!!", Artigo publicado no Jornal da Mealhada de 27.03.2002 ".

Fonte: Dias com Arvores

Links para post's idênticos:

No Beijós XXI:

SOS Carvalhas

Democracia

Vídeo - Carvalhos Podados

Carvalhos Centenários - Poda Radical

Recordando as Nossas Carvalhas

No Blogue Dias Com Àrvores:

Carvalhos e carvalhas, carvalheiros e carvalheiras

Dias Sem Àrvores

Blogue Dias Sem Àrvores

48 Beijos:

Anónimo disse...

Quebra de cântaros

António disse...

Tivemos notícia de que hoje 15FEV2006, podaram algumas carvalhas do recinto das festas.
Cientes de que a poda pode e deve ser benéfica à arvore quando feita por técnicos avalisados e na altura certa.
Espera-se que aquele recinto nunca perca o encanto, é um património da aldeia de valor incalculável.
Assim, aqui deixamos esta postagem que visa ser uma homenagem às Carvalhas.

António disse...

Pelos vistos chegaremos aos 4000 visitantes do Beijós XXI, amanhã dia 16FEV2006, como previu o Beijokense.
Assim, a acontecer, até às 20H00 esse feito, fica o brinde do costume agendado para as 22H00 de Quinta-feira, dia 16FEV2006.
O Brinde on-line é já trdição do Beijós XXI e estão convidados a participar no brinde todos os beijosenses, vizinhos e amigos do Beijós XXI.
Até amanhã

Anónimo disse...

As Carvalhas constituem um parque único no Concelho de Carregal do Sal e até no Disctrito de Viseu.
A dimensão das arvores, algumas centenarias, são património da aldeia e de todos.
Várias gerações permitiram que a sombra destas arvores chegassem aos nossos dias.
As Carvalhas são o orgulho de todos os Beijosenses, herança que interessa preservar e legar aos nossos descendentes.

Anónimo disse...

"Se queres que o teu filho tenha sombra, planta uma árvore."

Anónimo disse...

Agora fica a pergunta no ar,e se as carvalhas secam? Porque técnicos de poda não vi lá nenhum. Vamos todos pensar positivo.

Anónimo disse...

A poda de carvalhos resume-se ao corte de hastes velhas, podres ou que presentem o risco de partir.
Excepcionalmente a poda de carvalhos pode ser com fins correctivos.
Os carvalhos não são oliveiras, não necessitam de podas ciclicas.

Anónimo disse...

Pode ainda a poda ser necessária para evitar riscos ao tráfego de veículos, placas de sinalização, as redes de energia elétrica e asresidências.
Tirando estes casos, nunca, nunca, nunca...

beijokense disse...

Eu não falo do que não conheço, ouvi uns rumores em Tokelau, mas não conheço a realidade. Só tenho algo a dizer, em abstracto, sobre o bom senso:
1. Por regra, as árvores ornamentais não se podam. A principal finalidade das podas é maximizar a produção nas árvores de fruto, o que, por definição, está excluido nas ormanentais.
2. As excepções mais justificadas são:
2.1. eliminação de ramos velhos, secos, doentes...
2.2. prejuizos que o crescimento da árvore esteja a causar no desenvolvimento de outras vizinhas ou em qualquer estrutura (edifícios, linhas eléctricas ou telefónicas, etc.)
3. A poda não deve alterar o aspecto, comprometendo a estética da árvore -- nas espécies ornamentais costuma-se dizer que a melhor poda é aquela de que não se dá conta!
4. Cautela e caldos de galinha... podas agressivas, combinadas com efeitos climatéricos adversos podem dar maus resultados... se forem inevitáveis, há pelo menos um cuidado aconselhável: não podar as árvores todas no mesmo ano, minimiza o risco de ficarmos sem nenhuma.

Já agora, visto que parece haver beijosenses preocupados com as carvalhas, gostaria de perguntar a todos porque não existe a mesma preocupação com a destruição do carvalhal florestal e porque ninguém se indigna com a plantação de eucaliptos?

António disse...

Eu também não sei o que se está a passar nas carvalhas.
Só espero que o bom-senso exista, As Carvalhas são património de valor incalculável, património de todos os Beijosenses, são insubstituíveis.
Acho impossível os rumores que ouvi, no entanto aqui fica a nossa opinião, não querendo acreditar que se tenha feito uma poda chamada "radical", pois isso iria obviamente assasinar os carvalhos. Por isso, não acredito...

"... texto de Dr. Francisco Coimbra "Se as árvores falassem"*, de que aqui se publicam alguns excertos:
«As árvores que dignificam as nossas praças e avenidas e embelezam os nossos jardins e parques são um elemento essencial de qualidade de vida, autênticos oásis no "deserto" que são tantos dos nossos espaços urbanos actuais. E, no entanto, é por demais evidente a ainda quase absoluta ausência de sensibilidade para o papel da Árvore em Meio Urbano. (...)
De facto, é inacreditável como certos preconceitos sobre a poda de árvores ornamentais estão arreigados nos responsáveis pela sua gestão e manutenção. É frequente ouvirmos dizer, como justificação, que as "podas" radicais, ou "rolagens", rejuvenescem e fortalecem as árvores, ou que são a única forma económica de controlar a sua altura e perigosidade... quando, na verdade, devia dizer-se de uma poda o mesmo que de um árbitro: - tanto melhor quanto menos se der por ela! (...)
fonte:http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/12/5-ideias-falsas-sobre-as-podas.html

António disse...

Beijokense
a indignação é um direito que nos assiste.
Tens o direito de te indignares com o que te choca...
A destruição do carvalho florestal e a plantação indiscriminada de eucaliptos são bons exemplos de motivos para indignação.
Tal como "o medo" espera-se infundado, de que pudessem estar a fazer uma poda 'radical' em carvalhos centenários na nossa terra é seguramente motivo duplamente válido para indignação.
Espera-se que tudo não passe de mal entendido e que a poda nas carvalhas seja um corte necessário de ramos velhos ou que apresentassem perigo de cair.

Anónimo disse...

Estou indignada! O que foi nas carvalhas é um crime.
Como é que alguém tem o direito de devassar um parque como aquele que é de todos.

Este presidente da junta de freguesia, autor do crime, não passa de um pateta, imbecil, estupido, sei lá, queria era umas boas lambadas no focinho, Estou-lhe com uma raiva......

Anónimo disse...

Desculpa cerradinho, por mais que as pessoas não façam as coisas certas,tu não podes falar assim das pessoas , podes demostrar a tua indignação de muitas maneiras, mas assim penso que é uma falta de consideração por este blog.

eu também não sei o que se passou nas carvalhas, pelo que me apercebi elas foram cortadas ou amparadas e isso aconteceu foi porque devia de haver algum motivo forte.
e lembra-te sempre que nunca desças ao nivel das outras pessoas

António disse...

Cerradinho
fscf tem razão, eu ainda não sei ao certo o que aconteceu.
Pelo que sei alguém podou algumas carvalhas.
Mas, ainda que alguém tenha procedido mal, com o direito que nos assiste à indignação e ao seu manifesto, devemos fazê-lo dignamente.
Acaso haja razão para proceder legalmente, deve tal ser feito nas instancias próprias.
A injúria nunca não resolve nada.
E nada justifica a violência.
Saudações Beijosenses

Anónimo disse...

Calma,

Talvez fosse melhor ver...para crer e ...aprender com os erros...

Anónimo disse...

Digam-me uma coisas cortaram arvores, ou foi apenas uma poda drástica? se foi poda as árvores crescem outra vez ...

Micas10 disse...

Vejam as carvalhas no seu esplendor do outono http://antoniopovinho.blogspot.com/2005/11/fotos-de-beijs-e-suas-gentes-6.html

Micas10 disse...

Naquela vista aéra também é facil encontrar a mancha verde das carvalhas ao lado da escola
http://scrif.igeo.pt/asp/ortos/Tortos.asp?XX=214944&YY=393060&SIZE=3&ZOOM=0

Anónimo disse...

Passei lá e assustei-me com o que vi. :(
Espero que não venha muito gelo nos próximos dias, ou a coisa pode complicar-se....

Anónimo disse...

è lamentável o novo cenário do recinto das carvalhas. hoje passei lá e não dá para acreditar que tenham feito aquilo.

Anónimo disse...

Querem foto VER PARA QUERER, é lastimável aquela situação

António disse...

sim Pintarolas, faz o favor de enviar uma ou mais fotos.
obrigado

Micas10 disse...

A Associação Florestal do Planalto Beirão estará envolvida nisto.
Eles têm dinheiro do Estado para pagar Engenheiros Florestais.
Tel: 232 962 000
Estão no Carregal, na rua que dá a a nova Câmara.

Micas10 disse...

Para: juntadebeijos@iol.pt
Tomámos conhecimento pelo blog Beijós XXI de que estão a fazer uma poda muito agressiva nas Carvalhas do Parque Arnaldo Castro. Isto está a ser feito com a autorizição da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal ?
Quem é o responsável técnico desta operação ?
O engenheiro florestal da Associação Florestal do Planalto Beirão foi ouvido e deu o ser acordo a esta operação ?
Seria de lamentar que se cortasse em 5 minutos o que leva 15 ou 50 anos a crescer, já que a poda não é recomendada para carvalhos.

Micas10 disse...

Contactar com a Associação Florestal apfpb2004@sapo.pt
Eng Carlos Santos
A Associação não foi consultado

Anónimo disse...

E ninguém que esteja em Beijós é capaz de juntar a população e impedir esse crime porque não usam o sino?

Anónimo disse...

será que não há homens em beijós?

Anónimo disse...

Convida-se a população de Beijós, principalmente aqueles que votaram no ignorante a visitar o Parque Arnaldo de Castro.

AMSantos disse...

Ontem 16/02/2006 pelas 10 horas da manhã, contactei o Srº Agostinho Nascimento, executante da referida poda, ele informou-me de um modo agressivo que tinha autorização dada por um Srº Engº da direcção geral de florestas de viseu.
Á pergunta se tinha algum oficio escrito com tal autorização respondeu-me que não, que foi verbalmente.

Hoje 17/02/2006 pelas 12:14 hrs contactei a referida direcção florestal para confirmar a tal autorização/parecer e quem a tinha dado.
Colocaram-me em linha com um tal Srº Engº Cunha, que referiu que tinha falado com o Sr Agostinho Nascimento e que lhe tinha sugerido que aquelas arvores precisavam de uma poda ligeira ao nivel dos ramos secos e outros que apresentassem perigo de cair sem descaracterização da arvore. Que lhe enviaria um oficio com os detalhes da intervenção a fazer.
Confrontado se se já tinha enviado o oficio, este respondeu que o oficio se ainda não chegou a Beijós deve estar para chegar.
Fazendo fé no que lhe contei, que as arvores estávam a ser alvo de uma poda radical, muitas apenas ficaram com o tronco, este mostrou-se bastante indignado e disse que nunca da parte daquela instituição saíria um oficio ou qualquer parecer para essse tipo de poda em carvalhos centenários e quem fizer uma coisa dessas tem de ser responsabilizado pelo seu acto.

Contacto: Srº Engº Cunha 232427510 da Direcção de florestas de Viseu.

Anónimo disse...

salvem pelo menos uma arvore por favor

Anónimo disse...

ò vadio pelo que dizes o porco também é mentiroso.

Anónimo disse...

A mais velha ainda lá está, mas...

Anónimo disse...

Quem manda pode,não é o que se diz.

beijokense disse...

Amigos do Beijós XXI,
é nossa obrigação usarmos todos os meios ao nosso alcance para defendermos o que consideramos interesse público e fico muito satisfeito que este blog possa contribuir, por pouco que seja, para que tal aconteça.
No entanto os comentadores devem ter em consideração que este blog não poderá ser usado, sob nenhum pretexto, para o incitamento à violência.
Usando os poderes que a "Constituição" me confere, eliminei um comentário do marquês do pombal e desejo que esse tipo de mensagens não sejam aqui veiculadas.
Obrigado.

António disse...

Caros Concidadãos
Como as informações que obtinha, provenientes de Beijós era um pouco difusas, não esclarecedoras do que verdadeiramente se passaria no Parque Arnaldo de Castro, contactei por telefone o Sr. Comandante Interino ao Posto da GNR de Carregal do Sal, com o único objectivo de eventualmente fazer cessar algum acto (poda), menos próprio.
É impensável que a Junta de Freguesia estivesse a agir, que não de boa fé, mas na eventualidade e por desconhecimento técnico alguém contratado para efectuar uma poda dos ramos velhos e perigosos, pudesse estar a fazer uma poda radical, pondo com isso em perigo a vida das arvores.
Assim, e com a melhor das intenções, que é preservar o património de todos, podemos obter do Sr. Comandante Interino a tranquilidade de que a GNR tinha desplotado todos os mecanismos necessários.
Inclusive possuem documento escrito da Direcção Regional de Florestas de Viseu onde puderam comprovar, segundo disse, que aquela poda teria sido indicada por um Engenheiro da dita Direcção.

Micas10 disse...

Certamente haverá responsáveis técnicos e responsáveis politicos pela má gestão de bens públicos

Anónimo disse...

Muito bem Beijokense eu também concordo, não há violência e o Marquês do Pombal era desses, mas olhem amigos do Beijós XXI a partir das cinco da tarde o mandante vai estar na sede da junta e deve vir visitarnos, que tal prepararmos-lhe uma surpresa para ele ver que aquilo não se fazia

Anónimo disse...

Ó Pintarolas, neste caso, "quem manda poda"

Anónimo disse...

É isso mesmo

António disse...

Agiste bem, Beijokense.
O Beijós XXI é de todos e para todos, no entanto a Contituição em geral e o Estatuto dos Contributores Do Beijós XXI não nos permitem deixar passar comentários que encitem ao racismo, xenofobia ou como era o caso à violência.
O Beijós XXI orgulha-se por se reger por ideais democráticos, de liberdade de expressão e de defesa da tradição e cultura da nossa terra.
Mas, sempre que lutamos por algo que acreditamos ser o mais correcto, devemos fazê-lo, ainda que com frontalidade, de modo elevado, com respeito por todos quantos têm ideias diferentes das nossas.
Sem nunca ceder na defesa dos Principios Fundamentais da nossa cidadania.
Obrigado

Anónimo disse...

Mas mandou podar e mal conforme se vê nas fotos

Anónimo disse...

Oh Beirão desculpa lá, não é quebra dos cântaros mas sim quebra dos púcaros

Anónimo disse...

tá certo Pintarolas.
vamos chama-los pelos seus nomes.

Anónimo disse...

Por um DIA DO CARVALHO:

Eu, do alto da minha sabedoria..., proponho três coisas:
1º Que seja atribuida uma condecoração do Carvalho ao mandante e resonsável pela poda radical.
2º Que seja criado um prémio nacional do Carvalho com o nome da ilustre cabeça mandante da poda radical.

3º Que a condecoração e a institucionalização do prémio sejam feitos debaixo do que resta dos carvalhos para consolação destes, já que não é possivel que o pinto volte ao ovo donde foi tirado (cortado,neste caso).

Porque não há tempo a perder e porque outros Carvalhos podem ficar trites por não terem os mesmos cuidados, proponho convocar (ou CONVOCO) todos para UMA CARVALHADA debaixo dos sofridos Carvalhos para o próximo dia 11 de Março, sábado, que ficará para sempre O DIA DO CARVALHO. ...É a sério!

Anónimo disse...

Árvores históricas de Beijós que são, hoje, autenticas almas penadas:

Quem não se lembra do grande e frondoso cedro que existia no adro da igreja?

Quem não se lembra do cedro monumental que existia entre a ponte e chafariz, que tantas histórias de namorados, bricadeiras e algumas bebedeiras tinham para contar e que o "progresso" levou...

Quem não se lembra das várias oliveiras, de porte médio, que existiam nos terrenos da Caritas, que se mantinham e sem estorvo já depois construido o edificio actual, e que foram substituidas por umas coisas parecidas com árvores?

Em Beijós, de quando em quando, surgem umas mentes brilhantes, sem saber bem como deixar marca, a investir (no bom sentido...) contra os pacíficos Carvalhos, Cedros e Oliveiras.

Qualquer dia vão os pinheiros mansos e os carvalhos do CLUB, as oliveiras e as tileiras do Adro, a tileira da Escola, etc.

Arriscam-se a tornar-se uma imagem suave e fresca na memória de cada um e umas almas penadas na memória de todos, como os cedros do Adro e da ponte.
AHMEN...

António disse...

Ruivus,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a Toda a Gente.

António disse...

Viseu,
Bem-vindo ao Beijós XXI,
Manda Beijós a toda a Gente.

Nuno disse...

Pelos vistos nunca mais teremos a sombra fabulosa que tinhamos nas tardes quentes de Verão. Já estou a imaginar a Segunda-Feira das festas de Verão passada ao Sol.

Enviar um comentário