Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com
Mostrar mensagens com a etiqueta Escola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Escola. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2009

Activa-te

É o nome do site criado por um grupo de alunos da Escola Secundária/3 de Carregal do Sal, o qual ficou em 1.º lugar (ex-aequo com uma escola de Almada) no Imagine Cup Webmaster 2009, um Concurso Nacional de Criação de páginas Web promovido pela Microsoft Portugal em colaboração com o Plano Tecnológico da Educação.
O concurso desafiava os alunos a construirem um sítio web que demonstrasse como a tecnologia poderá ajudar na resolução de um dois oito problemas que mais afectam a humanidade, segundo as Nações Unidas. Os alunos da ESCS escolheram "Assegurar a sustentabilidade ambiental" e conceberam este sítio:
www.activate.in

Parabéns!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quem lê mais sabe mais

Literacia (%) da população acima de 15 + anos
Reconhecem Portugal nesta imagem?

Uma dica: Portugal tem feito grandes progessos na literacia, mas ainda fica bastante aquém dos outros países congéneres.
Por isso é importante continuar a investir na leitura para todas as idades. Saber ler é um bem valioso, uma capacidade que se desenvolve cedo e se aplica toda a vida.
Há cem anos, muitas das crianças não tinham acesso ao ensino, especialmente as meninas que eram "precisas em casa". Agora os seus netos e bisnetos vão passar a completar o ensino secundário, o 12º ano a partir de próximo ano escolar. Esta mudança não é sem tempo.
O 12º ano já é obrigatório na maior parte dos outros países europeus há alguns anos, já subiram a parada e Portugal ia mais uma vez ficando para trás.
VER quadro com legendas em PPP Lusofonia

terça-feira, 12 de maio de 2009

Choque oftalmológico

Segundo a Lusa, «A utilização do computador Magalhães pode fazer disparar os casos de miopia entre as crianças devido ao tamanho do portátil e às letras muito pequenas, que obrigam a uma leitura muito próxima, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO).»
Augusto Barbosa, coordenador do Grupo Português de Ergoftalmologia, da SPO, defendeu que «Se se preocuparam em colocar o Magalhães nas escolas, também deveriam alertar para alguns cuidados a ter com o uso dos computadores, prevenindo o aparecimento de patologias do foro ocular.»

«Para evitar o aparecimento das doenças oftálmicas relacionadas com os computadores, a SPO informa que o ecrã deve estar 10 a 25º abaixo do nível do olhar, a iluminação e o brilho envolventes devem ser equilibrados (evitar os reflexos), o monitor tem de estar limpo, os olhos devem estar a 50 ou 60 centímetros de distância do ecrã e fazer pausas de cinco a dez minutos por cada hora de trabalho.»
Este alerta também é válido para quem passa muito tempo a ler (e a escrever!) o Beijós XXI.

Notícia completa aqui.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Magalhães II contempla público com necessidades especiais

«Tal como o TeK publicou, o novo Magalhães foi mostrado no Fórum Internacional das Telecomunicações promovido pelo UIT. O computador já foi apresentado no final do ano passado embora, na altura, fosse dado a conhecer através de uma pequena sucessão de imagens. Agora a estratégia é diferente e o segundo Magalhães será colocado em exposição no fórum a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa.

A acompanhar o lançamento do computador é apresentado um conjunto de três novos pacotes de aplicações destinadas a um público com necessidades especiais.
"Eu quero ver", "Eu quero ler" e "Eu quero comunicar" são os nomes destes packs desenvolvidos pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e pelo Instituto de Novas Tecnologias.

Todos são compatíveis com o modelo actual e o futuro do Magalhães e são compostos por aplicações de "ampliação do quadro da escola ou do livro de estudo, ampliação e leitura do ecrã do Magalhães por voz humana portuguesa, detecção e impressão de gráficos técnicos em Braille, OCR portátil, reconhecimento de voz do professor ou do aluno quer para ditado quer para operação do Magalhães, módulos de animação gráfica para auxílio à aprendizagem da fala e escrita", entre outras aplicações, explica a JP Sá Couto.

O segundo Magalhães chega ao mercado no último trimestre deste ano e distingue-se do computador actual por incluir uma caneta/rato incorporada, para manual e directamente para o computador, um ecrã de 10,1 polegadas, saída VGA, ranhura interna para ligação 3G/Wimax, capacidade de armazenamento de entre 80 a 160 GB, leitor de cartões 4 em 1 e software de leitura que permite que a criança possa usar o portátil em diferentes ambientes de luz.»

Fonte - Tek

Notícia enviada por Francisco

domingo, 26 de abril de 2009

Beijós XXI em Espargos - 2

Uma 'delegação' do Beijós XXI visitou a Escola Nova do Ensino Básico de Espargos. Apesar do nome, as instalações não são nada novas e são evidentes as limitações de um espaço sobrelotado.
Mesmo quando a população escolar não revela dificuldades económicas, nota-se que é o próprio sistema escolar que apresenta algumas carências. Por outro lado, há alguma escassez no mercado de material escolar.
Os 'enviados especiais' provocaram uma pausa na aprendizagem de geometria numa turma do 6.º ano para ensinar um importante endereço electrónico e para distribuir algum material escolar (uma parte foi oferecida pelo Jumbo de Alfragide, outra parte pela "professora de URL's").

Para registar a presença do Beijós XXI, o aluno António posou com uma T-shirt personalizada.

Veja também Beijós XXI na Ribeira Funda.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Escola de Saúde de Viseu em Congresso, 22-23 Abril

O I Congresso de Saúde da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Viseu (AEESSV) vai realizar-se na próxima semana a 22-23 de Abril -2009, junto com as XXI Jornadas de Emfermagem.


Serão debatidos os seguintes temas:

. Enfermagem e as Terapias Complementares
. Luto Infanto-Juvenil
. Os Profissionais de Saúde e a Abordagem à Vítima
. A Família e o Doente Oncológico
A ESSV oferece o Curso de Licenciatura em Enfermagem e cursos de pós-graduação, dando continuidade à tradição do ensino de enfermagem em Viseu que data desde 1974.

A Escola Superior de Saúde integra o Instituto Politécnico de Viseu que presta um grande serviço a toda a região.

quinta-feira, 19 de março de 2009

19 de Março - Dia do Pai

* " O Dia do Pai celebra-se a 19 de Março.

* Por que é que calha nesta data?

* É porque este é o dia de S. José, o pai de Jesus. Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo.

* S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus."

Fonte: Site Júnior




Em muitas Escolas do país organizam-se pequenas "festas" dedicadas ao dia do Pai, onde os alunos, no âmbito das actividades curriculares criaram pequenas lembranças que ofertam aos pais.










O Pai pode acompanhar parte da manhã com o seu filho e participa nas actividades preparadas para o efeito.








O Beijós XXI lembra todos os pais e presta homenagem a todos os pais beijosenses.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Governo aposta nos Centros de Apoio ao ensino especial

«O Governo anunciou que, até final deste ano, os 25 Centros de Apoio ao ensino especial vão ter mais equipamentos, num investimento de 1,3 milhões de euros.

O objectivo é equipar os centros de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Educação Especial com computadores, programas e outros equipamentos
adaptados às limitações dos alunos, quer ao nível motor e físico, quer ao nível cognitivo.

O Executivo pretende, por exemplo, que os centros passem a ter um sistema que permita à criança interagir com uma aplicação informática, de forma a que
o computador responda ao simples movimento dos olhos.

Em declarações à Renascença, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, adiantou que esta rede de apoio pode ainda vir a ser alargada.
O Governo tem apostado na reforma da Educação Especial, sendo que o Ministério da Educação criou em todo o país salas especializadas no apoio a alunos cegos,
surdos, multideficientes e autistas, para além deste centros.

A tutela conseguiu ainda aumentar o número de técnicos, terapeutas e professores a exercer funções neste sector.

O Executivo pretende que, em 2013, todos os alunos com necessidades educativas especiais estejam integrados no sistema de ensino regular, assim como as
escolas destinadas a estes educandos sejam transformadas em centros de recursos humanos e materiais.»

Fonte: Fábrica de Conteúdos

Notícia enviada por Francisco

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estudar Darwin?



No dia 12 Fevereiro de 1809 nasceu Charles Darwin. Faz agora 200 anos.
São várias as iniciativas de comemoração desta efeméride. A obra e a vida de Darwin são da maior relevância para a ciência, para o progresso da humanidade e para a vida de todas as espécies.
Num tempo em que a biologia, a geologia e todas as ciências da natureza nos surgem com cruciais para o bem-estar da humanidade, mas também para o futuro deste planeta, é muito importante aproveitar essas iniciativas para conhecer melhor o extraordinário contributo cientifico de Charles Darwin.
Alguns, colocando mal o problema, defendem que a teoria evolucionista de Darwin não faz qualquer sentido. Em oposição ao “evolucionismo” de Darwin está, por exemplo, a teoria “criacionista”, de que tudo fora obra de um criador (Deus), inclusive o ser humano e que nos é contada ligada à historieta de Adão e Eva, propalada há séculos (com base na Bíblia e na religião).
Alguém pergunta: se o homem descende do macaco e o se macaco descende de outros seres menos parecidos com o homem então de que descende, por exemplo, o vírus da sida?
Para mim, o importante não é saber se a teoria de Darwin é a resposta definitiva à questão de onde vem e para onde vai a espécie humana e todos as outras espécies animais, ou mesmo todos os seres vivos.
O importante é, parece-me, a atitude e o fabuloso trabalho de Darwin em prol da ciência e em prol do avanço do conhecimento.
É importante comemorar Darwin como é importante comemorar a vida e a obra de qualquer cientista, filósofo, humanista, artista, etc. Somos habitantes deste planeta, num ponto minúsculo do universo, e sabemos tão pouco do que nos rodeia.
Falando da humanidade, a sua História resume-se a um processo continuo (embora com sobressaltos) da ignorância ao conhecimento, da irracionalidade à razão, da crença em forças e poderes sobrenaturais ao domínio das forças da natureza, a uma tentativa constante de compreender e dominar essas para benefício do homem e de todos os modos de vida de que o homem é parte integrante.
Posso duvidar, muito ou pouco, do que disse Darwin mas não devo olvidar o seu esforço científico. Devemos pois congratular-nos com o seu imenso contributo para compreendermos melhor o mundo que nos rodeia. Estudá-lo. Questionar Darwin, mas aprender com a sua obra, que é um marco indelével na História da ciência.
Devemos questionar Darwin, hoje e sempre, como questionamos Aristóteles ou Platão.
Ninguém chegou, nem jamais chegará, à verdade absoluta, simplesmente porque ela não existe. Heraclito (filósofo grego - 540 A C.) dizia que "não te banharás duas vezes na mesma água de certo rio" (cito de memória). O devir, a mutação, o nascimento e a morte, a transformação dialéctica das coisas da natureza são, talvez, a maior certeza. Darwin não chegou à “verdade” para todo o sempre. Pensar isso seria um insulto ao pensamento de Darwin bem como ao espirito científico em geral.

Texto de: A. Abrantes

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mentiras & Contradições

Comecemos pelas contradições
Na sequência de um post que publiquei no passado Outubro, volto ao tema da utilização da net por crianças e de como ela é encarada pelos pais. Tudo porque se diz que hoje é o Dia Europeu da Internet Segura e vários jornais dedicam um considerável espaço ao assunto.

Por exemplo, o Público apresenta desta forma os resultados do Eurobarómetro, numa entrevista a Cristina Ponte: «“Há uma contradição no Eurobarómetro: os pais que dizem que fazem pouco uso da Internet [só 32 por cento dos pais portugueses usam a web pelo menos uma vez por dia, quando a média da UE é de 54 por cento] e ao mesmo tempo aparecem em primeiro lugar a nível europeu como os que mais controlam [30 por cento dizem estar sempre ao lado dos filhos na net; a média europeia é de 13 por cento] e que vêem os históricos e e-mail [35 por cento garantem fazê-lo, em contraste com a média europeia de 22 por cento]”.»

Relacionando estes resultados com os que mencionei no post de Outubro e com as estatísticas sobre a utilização de meios de informação e comunicação, arrisco-me a especular que os pais portugueses (tal como os 'chefes' portugueses em geral) querem é controlar o que não dominam. Não tarda, vão adaptar a brilhante ideia do Governo de chipar matrículas e vão também chipar os petizes que deixam na escola durante 12 horas por dia. Enquanto não, vão-se entreter a ver os filmes do recreio.

Desculpem a presunção, mas há pelo menos duas coisas que alguns pais precisam de aprender: 1) informática; 2) a história do nazismo.

E agora vamos a uma grande mentira
Porque o tema é o mesmo, não posso deixar de fazer referência a uma "notícia" da Lusa que nem a melhor propaganda de Salazar seria capaz de criar: «Portugal tem taxas de acesso à Internet superiores à média da União Europeia». Afinal, vai-se a ver e «87 por cento dos portugueses com o secundário completo utilizam a Internet, sendo os quintos da União Europeia que mais acedem a esta tecnologia». Então e a central de propaganda não se dá ao trabalho de consultar quantos são os portugueses com o secundário completo?
É que a verdade é esta - há quatro países da UE atrás de Portugal na utilização da Internet: Roménia, Bulgária, Grécia e Chipre. 42% dos portugueses usam net, face a uma média de 61% na UE27. A Lusa conseguir transformar isto naquele título... leva-me, de novo, à história do nazismo!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Contributos para a recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes

«Escola Secundária de Alberto Sampaio (Braga – Portugal)

Decorre entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2009, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, estabelecimento de ensino da cidade de Braga (Portugal), a actividade intitulada “Contributos Para a Recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes”.

Assim, no polivalente e no bloco 3 deste estabelecimento de ensino, estará patente uma exposição permanente constituída por registos biográficos sobre o “Justo de Bordéus”, registos fotográficos da Casa do Passal e estudo prévio da sua reconstrução, bandas desenhadas e pinturas dos alunos, campanha de dádiva de sangue, divulgação do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e comentários de artigos da imprensa. No dia 2 de Fevereiro, no polivalente, pelas 10h55, será projectado um documentário sobre cônsul português (realizado no âmbito do Programa “Os Grandes Portugueses” - RTP1), assim como, pelas 15h00, a projecção de trabalhos individuais dos alunos sobre a Casa do Passal e o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. A actividade será encerrada no dia 3 de Fevereiro, pelas 19h05, na Biblioteca/CRE Manuel Monteiro, com um momento musical em memória de Maria Angelina e Aristides de Sousa Mendes.

A organização do evento está a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com os alunos das turmas 10.º N, 10.º U, 11.º P e EFA Sec Contabilidade 1 e EFA Sec Administrativo 2, contando com a colaboração e divulgação de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais.»



Notícia enviada por Carlos Dobreira

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Junta-te aos nossos músicos

Escola de Música

Inscrições Abertas
Sábados das 16.00 às18.00
na sede da Filarmónica

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Formação doméstica

Os títulos dos cursos são interessantes:
“Gestão Doméstica e Familiar” e
“Educação e Formação Parental”.
Não tendo conhecimento dos conteúdos e metodologias, não me posso pronunciar sobre a sua valia, mas admito que os objectivos são uma necessidade no público-alvo, nos tempos que correm. Aqui fica uma foto da sessão de abertura, no passado dia 15, e a informação essencial fornecida pela CMCS:
«Promovidos pela ADICES; em parceria com a Rede Social do Concelho de Carregal do Sal, os cursos de “Gestão Doméstica e familiar” e “Educação e Formação Parental” decorrem de 15 a 30 de Dezembro para 15 formandas da área de residência do Concelho e surgiram na sequência de uma candidatura apresentada pelas duas entidades ao QREN (Quadro Regional de Estratégia Nacional), medida 6.1., sendo financiados pela POPH (Programa Operacional de Potencial Humano). O objectivo primordial da formação passa pela implementação de uma estratégia de actuação de combate à pobreza e exclusão social.»

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os livros vêm aí...

Feira do Livro, EBI de Cabanas, 2 a 5 de Dezembro

sábado, 18 de outubro de 2008

Para que serve a Internet?

Foi feito um inquérito na área da Grande Lisboa a crianças entre os 9 e os 14 anos e respectivos encarregados de educação, sobre "Recepção dos Meios de Comunicação Social". Os resultados relativos à utilização de Internet confirmam um conjunto de pré-conceitos que eu tinha sobre este assunto. Foi distribuido um resumo à comunicação social (ver Público) e o relatório completo está no site da ERC.
Destaco:

  • 71% das crianças usam o sistema de conversas MSN;
  • 84% dos pais pensavam que os filhos utilizam a Internet sobretudo para procurar informação;
  • 57% das crianças admitem usar a Internet como ajuda para trabalhos de casa;
  • 78% dos pais pensam que os filhos usam a Internet como ajuda para trabalhos de casa;
  • 43% das crianças publicam fotografias e informações pessoais em sistemas de convívio e encontros;
  • 11% das crianças admitem visitar sites pornográficos, o que é admitido por menos de 1% dos pais.
A conclusão não poderia ser mais clara. Os pais sobrevalorizam o carácter informativo da net, os filhos usam-na para brincar, comunicar, conviver, expressar um estilo de vida e. Os operadores que vendem os e-escola sabem bem quais são as motivações dos jovens para ter computador - já viram algum anúncio a dizer aos jovens para comprar um e-escola porque vão aprender mais ou melhor???

domingo, 5 de outubro de 2008

Há dias p'ra tudo - 2

sábado, 4 de outubro de 2008

Centros educativos e encerramento de escolas

Foto ⓒ António
Os recentes anúncios da construção dos Centros Educativos Nun'Álvares e Aristides de Sousa Mendes motivaram alguma discussão aqui no Beijós XXI. Neste momento, parece-me útil uma retrospectiva cronológica dos artigos que o Beijós XXI publicou sobre o assunto nos últimos dois anos e meio (pode clicar nas datas para reler os posts).


9-3-2006
BEIJOKENSE divilgou uma notícia do JN, que ficou famosa por causa de Bill Gates não ter passado por cá, mas onde se diz que «a Câmara de Carregal do Sal não vai permitir o encerramento de cinco escolas e três jardins-de-infância (...) se a decisão for tomada unilateralmente pela tutela».

10-6-2006
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou o edital de Sessão Pública da Assembleia de Freguesia, a realizar no dia 17/06/2006. Da ordem de trabalhos constava o ponto 2.3 – REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL (CARTA EDUCATIVA).
É de destacar o primeiro comentário a este post, da autoria de uma leitora (?) Nora: «Estará a escola de Beijós em perigo de fechar? Não deixem que isso aconteça.»

12-9-2006
ANTÓNIO divulgou uma notícia do JN que dava conta de que a Carta Educativa estava em consulta pública. A notícia falava também da concentração de alguns estabelecimentos na EBI ASM.

21-9-2006
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou o edital de Sessão Pública da Assembleia Municipal, de cuja ordem de trabalhos consta, no ponto 3, ANÁLISE, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA PROPOSTA DA CARTA EDUCATIVA DO CONCELHO DE CARREGAL DO SAL.

12-3-2007
BEIJOKENSE fez eco de um trabalho do Notícias de Viseu sobre a discussão relativa ao encerramento de escolas ocorrida na Assembleia Municipal de Viseu. Destacou a opinião do Presidente da J. F. Boaldeia, para quem uma freguesia sem escola deixará de ser freguesia. Aconselho vivamente que releiam os comentários a este post!

16-4-2007
BEIJOKENSE reportou uma notícia do Público, dando conta de uma manifestação em Viseu contra o encerramento de escolas do 1.º ciclo do ensino básico no distrito.

28-5-2007
BEIJOKENSE contrastou a actual leva de abate de escolas com as dificuldades que os nossos antepassados sentiram para as abrirem. O post fazia a ligação a um artigo de Paulo Guinote, Doutor em História da Educação, sobre o mesmo assunto: «Fechar escolas com menos de 20 alunos em pequenas povoações do interior é dizer a essas populações para partirem de vez, para desistirem de ter esperança que o Estado faça mais por elas, pois até a Educação das suas crianças declara não poder assegurar se não for em outro lugar».

19-9-2008
BEIJOKENSE divulgou a informação do Carregal Digital sobre os concursos para a construção do Centro Educativo Nun'Álvares. O post foi muito comentado.

26-9-2008
BEIJOKENSE voltou a comparar a dinâmica actual com o que se passou há 100 anos. Desta vez, destacou a falta de senso em impor fronteiras administrativas na organização da rede escolar.

2-10-2008
VICTOR PEIXEIRA MARQUES publicou uma informação do Carregal Digital dando conta da aprovação pela Câmara da «pré-candidatura para a requalificação do Centro Educativo Aristides de Sousa Mendes». Há um comentário de Beijokense, dizendo que a informação não é clara quanto ao encerramento de escolas e sugere que no meio dessa informação há «linguagem que é, nitidamente, da 5 de Outubro».
Pelos vistos esse comentário tinha alguma razão de ser :) porque, entretanto, a informação disponível no Carregal Digital foi alterada. Afinal, parece que não se tratou de uma aprovação (?), mas tão só que «O Executivo Camarário tomou conhecimento, na última reunião de Câmara, realizada no dia 26 de Setembro, do parecer favorável emitido pelo Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, do Ministério da Educação».

De qualquer modo, continuo na dúvida, já que a notícia do Carregal Digital não bate certo com a matemática que eu aprendi com o meu pai e com os professores da Escola Primária de Beijós. «No edifício em questão serão concentrados cinco estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos a distribuir por 7 salas num total de cerca de 100 alunos». Cinco estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos resulta, necessariamente, num máximo de 45 alunos. De onde vêm os cinquenta e tal que faltam?

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

APROVAÇÃO DA PRÉ-CANDIDATURA DO CENTRO EDUCATIVO ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Foi aprovada no dia 26/09/2008 pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, a pré-candidatura para a requalificação do Centro Educativo Aristides de Sousa Mendes.


«Na Carta Educativa do Concelho, foi apresentada uma proposta que consiste na criação do Centro Educativo de Cabanas de Viriato, através da integração no logradouro da Escola E.B. 1,2,3 Aristides de Sousa Mendes, de um edifício destinado ao acolhimento dos Jardins de Infância do Agrupamento de Cabanas de Viriato e às restantes turmas do 1º ciclo que integram o mesmo. Esta proposta cumpre os objectivos previstos para o programa nacional de reordenamento da rede educativa. A intervenção permitirá integrar níveis de ensino, requalificar o parque escolar, através do encerramento de escolas de pequena dimensão, melhorar as condições de ensino e aprendizagem e consolidar o objectivo da Escola a Tempo Inteiro. A conclusão da obra está prevista para 2010. A proposta tornou-se mais vantajosa face às políticas educativas existentes, uma vez que a recuperação do antigo edifício das escolas primárias sairia mais dispendioso na adaptação às novas disposições regulares, não solucionando o problema da deslocação dos almoços. Neste edifício serão concentrados estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos. O objectivo deste Centro Educativo é o de um melhor acolhimento dos alunos do Jardim de Infância, integrando no mesmo espaço Jardim de Infância e Escola Básica Integrada existente.»



segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Concurso "Escola Alerta" 2008/2009


Edição de 2008/2009


Encontra-se aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2008/2009 e já está disponível o respectivo Regulamento.
Ver o Regulamento do Concurso "Escola Alerta!" 2008/2009 (versão .rtf, 4 Mb).
Convida-se todas as escolas a incluir nos seus planos anuais e/ou bi-anuais o tema da "Acessibilidade a Todos" e a participar nesta 6.ª edição do concurso.

O que é o Escola Alerta!"?
é um concurso dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário, sob a orientação pedagógica de professores;
visa a participação e a intervenção activas dos alunos na inventariação de barreiras (sociais, da comunicação, urbanísticas e arquitectónicas), e na apresentação de propostas de solução e de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências ou incapacidade;
contempla a atribuição de prémios distritais/regionais e nacionais aos melhores trabalhos;
prevê ainda diplomas de participação para as escolas, alunos e professores, bem como, quando se justifique, menções honrosas.
Este programa tem vindo a ser desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., contando com a colaboração, entre outros, dos Governos Civis; das Direcções Regionais de Educação do Continente e Regiões Autónomas; das Câmaras Municipais e, essencialmente, com a participação directa das Escolas e dos Agrupamentos de Escolas.


(Calendarização)


Entrega dos trabalhos nas escolas

Até 4 de Março de 2009

Reunião dos júris das escolas e classificação dos trabalhos

Até 11 de Março de 2009

Entrega dos trabalhos nos Governos Civis ou nas Direcções-Regionais de Educação das Regiões Autónomas (Açores e Madeira)

Até 18 de Março de 2009

Reunião dos júris distritais/regionais e classificação dos trabalhos

Até 31 de Março de 2009

Entrega dos prémios distritais/regionais

Até 22 de Abril de 2009

Entrega dos trabalhos premiados no INR, I. P.

Até 29 de Abril de 2009

Reunião do júri nacional e classificação dos trabalhos

6 de Maio de 2009

Entrega dos prémios nacionais

Junho de 2009



Informação enviada pelo leitor Francisco

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Escola dos Pardieiros

Há um ano, publiquei aqui vários documentos atestanto a dificuldade em abrir em Beijós uma escola para raparigas.
Agora, o facto de se falar de novo na Carta Educativa, a propósito do Centro Educativo Nun'Álvares, leva-me a publicar um exemplo dos esforços que, neste caso, em 1904, foram feitos para se abrir uma escola nos Pardieiros.
Noto que, naquele tempo, apesar da falta de recursos, que levou a junta a vender baldios para abrir escolas, a "rede" escolar não seguia cegamente, como hoje, as divisões administrativas - propunha a Junta de Beijós que as crianças de Pedra Cavaleira e Póvoa Dão frequentassem a escola dos Pardieiros.

Antes de passar à transcrição do documento, manifesto, mais uma vez, o meu pesar pelo encerramento das escolas primárias do concelho. Em 2006/07, segundo estatísticas do ME, frequentavam o 1.º ciclo em Beijós e Pardieiros 40 alunos. Desconheço se haveria algum nas Póvoas. Parece que isso não é suficiente para ter uma escola em Beijós. Por outro lado, frequentavam a EB1 da Lajeosa, vindos de todas as povoações da freguesia, 45 alunos. Se a lógica fosse de proximidade e não de fronteiras arbitrárias, os alunos de Penedo e Sangemil poderiam frequentar a escola de Beijós... de qualquer modo, é esta diferença entre 40 e 45 que justifica diferentes destinos?

«(...) foi apresentado um officio vindo do Governador Civil do Districto, pelo qual se prova que a deliberação tomada por esta Junta com relação ao fornecimento da casa de habitação do professor e casa para escola na povoação dos Pardieiros, foi approvada, officio que foi archivado n'esta secretaria da Junta. Recebeu-se tambem o parecer favoravel da Camara d'este concelho, a respeito da criação da mesma escola, o qual tambem foi archivado n'esta mesma secretaria, recebeu-se tambem uma relação das creanças recenseadas da Pedra Cavalleira e Povoadão, da freguesia de Silgueiros, creanças que deverão frequentar a escola na povoação dos Pardieiros, se for criada a dita escola, pelo facto d'estas povoações distarem alguns killometros da sede da freguesia de Silgueiros, onde há as escolas officiaes actuaes, cujo excesso digo, asççesso ás escolas officiaes da freguesia, digo, da sua freguesia se tornar por vezes impossivel pelo facto de terem que atravessar o Rio Dão, aonde não há ponte (...)»