Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Metro do Porto com navegação assistida para cegos.

«Serviço inédito a nível mundial é disponibilizado a partir de 2 de Dezembro

O serviço NAVMETRO - informação e navegação na rede do Metro do Porto para cegos e amblíopes - está disponível a partir do dia 2 de Dezembro.
(...)

Desenvolvido pelo Metro do Porto em conjunto com a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), o NAVMETRO é uma inovação tecnológica que resulta de meses de investigação e desenvolvimento e do profundo trabalho de uma equipa de técnicos, investigadores e académicos. Com o objectivo de tornar a rede do Metro mais acessível e garantir as melhores condições de integração aos cidadãos com deficiência visual.
Basicamente, o NAVMETRO é uma ferramenta inédita a nível mundial, consiste na orientação e encaminhamento através da utilização de um telemóvel. Com o seu aparelho (de qualquer operadora, marca e modelo, sem carecer de qualquer funcionalidade ou aplicação específica), um invisual pode ser localizado no interior da estação do Metro, «guiado» nos diversos trajectos e executar as acções necessárias à realização de uma viagem: escolher e comprar títulos, validar,
encontrar um elevador, aceder ao cais de embarque, receber informação sobre frequências e tempos de espera, entre outras. A interacção com o cliente faz-se através da voz e de orientação sonora.

(...)

Realça-se que, para as pessoas cegas ou amblíopes registadas no NAVMETRO, a utilização do serviço é totalmente gratuita.
(...)

Fonte: ACAPO

Enviado por Francisco, de Beijós.

0 Beijos:

Enviar um comentário