Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cegos ganham esperança de voltar a enxergar com terapia genética

PAM BELLUCK do New York Times
Quando Corey Haas tinha sete anos, a doença na retina, congênita, já tinha roubado grande parte de sua visão. "Ele sempre ficava agarrada a mim ou minha mulher", disse o pai de Corey, Ethan Haas.
O garoto dependia de uma bengala e de adultos para guiá-lo. Incapaz de ver o que estava escrito na lousa da escola, ele contava com a ajuda de um professor, tela de computador com fontes grandes e materiais em Braille.
Legalmente cego, esperava-se que Corey acabasse perdendo toda a sua visão. Então, há 13 meses, após seu 8º aniversário, ele passou por um procedimento de terapia genética experimental, recebendo uma injeção em seu olho esquerdo.
Sua visão naquele olho melhorou rapidamente. Agora com nove anos de idade, Corey joga beisebol, dirige carrinhos, percorre trilhas na mata perto de sua casa, em Hadley, NY, e lê a lousa na aula. "Melhorou muito", disse ele.
Especialistas em problemas de visão afirmam que, embora não esteja claro quantas pessoas com defeitos na visão a terapia genética pode ajudar, eles consideram a pesquisa promissora para alguns tipos de cegueira, e um progresso para a terapia genética, que tem tido muitos obstáculos.
(...)


Notícia enviada por Francisco de Beijós

0 Beijos:

Enviar um comentário