Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Acto de Sousa Mendes visto pelo embaixador de Portugal em Madrid" em 1940


«Transcrição parcial do telegrama do embaixador de Portugal em Madrid, Pedro Teotónio Pereira, que se dirigira à fronteira francesa, em Junho de 1940, para travar Aristides de Sousa Mendes.
O telegrama é dirigido ao MNE, em 25 de Junho de 1940 e nele, Teotónio Pereira relata a situação caótica que se vivia nesses dias na fronteira entre Espanha e França:
"Acabo regressar Madrid. (...) zona fronteira franco espanhola situação caótica e susceptível produzir-nos sérias complicações.
Toda massa estrangeiros existentes em França empurrada por invasão alemã refluiu cidades sul e pretendia obter visto para Portugal . Entre esses estrangeiros figuravam larga cópia judeus e originários vários países absorvidos ou vencidos por Alemanha que se esforçavam com ou sem motivo por ou sem motivo por fugir França todo custo.
Nossos Vice-consulados sul França mostraram-se desorientados situação que se agravou pelo facto Cônsul de Portugal em Bordéus desvairado por acontecimentos começar dando vistos grande quantidade e levando depois Cônsul de Portugal em Bayonne a adoptar mesmo procedimento.
Tal desorientação causou grande impressão lado espanhol esboçando-se logo campanha política contra Portugal (...)"»

Fonte: Expresso

Origem: MVASM


1 Beijos:

Luisa Pacheco Marques disse...

Agradeço eu nome do MVASM, a transcrição do nosso post no vosso blogue.
Agradeceria igualmente, que para além de referirem a fonte "expresso,pt" referenciassem que é do blogue do Museu Virtual Aristides Sousa Mendes.
Obrigada
Luisa Pacheco Marques (coordenadora do MVASM)

Enviar um comentário