Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 17 de outubro de 2009

Paragens falantes ajudam invisuais

«Há diversas formas de recorrer às novas tecnologias para tornar a sociedade mais inclusiva. Na localidade britânica de Brighton & Hove a entidade responsável pelos transportes públicos instalou paragens falantes, para ajudar os habitantes invisuais a encontrarem o autocarro que precisam.
Estreado em 2007, o projecto foi considerado pioneiro no Reino Unido, na medida em que até aquela data nenhuma outra localidade tinha instalado estas paragens falantes. Implementadas pela Câmara Municipal de Brighton & Hove, em parceria com a empresa de transportes local Brighton & Hove Bus and Coach Company, estas paragens estão ligadas a um sistema de informação em tempo real. Através deste sistema são enviados dados para as paragens que vão desde a localização da paragem, que autocarros param ali ou o tempo de espera até chegar a próxima viatura, entre outros aspectos.
Para a autarquia, esta tecnologia veio dar mais liberdade e autonomia aos cidadãos cegos, pois deixaram de ter pedir ajuda às pessoas que passam ou mesmo para as situações em que não se encontra ninguém nos postos de espera. O projecto acabou por ser reconhecido como uma boa prática na área da acessibilidade e já está a ser despertar interesse noutras localidades do Reino Unido, nomeadamente em Londres.

(...)

Porta-chaves electrónicos
Para que estes habitantes da localidade possam beneficiar em pleno da tecnologia, foram também distribuídos pequenos aparelhos electrónicos, semelhantes a porta-chaves, que interagem com as paragens. Assim, sempre que os utilizadores passam junto de uma das mais de 20 paragens onde o serviço está disponível, estes dispositivos alerta-os.
Depois o invisual apenas tem de pressionar um pequeno botão para obter os detalhes que necessita para saber se está no local correcto ou quando vai passar o próximo autocarro, por exemplo. Para quem precise de apanhar transporte para uma das localidades dos arredores de Brighton & Hove, como é o caso East Sussex, a autarquia resolveu também instalar aí algumas paragens destas.»


Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário