Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Lendas da nossa região




A ADICES (Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas) publicou em 1996, um livro intitulado "Lendas" Literatura Oral da Nossa Região - Aguieira - Dão e Caramulo.















Uma dessas lendas, versa sobre a nossa Terra.
«Há muito, muito tempo, um humilde grupo de peregrinos, cansado de dias de viagem, chegou a umpovoado , hoje no Concelho de Carregal do Sal.
Ao verem chegar aquelas pessoas, todos lhes manifestaram hospitalidade, oferecendo do melhor que tinham. Ali pernoitaram.
No dia seguinte, antes de retomarem a caminhada, despediram-se com gratidão, e partiram.
Ao encontrarem peregrinos conhecidos em sentido oposto, disse-lhes o mais velho, que ao chegarem àquela terra de gente boa, a beijassem agradecendo em seu nome. "Beij'ós!", "Beij'ós!"














Passava o tempo mas a hospitalidade dos habitantes daquela terra não saía da memória dos peregrinos, que continuavam a enviar saudações "Beij'ós!", "Beij'ós!"
E assim começou a ser conhecida a povoação pelo nome de Beijós.»


Na edição deste livro participou o nosso conterrâneo Pedro Marques.




Gentilmente cedido por Pedro Marques


1 Beijos:

beijokense disse...

Camila Nunes colocou em verso uma versão ligeiramente diferente desta lenda.

Faz hoje 4 anos, iniciei as lides bloguísticas, precisamente com uma outra versão da origem toponímica de Beijós, supõe-se que menos lendária.

Enviar um comentário