Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Quer saber a idade de uma árvore bem velhinha?

«Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, desenvolveram um método, que classificam como "único no mundo", para datar árvores até aos três mil anos, anunciou hoje fonte da instituição.»
(...)
«José Lousada, coordenador do estudo e docente do departamento Florestal da UTAD, disse à Agência Lusa que (...) a datação de árvores relativamente jovens é, de um modo geral, fácil, sendo neste caso normalmente utilizados métodos ópticos para a avaliação da sua idade, como a contagem dos anéis de crescimento. No entanto, acrescentou, a utilização deste sistema em árvores muito antigas tem sido "impraticável" pois, na maioria dos casos, a parte central das árvores e que corresponde à sua zona mais velha, entra em biodegradação. Ou seja, "fica oca no seu interior" o que "impossibilita a sua datação". Na prática, o cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro ou perímetro do tronco. O investigador referiu ainda se recorre ao estudo de outras árvores, com características idênticas, para depois, de forma comparativa se ir preenchendo a parte interior como se fosse um puzzle.»

Fonte: i

Talvez seja útil para saber a idade deste pinheiro. Outros acharão que se justifica para datar carvalhos.

0 Beijos:

Enviar um comentário