Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Conferência sobre Sousa Mendes no Estoril, 9-Setembro, 21h

Aristides de Sousa Mendes, "Um Justo contra a Corrente", (Righteous against the Tide) vai ser o tema da conferência a ser proferia pela autora e jornalista Miriam Assor no Espaço Memória Exílios, no Estoril a 9-Setembro-2009.
A Câmara Municipal de Cascais promove mais uma conferência do ciclo "UM SÉCULO DE MEMÓRIAS" que pretende criar um espaço de divulgação e de diálogo sobre a História de Portugal do século XX, com particular ênfase para o período da II Guerra Mundial.
A jornalista Miriam Assor nasceu em Lisboa a 1996, filha do rabino da Comunidade Israelita de Lisboa que foi decisivo no despertar da sua consciência em relação ao terror do Holocausto.
Data: 9-Setembro-2009, 21h
Lugar: Espaço Memória Exílios, Av Marginal, nº 7152A, Estoril
Contactos: biblioteca.sdomingos.rana@cm-cascais.pt, eme@cm-cascais.pt, tel 214 815 830
VER Amigos de Sousa Mendes

7 Beijos:

Willoughby disse...

Irá ser interessante, seguramente, porquanto Miriam Assor é investigadora da matéria...

*************************************

Todavia, aproveito para deixar a mensagem de que o Nosso Conterrâneo, Zacarias Pais do Amaral está a participar no passatempo "AS VINDIMAS" no Blogue http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/, pelo que convida todos os Beijosenses a enviarem o seu voto para o seu texto, a partir de 10/09.2009.
Ele conta com o apoio de todos...

Anónimo disse...

Aristides de Sousa Mendes era um justo entre os justos. Pena, o Sr. Fernando Campos e Srª. Manuela Campos não terem seguido o seu exemplo. Quando, fui aluno dei-lhe provas da nossa inimizxade.

SIEC disse...

Helena Xavier, Chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Cascais, referiu no final da conferência de Miriam Assor sobre Aristides de Sousa Mendes, que a Câmara de Cascais vai contribuir para a recuperação da Casa do Passal.
A conferencista estava inspirada e têve uma audiência animada, incluindo professores, jovens e residentes estrangeiros e mesmo um diplomata da Embaixada Alemã. Também não podia faltar um defensor de Salazar,´que atacou a memória de Sousa Mendes dizendo que ele tinha ficado fora de si, que ficou louco quando fez o que fez para "salvar toda aquela gente."
Será que só um "louco" consegue desprender-se nas ordens injustas e conformismos habituais o suficiente para vencer os medos, seguir a sua consciência e fazer o que é preciso, nos momentos mais criticos, e não ficar-se apenas pelas atitudes mais comodistas e mais convenientes?
Aquele mês fatídico de Junho 1940, que fez tremer o mundo, não só a Europa ou a França, obrigou Sousa Mendes e muitos outros a escolher.
Ele fez a escolha certa.
E nós, que escolha fazemos dia após dia?

beijokense disse...

Eu vou fazendo as minhas escolhas.

Anónimo disse...

O Sr. Fernando Campos e a Sr.ª Manuela Campos têm 48 horas para retirar o seu apoio ao socialista oportunista Adelino Amaral, num concelho que não é o deles, para não se intrometerem na vida empresarial e política do Concelho de Nelas. Caso, não cumpram estas ordens será aberto um inquérito no ISP para a expulsão do Sr. Fernando Campos da actividade de mediação de seguros e um inquérito no Ministério da Educação, denunciando as actividades subversivas praticadas pela Sr.ª Manuela Campos e sua incompetência, com vista à demissão dessa senhora citada. Um conselho meu, retirem o seu apoio ao socialista oportunista, Adelino Amaral, pois já há gente no PS com quem eu falei sobre as actividades subversivas desta senhora contra o PS, o Eng.º Sócrates e a Dr.ª Maria de Lourdes Rodrigues
e no ISP já denunciei as actividades corruptas deste senhor. Uma vez, esta senhora perguntou-me quem eu era, para a chamar de incompetente. Eu respondo-lhe sou o Homem que irá monopolizar em si todas as mediações de seguros. E, já agora foi que mandatei o João Pedro para escrever e desenhar aquele papel na porta da sala tratando-a por "Bicos de Aço" ou então aquele papel na secretária, onde a tratam como cortesã ou rameira.
O que queremos para estes senhores?

- demissão dos cargos e funções exercidos destes senhores;
- não intromissão na vida política e empresarial do munícipio de Nelas;
- retirar o domínio feudal destes senhores em Cabanas de Viriato, tornando Cabanas de Viriato uma sociedade mais igualitária, virando a sua economia para uma economia pós-industrial, uma economia não feudal ou fascista, mas sim uma economia capitalista mais humana, de mercado social. Tornar a política desta terra mais isenta, mais laica, mais imparcial, seguindo os parâmetros do liberalismo social, distanciada da Igreja Católica ou outro credo;
- Demissão do cargo de docente desta senhora da Escola Secundária de Nelas;
- Destruição da mediação de seguros do Sr. Fernando Campos.
- Erradicação do elitismo destes senhores.

Anónimo disse...

von Colemborg, você ainda é novo, tem cura

Anónimo disse...

Bem sei que é muito importante o apoio à causa mas cascais ainda tem tanto onde gastar o dinheiro q até me parece estranho ser mecenas quando o concelho passa por tantas necessidades...é a minha escolha!

Enviar um comentário