Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bebida ou remédio?













«O potencial terapêutico do vinho tinto foi, este domingo, anunciado por uma equipa de cientistas da universidade escocesa de Glasgow, que afirma ter descoberto um anti-oxidante presente neste vinho que previne infecções.
O resveratrol, um anti-oxidante que se encontra na pele das grainhas da uva, e em muito mais quantidade no vinho tinto do que no vinho branco, pode prevenir uma septicemia, doença que pode causar a falha generalizada dos órgãos e levar à morte.»



(...)um copo de vinho por dia traz ainda outras preciosas vantagens para a sua saúde:
  1. Aumenta a esperança de vida
  2. Previne e ajuda a controlar a hipertensão
  3. Diminui o risco de pedra nos rins
  4. Previne a arteriosclerose
  5. Ajuda a desfazer gorduras
  6. Inibe a multiplicação do vírus que provoca o herpes
  7. Melhora a digestão e o sono
  8. Regula o humor
  9. Aumenta o QI
Fonte: G.SAT

Ora aí está uma boa desculpa para consumir o nosso Vinho Dão (tinto).

O Beijós XXI recomenda que beba com moderação.

E se vai conduzir, beba água, que também é boa.

3 Beijos:

Anónimo disse...

Previne a gripe A?

Micas10 disse...

Se vai usar máquinas ou ferramentas perigosas, ou trabalhar em ambientes perigoso, não beba.

BEBER rima melhor com LAZER

Carlos Peixeira Marques disse...

Este tipo de 'notícia' é extremamente perigoso. Em 1.º lugar, o estudo "de Glasgow" não tem nada que ver com os 9 "benefícios" que a seguir se apresentam. Se "melhorar o sono" quer dizer dar sonolência, está correcto. Quanto aos restantes pontos, não há suporte científico para serem tidos como 'verdade'.

Antes de falar brevemente sobre o conhecimento científico sobre os benefícios, há que deixar bem claro o que é consensual na comunidade científica - os malefícios provocados por um copo a mais excedem largamente os benefícios da dose certa.

Quanto aos possíveis benefícios, salvo algum estudo recente, publicado após 2007, poderei dizer que são reconhecidas propriedades anti-oxidantes ao vinho tinto, mas não existe ainda evidência científica de como a ingestão de vinho se traduz nos efeitos benéficos que, em teoria, seriam expectáveis.

Existem estudos que relacionam a ingestão de bebidas (e a dieta em geral) com o risco de incidência de determinadas doenças. Na população sénior, há uma correlação entre a ingestão moderada de vinho e o menor risco de algumas doenças cardíacas. Não há nenhuma prova de causa - efeito, i.e. não se sabe se beber vinho melhora a circulação, se é o estado saudável que induz a ingestão de vinho, se ambas as variáveis são provocadas por uma terceira. É preciso esperar algum tempo por um estudo longitudinal (i.e. que acompanhe toda uma geração, pelo menos) e por provas de presença significativamente maior dos anti-oxidantes no organismo dos consumidores de vinho (o estudo que a notícia apresenta como "de Glasgow" apenas demonstra o benefício do resveratrol, não do vinho como fonte de resveratrol...)

Outra implicação muito importante: apenas os vinhos feitos de uva poderão ser candidatos a fonte de resveratrol. Isso exclui as zurrapas que são apresentadas como vinho!

Se é saudável, beba um copo, do bom. Nunca tome vinho como um remédio :))

Enviar um comentário