Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

terça-feira, 15 de setembro de 2009

11 de Setembro - 24 anos depois da tragédia

Já passaram 24 anos desde o maior acidente ferroviário em Portugal, dois comboios chocaram na linha da Beira-alta, Alcafache.

«(...)
O acidente foi recordado com uma missa campal realizada no local da tragédia, onde estiveram sobreviventes e famílias das vítimas mortais, que nunca se chegou a saber quantas foram.

Duarte Correia, natural de Aguieira, Nelas, entrou no comboio sud-Express com destino a Paris. Tinha entrado na composição na estação imediatamente antes e ainda estava à procura do melhor conforto quando de repente sentiu 'um forte estrondo' e as carruagens a saírem dos carris e a incendiarem-se. 'Foi uma coisa horrorosa. Muitas pessoas ficaram esmagadas no ferro, outras foram cuspidas e arderam como um fósforo', descreve o ex-emigrante na Alemanha, acrescentando:'Consegui saltar por uma janela e depois desmaiei porque não aguentei ver aquele horror'.

José Silva, de 71 anos, viajava no comboio que seguia em sentido contrário, em direcção a Coimbra. Encontraram-se ontem de novo e reviveram um acontecimento que lhes marcou a vida. 'Nunca se pode esquecer uma tragédia desta dimensão', adiantou o sobrevivente.

Dezenas de pessoas voltaram a Alcafache, onde homenagearam as vítimas com uma missa campal e voltaram a testemunhar a tarde trágica de 11 de Setembro de 1985

2 Beijos:

Anónimo disse...

O Sr. Fernando Campos e a Sr.ª Manuela Campos como não cumpriram o estabelecido, foram, hoje, entregues duas denúncias ao ISP e ao Ministério da Educação. No domingo, pude estar em casa do povo, onde contestaram o poderio destes senhores, descreveram-me a sociedade neo-feudal onde vivem, a monarquia e tirania estabelecida. Hoje, dia 15 de Setembro de 2009 é o fim destes senhores. Essa Manuela Campos vai pagar pelo que fez ao grande ideologo, uma vez disse lhe que tinha visto o Céu no parto, vejam lá o nível de sanidade desta mulher. Num dia disse ao Director que o grande ideologo tinha permanecido na escola graças a ela, mal sabia que o grande ideologo odiava, odeia e odiará. Há um ano tentou destruir o grande ideologo, mas o grande ideologo criou raizes dele, o seu poder é imenso. Vou-a destruir Manuela Campos.

Quem te avisa disse...

Grande ideólogo, vê lá se descobres o caminho para Abraveses.

Enviar um comentário