Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

sábado, 1 de agosto de 2009

Autarquias do distrito de Viseu sem plano de contingência

O Jornal do Centro notíciou:


«Portugal registou até dia 29 (dia de fecho da edição) 262 casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe A. Um número que ainda deixa descansados os portugueses, mas que não deixa margens para dúvidas de que o vírus irá lentamente entrar em circulação generalizada no país.

Escolas, autarquias, sectores de serviços, serviços de saúde e outras áreas pondem ser atingidas pela pandemia, sendo obrigadas a funcionar a meio gás. Que medidas é que estes sectores estão a adoptar? Que planos de contingência estão a ser aplicados?

As autarquias são responsáveis pelos serviços essenciais para a sociedade civil, mas no distrito de Viseu a maioria ainda não estabeleceu qualquer plano de contingência. Grande parte das Câmaras tem apostado na distribuição de folhetos com informação a cada funcionário. Os autarcas admitem que o essencial é não criar alarmismos. "Não entramos nesses alarmismos, tudo está a funcionar na Câmara e com estes ares puros da serra vai tudo correr pelo melhor", adianta o autarca de Tarouca, Mário Ferreira, sublinhando que para já só têm distribuído informação aos funcionários.

Situação semelhante acontece na Câmara de Tondela. A autarquia vai reunir com as entidades de saúde de forma a articular um plano de contingência. Porém, Carlos Marta revela que "ainda é cedo para pensar" em possíveis cenários.

De acordo com uma circular emitida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), as Câmaras têm de arranjar um plano de contingência que lhes permita assegurar o funcionamento de serviços essenciais como abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos sólidos urbanos, transporte escolar, refeitórios escolares, cemitérios municipais e corpos de bombeiros municipais. Contudo, apenas para o final de Agosto é que a maioria dos municípios garante ter um plano de contingência já estruturado e pronto a ser aplicado. Distribuição de informação e os cuidados com a higiene e a limpeza dos locais de trabalho tem sido uma das grandes preocupações. "Considero que os cuidados individuais são a peça-chave para evitar o contágio. Acho que se tivermos todos cuidados na prevenção evitamos o contágio", frisa a presidente de Nelas, Isaura Pedro. Nessa perspectiva de higiene, a autarquia de Nelas já deu indicações "para as empregadas de limpeza limparem duas a três vezes por dia as maçanetas da porta, os balcões e os teclados dos computadores".

Castro Daire, Cinfães, Mortágua, Viseu, Moimenta da Beira e Penalva do Castelo são algumas das autarquias que estão a adquirir desinfectantes e a reforçar a limpeza e arejamento dos espaços. A Câmara de Mortágua decidiu ainda substituir as toalhas de pano por toalhas de papel.

(...)»



2 Beijos:

Anónimo disse...

O mais importante dizem os medicos ser lavar as maos com sabao frequentemente pricipalmente quando comer, ou usar gel desinfectante pricipalmente criancas.Gravidas correm grandes riscos se nao estiverem protegidas.262 pessoas infectadas e' numero muito alto para pais tao pequeno.
O risco e' serio.

hawk76 disse...

Qual o nº de pessoas infectadas, com:
- Tuberculose
- SIDA
- Gripe comum?

Desde o seu aparecimento....

Todos devemos tomar precauções, mas sem alarmismos absurdos...

Os numeros de infectados, que são diariamente apresentados, são viciados. Quantos doentes há infectados á data? 7? 12? 23?

Faz tanto sentido apresentar esses numeros, como contabilizar os infectados com gripe comum, ao longo dos tempos....

Impressionante, é que a SIDA é bem mais mortifera, mais facil de evitar e os preservativos custam alguns cêntimos e continua a haver muitos que não querem saber e não se previnem, contribuindo para a propagação em grande ritmo da doença; aparece uma nova estirpe de um virus de GRIPE, toda a gente quer máscaras ou vacinas....

Enviar um comentário