Está a ler o arquivo 2005-2009 do Beijós XXI. A partir de 2010, o blogue passou a ser publicado no endereço http://beijozxxi.blogspot.com

domingo, 19 de julho de 2009

"Mais inventores" para melhorar vida dos deficientes

«A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, considerou ontem na Guarda que o país precisa de "mais inventores" para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com deficiência.
Idália Moniz falava na sessão de entrega do prémio "Eng.º Jaime Filipe 2008", atribuído pelo Instituto da Segurança Social, a Luís Figueiredo, professor no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), inventor da aplicação informática 'Magic Eye'.
(...)
Idália Moniz admitiu também que, geralmente, o conceito de acessibilidade está associado às barreiras físicas, esquecendo a comunidade de surdos.
"Geralmente olhamos para a acessibilidade apenas do ponto de
vista das barreiras físicas e, muitas vezes, esquecemos as deficiências sensoriais", disse à Lusa.
(...)
A aplicação 'Magic Eye' vencedora do prémio "Eng.º Jaime Filipe 2008", permite controlar o rato do computador apenas com os olhos.
O galardão atribuído pelo Instituto de Segurança Social propõe-se distinguir a melhor concepção inovadora promotora de autonomia, que facilite a realização dos actos da vida diária das pessoas em situação de dependência e seja garante de uma maior qualidade de vida.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG que foi galardoado com o prémio no valor de cinco mil euros adiantou que a verba reverte "integralmente a favor do projecto".
(...)
O docente do IPG, Luís Figueiredo, já tinha vencido a edição deste prémio em 2006, com o projecto 'Magic Key', que permite controlar o computador pelo movimento de "piscar de olho".»

Fonte: DN

Notícia enviada por Francisco

0 Beijos:

Enviar um comentário